sexta-feira, 6 de junho de 2025

Em nota, Secretaria Estadual de Saúde confirma o que Fernando Rodolfo disse: “UTI Pediátrica foi Implantada sem Emenda de Nenhum Deputado”

 Do Portal Agreste Violento

A secretaria estadual de saúde emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira, 5, onde confirma a versão dita pelo deputado federal Fernando Rodolfo (PL), de que a implantação da UTI Pediátrica no Hospital Dom Moura, aconteceu sem emenda parlamentar de nenhum deputado, ao contrário do que aliados do deputado Felipe Carreras (PSB) propagaram nas redes sociais.

De acordo com a nota, o recurso enviado pelo deputado Carreras já foi recebido e será utilizado oportunamente como parte do custeio da unidade, ou seja, apenas para as despesas iniciais da UTI.

Implantação x custeio – Há uma enorme diferença entre verba para implantação e verba de custeio. No primeiro caso, o dinheiro é usado para obra de infra estrutura, compra de equipamentos e utensílios hospitalares. Já quando se fala em verba de custeio, é o dinheiro utilizado para pagamento de medicamentos, manutenção e pagamento de profissionais.

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o funcionamento mensal de uma UTI Pediátrica que funciona com cinco leitos (caso de Garanhuns), gira em torno de R$ 1,5 milhão, ou seja, a emenda do deputado Felipe Carreras deve servir para  garantir no máximo 1 mês de funcionamento da unidade. Para ela continuar em funcionamento, o governo do estado é quem vai custear sozinho, assim como fez com na implantação.

Confira abaixo, a nota da Secretaria de Saúde:

“A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirma o recebimento oficial do recurso no dia 19 de fevereiro de 2025. Com relação ao Sistema InvestSUS, a SES-PE destaca que a execução de pagamento já foi realizada e que, no momento, tem seguido os trâmites necessários para destinação e aplicação dos valores.

A Secretaria reforça, ainda, que o recurso cabe ao custeio de funcionamento da UTI pediátrica da unidade de saúde, entregue recentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário