terça-feira, 28 de agosto de 2018

I SEMINÁRIO DE AGRICULTURA ORGÂNICA DO AGRESTE


SISTEMA DE APRENDIZAGEM DE COOPERATIVISMO – SESCOP-PE

APOIO: SICREDI/UNIODONTO/COOPAF/URFPE-UAG






Durante quase todo o dia desta segunda-feira, (28), na sede da Cooperativa de Agricultura Familiar em São João, aconteceu Seminário de Agricultura Orgânica do Agreste, que contou com palestrantes de diversas áreas, onde foi discutido o que pode ser feito para o melhoramento da Cooperativa da Agricultura familiar e seus associados. Palestras como:

- O MERCADO BANCÁRIO E AS VANTAGENS DO COOPERATIVISMO FINANCEIRO
Palestrante: Prof. Elias Bispo Filho, consultor da SICREDI

- ECONOMIA E COOPERATIVISMO
Palestrante: Economista, Audálio Ramos M. Filho, Analista do INCRA

- AGROECOLOGIA E ECONOMIA SOLIDÁRIA
Palestrantes: Pâmela Rodrigues, Técnica em Meio Ambiente e Mário Melquiades, Técnico em Agropecuária, todos os dois graduado em Agronomia pela URFPE – UAG

- PLANEJAMENTO EFICIENTE DA PROPRIEDADE COM BASE AGROECOLÓGICA
Palestrante: JOSÉ GETÚLIO GUIMARÃES DOS SANTOS, Técnico em Agroecologia e Agropecuária

O Seminário começou com o presidente da Cooperativa, Sr. Paulo Mota, dando as boas-vindas a todos os participantes e cooperado que ali se faziam presentes, logo após foi passado a palavra para o Dr. Luiz Gonzaga, presidente da UNIODONTO Garanhuns e representante da OCB Pernambuco, Luiz Aparecido gerente da SICREDI.
Anotamos a presença de Ocindo Pimentel – COOPAGA, Getúlio representante da Sec. De Agricultura Garanhuns, Geovane Gomes Sec. De São João, Jeferson Sec. De Angelim, Conselhos municipais e associações das cidades de: São João, Calçados, Angelim, Canhotinho, Lajedo, S. Bento do Una, Jupí, Jucatí, Caétes, Garanhuns, Vereador Audálio Ramos, Vereador de São João - Pierre Santiago, Instituto Geográfico e Histórico de Garanhuns - Wanderley Lopes, Ipa - Maycon Correia, Dep. Federal – Wolney Queiroz (Repres. Frente Cooperada na Câmara Federal), Wahshington Cadete, Sec. Agricultura de Caétes – Lucivalter Santana (Galego), Coopame – José Souza (Zezé).
Este Seminário serviu para orientar e esclarecer os cooperados de como cuidar de uma boa agricultura familiar até desde como buscar incentivos financeiros no Banco Cooperativado feito a SICREDI, explica o seu Gerente de Negócios Frankilin Ramos. O que podemos notar é que todos saíram satisfeitos ao final do Seminário e foi feito um convite pelos Palestrantes da URFPE/UAG, para que todos ali se fizessem presente no V ENCONTRO DE AGROECOLOGIA DO AGRESTE DE PERNAMBUCO, I SEMINÁRIO INTERNACIONAL AGROFAMILIAR DE AGROECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE, III SEMINÁRIO REGIONAL DA REDE NORDESTE DOS NÚCLEOS DE AGROECOLOGIA – RENDA e III SEMINÁRIO DE SEMENTES CRIOULAS DA REDE SEMEAM, que vai acontecer dos dias 26 a 29 de setembro de 2018, na Unidade Acadêmica de Garanhuns, da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UAG/UFRPE, com a temática “A Agroecologia além dos territórios: interagindo e socializando experiências.”.
Por fim o Deputado Federal, Wolney Queiroz disse que
todos tem que se manter em uma Cooperativa, pois só assim fica mais fácil de conseguir recursos e até brigar por novos orçamentos para Secretaria de Agricultura do Estado. 
Vejam mais fotos desse Seminário em São João.






Nenhum comentário:

Postar um comentário