Por Pedro Romero
Sebrae e Adepe ofereceram qualificação e apoio para certificação a produtores locais, com resultados expressivos e valorização do mel pernambucano
Apicultores de oito cidades do Agreste pernambucano se beneficiaram com aumento da produtividade dos seus negócios por meio de um projeto desenvolvido pelo Sebrae/PE, em parceria com a Adepe. A iniciativa atendeu 50 produtores nos municípios de Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Pesqueira, Sanharó, Brejo da Madre de Deus, Chã Grande e Riacho das Almas, com previsão inicial para um incremento produtivo de, no mínimo, 20%, até dezembro de 2024. A boa notícia é que muitos desses apicultores superaram a meta antes mesmo do fim do projeto.
O apicultor Joel Nóbrega, proprietário de um apiário no Sítio Chamba, em Riacho das Almas, foi um dos que participaram da qualificação. “Com os manejos que aprendemos e colocamos em prática, eu tive um aumento de 100% na produção, porque em 2024 eu fiz duas colheitas, e em 2023 só fiz uma. A gente acha que sabe trabalhar com abelhas até participar de um projeto como esse. A parte técnica foi de alto nível”, destacou.
Ele começou a criar abelhas em 2018 e, hoje, produzindo 300 litros de mel por ano, considera a apicultura como o melhor investimento que pode ser feito na zona rural. "Em todos os sentidos. Exige baixo investimento, pouca manutenção em comparação a outras atividades rurais e oferece um lucro considerável”, conclui Nóbrega.
Já a apicultora Ana Costa tem a sua produção no Sítio Lagoa do Milho, em Bezerros. "Foi um projeto muito bom, pois eu não sabia nada de apicultura. Comecei com a cara e a coragem, há aproximadamente dois anos, para ter uma renda extra. Com o manejo adequado aprendido nos cursos, consegui um aumento de cerca de 60% na produção”, contou. Atualmente, ela produz cerca de 220 litros de mel por ano.
QUALIFICAÇÃO E BENEFICIAMENTO
Para aumentar a produtividade e aperfeiçoar as práticas, os participantes do projeto receberam capacitações nas áreas de manejo sanitário, boas práticas apícolas, gestão da atividade e georreferenciamento dos apiários.
Além de qualificar os apicultores, a iniciativa também teve como objetivo realizar o trabalho de apoio para adequação em duas unidades de beneficiamento de produtos de abelhas na região. A proposta foi orientar o início do processo de certificação dessas unidades junto à Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). As unidades de beneficiamento ficam localizadas no distrito de Novo Cajueiro, em Pesqueira, e no povoado Terra de Misericórdia, em Arcoverde, e servem para receber, processar, envasar e rotular os produtos derivados do mel.
“Essas unidades são muito importantes, pois agregam valor aos produtos, incentivam o consumo, garantem a qualidade e higiene, além de oferecerem instalações adequadas para o processamento e armazenamento do mel”, explicou Fabiana Santos, analista do Sebrae/PE.
Quer acompanhar as principais novidades sobre empreendedorismo e se inspirar com histórias transformadoras? Visite a Agência Sebrae de Notícias: pe.agenciasebrae.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário