quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Ação Social Rosa movimenta Espaço Colunata

Momento realizado pela Secretaria de Saúde integra programação do Outubro Rosa

por AQUILLES SOARES e DANIELA BATISTA


A Secretaria Municipal de Saúde segue realizando o cronograma de atividades da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo principal conscientizar a população acerca da necessidade de prevenção do câncer de mama e o de colo do útero. Ao longo do mês, diversas atividades vêm sendo desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Município. E nesta quarta-feira (18), a equipe da Secretaria esteve mobilizada no Espaço Colunata, para realizar a “Ação Social Rosa”, que marcou o Dia D da campanha em Garanhuns.

O momento foi animado pela Orquestra Manoel Rabelo e contou com a participação de várias entidades públicas, responsáveis por viabilizar serviços gratuitos para o público. Entre eles, foram realizadas 82 mamografias, corte de cabelo, ações de prevenção ao câncer de mama e câncer do colo do útero, e aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Além de emissão do cartão do Sistema único de Saúde (SUS), e avaliação nutricional.

Os profissionais ainda realizaram busca ativa de câncer bucal, distribuição de preservativos e aula de dança com equipe de nutricionista e educador físico, em parceira com a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e a Academia Duo Fitness. “Essa ação foi uma vantagem pra mim, porque já faz mais de um ano que fiz a mamografia. As mulheres ainda mantém um tabu, mas é um exame muito importante para saúde da gente”, afirmou Maria José Costa, de 63 anos.

O encerramento do Outubro Rosa, acontece no dia 30 deste mês, na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 09h. Data que também marca a abertura da campanha Novembro Azul, que foca no combate e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shisneyda Furtado, a ação é de grande importância para promover o combate à doença. “Toda nossa equipe de servidores está unida nesta causa. Temos a presença de médicos, enfermeiros e agentes comunitários das unidades. Além de diversos profissionais destinados  a realizar esse serviço de conscientização, estando de uma maneira mais próxima da população”, finalizou a titular da pasta.

Fotos: Camila Queiroz – (Secom/PMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário