sexta-feira, 23 de março de 2018

Recife: Assembleia celebra centenário da Diocese de Garanhuns

Álvaro Porto: “Ela (a Diocese), tem uma passagem percorrida na profusão da fé e significativa trajetória 
que muito nos orgulha. Portanto, é justo e oportuno que o Poder Legislativo celebre este momento”. (Alepe).

Criada pelo papa Bento XV, em 2 de agosto de 1918, a Diocese de Garanhuns é um desmembramento da Arquidiocese de Olinda e Recife e abrange municípios do Agreste, Zona da Mata e Sertão. Os cem anos dessa administração eclesiástica foram comemorados, nesta quarta (21), na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), por solicitação do deputado estadual Álvaro Porto, que está retornando ao PTB.

Com 140 mil habitantes, Garanhuns tem 82% da população formada por católicos. Para marcar o centenário, estão previstas festividades e romarias. A comemoração culminará com o Congresso Eucarístico Diocesano, a ser realizado em agosto, encerrando as atividades. O deputado Sílvio Costa Filho (PRB), que presidiu a Reunião Solene, afirmou na ocasião, que a diocese congrega 26 municípios, dos quais 22 estão localizados no Agreste, dois no Sertão, e outros dois na Zona da Mata. “A Casa de Joaquim Nabuco parabeniza a diocese por essa data tão tão significativa”, frisou.

Já Álvaro Porto, em sua fala, ressaltou a importância da Alepe abrir suas portas para comemorar o centenário de fundação da Diocese. “Ela tem uma bela passagem percorrida na profusão da fé e significativa trajetória que muito nos orgulha. Portanto, é extremamente justo e oportuno que o Poder Legislativo celebre este momento”, afirmou.

Na diocese desde 2015, Dom Paulo Jackson está à frente das festividades do centenário. Ao participar da solenidade desta quarta, o Dispo agradeceu a homenagem feita pela Assembleia e pelo deputado Álvaro Porto. “É uma grande alegria para nós esse reconhecimento. É também motivo de muita honra e, ao mesmo tempo, de fazermos memória de uma história centenária, de muitos homens e mulheres que deram a vida por essa diocese antes de nós. Gratidão é a palavra mais importante nesta noite.”
.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário