terça-feira, 22 de setembro de 2020

PROTOCOLO DE RETORNO TEM MAIS DE 60 REGRAS: Pernambuco libera aulas presenciais para o ensino médio a partir de 6 de outubro

  Inicialmente, apenas o 3º ano poderá retomar. No dia 13 de outubro, pode voltar o 2º ano e, em

20 de outubro, o 1º ano, cursos técnicos e a Educação de Jovens e Adultos. (Foto: Reprodução Youtube)

O governo do Estado de Pernambuco autorizou, nesta segunda-feira, dia 21 de setembro, a retomada das aulas presenciais para alunos do ensino médio, a partir do próximo dia 6 de outubro. A volta ocorrerá em três etapas, começando pelas turmas do 3º ano, conforme o governo. A decisão é válida para as redes pública e privada do estado.

No dia 13 de outubro, poderão retomar às aulas os estudantes do 2º ano e, no dia 20 de outubro, está autorizado o retorno dos estudantes do 1º ano, do ensino técnico concomitante (cursado em conjunto com o ensino médio) e subsequente (após a conclusão do ensino médio) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cursinhos e do ensino superior já tinham sido liberados pelo governo.

Cabe às escolas particulares a decisão sobre o retorno, ou não, do processo de retomada das aulas presenciais, desde que observem as regras estabelecidas pelo governo. Para os estudantes, o retorno é opcional e, no caso dos menores de idade, a decisão deverá ser tomada pelos pais ou responsáveis. Na rede estadual, há 1.060 escolas.

No entanto, as escolas deverão manter as atividades não presenciais e poderão optar por manter as aulas apenas de forma online ou pela retomada das aulas presenciais com ensino híbrido, combinando atividades presenciais e não presenciais.

O protocolo de retomada tem mais de 60 regras de segurança. Entre elas estão o uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5 metro de todos os ambientes das escolas (incluindo dos estudantes em sala de aula), lavagem das mãos e uso do álcool gel, orientações para todos nas escolas, organização de grupos fixos de estudantes e monitoramento e testagem dos casos suspeitos e de seus contactantes.

          Na rede estadual, segundo Fred Amancio, todos os estudantes e profissionais receberão máscaras e, no caso dos trabalhadores, também serão distribuídos protetores faciais. Termômetros de medição de temperatura por infravermelho, sem necessidade de contato físico, foram distribuídos para todas as unidades de ensino. 

          "Também estamos trabalhando na redução da capacidade de estudantes nas salas de aula. Nossas salas têm, em média, entre 40 e 60 estudantes e, agora, terão 20. Também instalamos totens e dispensores de álcool em gel nas escolas e estamos instalando novos lavatórios em espaços abertos", afirmou o secretário.

              G1 Portal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário