Um escritor radicado em Garanhuns está entre os vencedores da sexta edição do Prêmio Pernambucano de Literatura. A premiação foi anunciada nesta terça-feira (17), pelo governo do estado. Amâncio Siqueira venceu na categoria romance com o livro Absinto. Natural de Afogados da Ingazeira e radicado em Garanhuns, Amâncio Siqueira estreou na carreira literária com o romance histórico "O Evangelho de São Pecador", em 2010. Em 2010, foi finalista do Prêmio Sesc de Literatura, na categoria Contos, com o inédito "O Conta-a-dor de Histórias".
Amâncio Siqueira
Os demais vencedores foram Ezter Liu, Walter Cavalcanti, Fred Caju e Enoo Miranda. Eles vão receber R$ 5 mil cada e terão as obras publicadas pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). No caso de Ezter, autora da melhor obra, haverá ainda a entrega do Grande Prêmio, equivalente a R$ 15 mil.
Os escritores garanhuenses Paulo Gervais e Helder Herick já foram premiados no referido prêmio. Gervais em 2016 na categoria poesia com Paulatim - Fuga em si menor. Já Helder, venceu a segunda edição com o poema “Rinoceronte dromedário
Vencedores
Ezter Liu
Poetisa natural de Carpina, na Zona da Mata Norte, é a grande vencedora desta edição do Prêmio Pernambuco de Literatura, com o livro de contos Das tripas coração, cujas histórias são protagonizadas por mulheres. Também é autora de Vermelho alcalino.
Walter Cavalcanti Costa
Professor de língua portuguesa da rede pública de ensino, venceu com o romance O velocista.
Enoo Miranda
Autor natural de Nazaré da Mata, frequentador de intervenções poéticas e manifestações culturais da região, foi selecionado com o livro de poesias Fogo, fato.
Amâncio Siqueira
Escritor nascido em Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, e radicado em Garanhuns, no Agreste, venceu com o romance Absinto.
Fred Caju
Autor de outros sete livros e editor do selo Castanha Mecânica, venceu com o livro de poemas Nada consta.
por V&C
Nenhum comentário:
Postar um comentário