quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Terceiro encontro sobre centenário de Clarice Lispector acontece nesta quinta-feira (24)

 Próximo evento de “CLARICE LISPECTOR 100 anos - A paixão segundo...” contará com participação de Teresa Montero e Taciana Oliveira


Acontece nesta quinta-feira (24) o terceiro de uma sequência de eventos virtuais em homenagem ao centenário de Clarice Lispector organizados pela Coordenadoria de Literatura, vinculada à Gerencia de Política Cultural, da Secult-PE. Nesta edição do “CLARICE LISPECTOR 100 anos – A paixão segundo…”, as convidadas serão Teresa Monteiro (professora, atriz e biógrafa) e Taciana Oliveira (cineasta, comunicóloga e diretora do documentário “A Descoberta do Mundo”, sobre Clarice Lispector). O evento virtual, devido às medidas de enfrentamento à pandemia do Covid-19, será transmitido no canal oficial da Secult-PE/Fundarpe no YouTube,
www.youtube.com/SecultPE, às 20h.

“Nesta semana teremos um formato inédito, com a participação de duas
entrevistadas. Teresa Montero, que escreveu uma das biografias mais importantes sobre nossa homenageada, “Eu Sou Uma Pergunta: Uma Biografia Sobre Clarice Lispector”. É uma pesquisa riquíssima, que conseguiu chegar aos documentos originais de Clarice quando ela chegou no Brasil. E Taciana Oliveira, que fez um filme chamado “A Descoberta do Mundo”, com roteiro da própria Teresa Montero. A gente sai do universo restrito da literatura para ganhar a dimensão de Clarice na produção audiovisual”, destaca Roberto Azoubel, coordenador de Literatura da Secult-PE/Fundarpe.

O aniversário acontece em 10 de dezembro, mas “CLARICE LISPECTOR 100 anos – A paixão segundo…” começou no dia 10 de setembro, com a participação de Fátima Quintas, coordenadora do Grupo de Estudos Clarice Lispector do Espaço Cultura Nordestina. Na semana passada, foi a vez da jornalista, escritora e cineasta Geórgia Alves. Para quem não assistiu ou quer rever, seguem abaixo os vídeos na íntegra:


Serviço:

“CLARICE LISPECTOR 100 anos – A paixão segundo Teresa Montero e Taciana Oliveira”

Quando: quinta-feira (24/9), às 20h
Exibição no canal oficial da Secult-PE/Fundarpe no YouTube (www.youtube.com/SecultPE)

*Esta ação da Coordenadoria de Literatura responde ao Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB), no que diz respeito ao seu Eixo 4 – VALORIZAÇÃO DA LITERATURA: Objetivo Estratégico 4.2. Difusão, circulação e intercâmbio.

a. Fortalecer as ações de circulação de autores e da produção literária locais em escolas, bibliotecas e outros espaços de fruição. c. Estimular a realização de encontros e residências para intercâmbio de conhecimento entre profissionais dos elos criativo e produtivo do livro. 

--
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário