sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Guia eleitoral tem que emocionar para convencer o eleitor

por Edmar Lyra
Começa nesta sexta-feira a propaganda eleitoral na TV e no rádio para governador e temos sete candidaturas postas, com Paulo Câmara, Armando Monteiro, Julio Lossio e Maurício Rands como os principais candidatos. Pernambuco vivencia um período atípico na nossa história, pois é a primeira vez que um grupo político tem doze anos ininterruptos de governo e que poderá chegar a dezesseis.
Outro fator interessante é que os dois governadores reeleitos em Pernambuco enfrentaram adversários diferentes, Jarbas Vasconcelos em 1998 derrotou Miguel Arraes, em 2002 Humberto Costa, enquanto Eduardo Campos derrotou Mendonça Filho em 2006 e Jarbas Vasconcelos em 2010 na sua reeleição. Pela primeira vez teremos a reedição de uma disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.
Na busca pela reeleição, Paulo Câmara tem 5 minutos e 8 segundos de guia eleitoral, o dobro de Armando Monteiro, que tem 2 minutos e 40 segundos, e mais do que a soma de todos os candidatos a governador. Historicamente, os candidatos com maior tempo de televisão venceram a disputa em Pernambuco, com o ponto fora da curva de Eduardo Campos em 2006, que acabou vitorioso tendo o terceiro maior tempo dentre os principais nomes.
Naquela ocasião, Eduardo soube se comunicar de forma eficiente, levando suas propostas, mas principalmente mostrando emoção ao eleitor, apresentando uma esperança que contagiou eleitores do interior e depois da capital, fazendo o caminho inverso do estado construindo uma vitória do Sertão ao litoral.
O que irá permitir a oposição contrapor o favoritismo de Paulo Câmara será uma comunicação eficiente que leve esperança, que apresente clima de vitória, de sucesso e sobretudo de mudança. O eleitor só fará a opção pela oposição se enxergar no projeto oposicionista uma narrativa inteligente que faça o eleitor refletir e sinta confiança em mudar para uma alternativa que represente uma guinada para melhor.
Se o guia eleitoral for burocrático, sem propostas e sem emoção, será difícil para a oposição virar o jogo que neste momento se inicia favorável a Paulo Câmara que lidera todos os levantamentos divulgados até a presente data. Que comece o jogo, porque agora será vital para determinar o vitorioso na eleição rumo ao Palácio do Campo das Princesas.
João Campos – Candidato a deputado federal, João Campos já demonstra que utilizará o componente emoção durante toda a sua campanha. As suas peças publicitárias têm um forte apelo popular e a inexorável associação com o ex-governador e seu genitor Eduardo Campos. O slogan “Filho da Esperança” foi uma jogada de mestre da sua equipe de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário