quinta-feira, 19 de julho de 2018

Conservatório Pernambucano de Música leva equipe de peso ao FIG 2018

Serão sete dias de programação intensa na Catedral de Santo Antônio, com destaque para a estreia nacional do show 10 Anos Sem Caymmi 

Pelo décimo ano consecutivo o Conservatório Pernambucano de Música marcará presença no Festival de Inverno de Garanhuns, que este ano acontece entre 19 e 28 de julhoTendo como mote o tema Um Viva à Liberdade!, a 28ª edição do FIG receberá uma programação especial organizada pela escola de música, que ocupará a Catedral de Santo Antônio com apresentações gratuitas de artistas de renome local e nacional. 


Nosso intuito é sempre colocar em evidência o melhor de todos os estilos de música presentes no Conservatório, seja erudita, popular, vocal ou instrumental. Portanto, repetimos os sucessos e abrimos as portas para os artistas que participarão pela primeira vez da nossa programação”, detalha Roseane Hazin, gerente geral do CPM. “Os músicos que levaremos a Garanhuns são referência para os nossos alunos, que veem neles a amplitude do que é feito no País”.  
A apresentação de abertura ficará a cargo do Wagner Tiso Trio, composto por Wagner Tiso (piano), Márcio Malard (violoncelo) e Victor Biglione (violão e guitarra), que toca na quinta-feira (19), a partir das 21h Juntos, os três oferecerão um repertório que trará elementos de jazz às consagradas músicas brasileiras do repertório de Tiso. 

No sábado, Danilo Caymmi e banda fazem a grande pré-estreia nacional do show 10 Anos Sem Caymmi, no qual saúdam o legado do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, pai de Danilo, que faleceu em agosto de 2008. O espetáculo dramático-musical foi montado em parceria com o diretor musical Flávio Mendes e o ator Nilson Raman para que o público conheça em mais detalhes a vida e a obra de Dorival, como o início da carreira em Salvador e a posterior chegada ao Rio de Janeiro. 
A agenda segue com shows e concertos diários, como o Volta ao Mundo em 80 Artistasbaseado em livro homônimo da cantora e violonista paulista Badi Assad, até a segunda-feira (23). Após pausa de três dias, o Conservatório volta à Catedral de Santo Antônio para os últimos dois dias de FIG, a sexta-feira (27) e o sábado (28). 

ORQUESTRA DE CÂMARA 
Sob regência do maestro José Renato Accioly, a Orquestra de Câmara de Pernambuco fará três importantes apresentações ao longo do festival. A primeira delas acontece na sexta-feira (20), com participação inédita da pianista Maria Clara Fernandes, ex-aluna do Conservatório. 

A escolha de Maria Clara para os solos, explica o maestro, se deu pela vontade de valorizar o artista pernambucano. “Ela mora em Viena (Áustria) há muitos anos, mas sempre que pode vem ao Recife para visitar a família e também se apresentar no Conservatório. É um dos frutos especiais vindos das nossas salas de aula”. 

A segunda inserção de José Renato e companhia será no domingo (22), com mais uma edição do show Musicais, sucesso de público no FIG 2017. A Orquestra executa trechos de musicais famosos, a exemplo de A Bela AdormecidaO Mágico de OZ, Frozen e O Rei Leão. Todo o repertório será novo, abrangendo vários musicais. Vamos repetir apenas trechos de Fantasma da Ópera, que fizemos no ano passado, em função do sucesso”, destrincha o maestro. 

A orquestra fará ainda uma terceira apresentação na catedral, no sábado 28, encerrando o evento com uma luxuosa parceria  com os cariocas Francis e Olívia Hime, interpretando composições de Francis. “É de suma importância o esforço do Conservatório Pernambucano de Música na valorização do músico e da música em Pernambuco. Já o FIG oportuniza o intercâmbio entre cantores, instrumentistas e solistas locais e nacionais. Será um grande encontro musical". 

O Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização do Governo de Pernambuco (Secult e Fundarpe), em parceria com o Conservatório Pernambucano de Música, a Prefeitura de Garanhuns, o Sesc Pernambuco, SebraeVirtuosi e a Cepe Editora. 


PROGRAMAÇÃO CPM NO FIG 2018: 

19/7 (Quinta-feira) 

21h – Wagner Tiso Trio 

Wagner Tiso (Piano) 
Márcio Malard (Violoncelo) 
Victor Biglione (Violão/guitarra) 

20/7 (Sexta-feira) 

16h  Orquestra de Câmara de Pernambuco 
Solista: Maria Clara Fernandes 
Regência: José Renato Accioly 

21h – SaGRAMA e Hamilton de Holanda 

21/7 (Sábado) 

16h – Show 10 Anos Sem Caymmi 

Danilo Caymmi (Voz e flauta) 
Flávio Mendes (Violão) 
Itamar Assiere (Piano) 
Paulo Vicente (Bateria) 
José Luiz Maia (Baixo) 
Nilson Raman (Mestre de cerimônias) 
Participação especial: Carmen Monarcha 

21h –  Ozzeti, Dante Ozzeti e Patrícia Bastos 

22/7 (Domingo) 

16h – Orquestra de Câmara de Pernambuco, Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e Grupo Vocal Liberi apresentam o show Musicais 

Solistas: Gleyce Melo, Monica Muniz, Madson de Paula, Ciel Santos, Marcio Mênner, Catarina Rosa, Bianca Vieira e David Mitchel 

Regência: José Renato Accioly 

21h – Carmen Monarcha (Soprano) 
Daniel Gonçalves (Piano) 

23/7 – Segunda-feira 

16h – Badi Assad, Lívia Matos e Claudinho Araújo com o show Volta ao Mundo em 80 Artistas 

21h – Mônica Salmaso (voz) e Marco Pereira violão) 

27/7 (Sexta-feira) 

21h – Pianorquestra com o show Linha do Tempo 

28/7 (Sábado) 

16h – Francis Hime, Olívia Hime e Orquestra de Câmara de Pernambuco 
Regência: José Renato Accioly 

21h – Lívia Nestrovski (voz) e Fred Ferreira (guitarra) 

SERVIÇO: 
Conservatório Pernambucano de Música no Festival de Inverno de Garanhuns 2018 – Dias 19, 20, 21, 22, 23, 27 e 28 de julho, na Catedral de Santo Antônio (Garanhuns). Gratuito. Informações: (81) 3183-3411 e www.conservatorio.pe.gov.br. 


-- 
Edméa Ubirajara
Jornalista - DRT 5118
(81) 9.9667-5102



Nenhum comentário:

Postar um comentário