Parte do Estado avança para a etapa 9 e restante das cidades estarão na etapa 8
Por Portal Folha de Pernambuco
Cinco Gerências Regionais de Saúde de Pernambuco (Geres) avançam, nesta segunda-feira (28), para a etapa 9 do Plano de Convivência com a Covid-19 - protocolo do Governo do Estado para a retomada das atividades econômicas e sociais, que teve início em junho. As outras sete regionais estão na etapa 8
Com os índices do novo coronavírus em queda, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), as 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 12ª regionais avançam para a etapa 9, que permite a reabertura de cinemas, teatros e circos, além da retomada das festas e eventos sociais e culturais. Essas Geres incluem cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e parte do Agreste, inclusive Caruaru.
A etapa 9 ainda permite o aumento do horário de funcionamento de serviços de alimentação, como bares e restaurantes, que podem passar a receber até 70% da capacidade e funcionar das 6h à meia-noite. A distância obrigatória entre as mesas passa de 1,5 metro para 1 metro.
Nas 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª e 11ª Geres, o Plano de Convivência está na etapa 8, fase que permite 100% da mão de obra dos serviços de escritório. Os serviços de alimentação podem receber 70% da sua capacidade e também está permitida a reabertura de museus e espaços de exposição.
Ao todo, o Plano tem 11 etapas. A etapa 10 terá aumento da capacidade de todos os três tipos de eventos para até 300 pessoas, ou 50% da capacidade do estabelecimento. Ficam liberados os parques de diversão, temáticos e similares, com novos protocolos. Os eventos sociais, culturais e corporativos podem aumentar a capacidade para até 300 pessoas, ou 50% da capacidade do estabelecimento.
Já na etapa 11 serão gerados novos protocolos para autorizar a reabertura do serviço público (100% da capacidade), salões de beleza, comércio varejista, serviços médicos, odontológicos, veterinários; serviços de alimentação; feira e polo de confecção; shoppings, centros comerciais e praças de alimentação; museus, cinemas e parques de diversão; e locais para prática esportiva.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, em coletiva de imprensa na última quarta-feira (23), o Estado deve entrar na fase do “novo normal” em 9 de novembro. Nesta data, todos os setores da economia devem retomar suas atividades de acordo com os novos protocolos específicos de segurança.
“Teremos todas as atividades econômicas permitidas a voltar a funcionar com cargas específicas, pois enquanto não tivermos uma vacina ou medicamento eficaz, devemos aprender a conviver com o coronavírus, sempre obedecendo os protocolos de funcionamento nos seus três eixos: higiene, distanciamento social e comunicação e monitoramento”, disse Schwambach.
Cidades que estão na etapa 8 a partir desta segunda-feira (28):
5ª Regional de SaúdeÁguas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário