segunda-feira, 28 de setembro de 2020

CORONAVÍRUS: Plano de Convivência: veja em qual etapa está cada cidade de Pernambuco a partir desta segunda

Parte do Estado avança para a etapa 9 e restante das cidades estarão na etapa 8

Por Portal Folha de Pernambuco



Cinco Gerências Regionais de Saúde de Pernambuco (Geres) avançam, nesta segunda-feira (28), para a etapa 9 do Plano de Convivência com a Covid-19 - protocolo do Governo do Estado para a retomada das atividades econômicas e sociais, que teve início em junho. As outras sete regionais estão na etapa 8

Com os índices do novo coronavírus em queda, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), as 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 12ª regionais avançam para a etapa 9, que permite a reabertura de cinemas, teatros e circos, além da retomada das festas e eventos sociais e culturais. Essas Geres incluem cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e parte do Agreste, inclusive Caruaru.

A etapa 9 ainda permite o aumento do horário de funcionamento de serviços de alimentação, como bares e restaurantes, que podem passar a receber até 70% da capacidade e funcionar das 6h à meia-noite. A distância obrigatória entre as mesas passa de 1,5 metro para 1 metro.

Nas 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª e 11ª Geres, o Plano de Convivência está na etapa 8, fase que permite 100% da mão de obra dos serviços de escritório. Os serviços de alimentação podem receber 70% da sua capacidade e também está permitida a reabertura de museus e espaços de exposição.

Ao todo, o Plano tem 11 etapas. A etapa 10 terá aumento da capacidade de todos os três tipos de eventos para até 300 pessoas, ou 50% da capacidade do estabelecimento. Ficam liberados os parques de diversão, temáticos e similares, com novos protocolos. Os eventos sociais, culturais e corporativos podem aumentar a capacidade para até 300 pessoas, ou 50% da capacidade do estabelecimento.

Já na etapa 11 serão gerados novos protocolos para autorizar a reabertura do serviço público (100% da capacidade), salões de beleza, comércio varejista, serviços médicos, odontológicos, veterinários; serviços de alimentação; feira e polo de confecção; shoppings, centros comerciais e praças de alimentação; museus, cinemas e parques de diversão; e locais para prática esportiva.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, em coletiva de imprensa na última quarta-feira (23), o Estado deve entrar na fase do “novo normal” em 9 de novembro. Nesta data, todos os setores da economia devem retomar suas atividades de acordo com os novos protocolos específicos de segurança. 

“Teremos todas as atividades econômicas permitidas a voltar a funcionar com cargas específicas, pois enquanto não tivermos uma vacina ou medicamento eficaz, devemos aprender a conviver com o coronavírus, sempre obedecendo os protocolos de funcionamento nos seus três eixos: higiene, distanciamento social e comunicação e monitoramento”, disse Schwambach.

Cidades que estão na etapa 8 a partir desta segunda-feira (28):

5ª Regional de Saúde
Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário