sexta-feira, 25 de setembro de 2020

ELEIÇÕES 2020: Confira o Tempo de Cada Partido e como será Dividido o Horário Eleitoral no Rádio

Essa é destaque do Carlos Eugênio


Nos últimos anos e sobretudo nesse momento de Pandemia, a conectividade se refletiu fortemente nas campanhas eleitorais, que têm abraçado todo tipo de ferramenta que o ambiente virtual proporciona para alavancar ideias e candidatos. Essas novidades, no entanto, ainda não foram capazes de reduzir a importância do tempo de Rádio e TV para os Partidos, fator muitas vezes determinante na costura de alianças para um pleito.

A propaganda eleitoral no Rádio e na TV de Prefeitos e Vereadores é dividida em dois blocos de 10 minutos diários (de segunda a sábado), além de mais 70 minutos de inserções diárias (de domingo a domingo), sendo 60% (42 minutos) para os cargos majoritários e 40% (28 minutos) para quem vai concorrer a cadeiras na Câmara Municipal. Desse tempo, 90% é distribuído aos partidos proporcionalmente ao tamanho das bancadas que elegeram para a Câmara dos Deputados na eleição anterior (2018), e 10% é dividido igualmente entre todas as legendas. 

A expectativa é que nas Eleições Municipais deste ano, aqui em Garanhuns, a Frente Popular de Garanhuns, que tem o PSB, PDT, PT, PC do B, AVANTE e PSD como partidos coligados e apresenta como candidato Sivaldo Albino (PSB) tenha o maior tempo na propaganda eleitoral do Rádio, bem como mais minutos de inserções diárias.

Já a Coligação que apresenta Zaqueu Lins (PP) como candidato, formada por PP, PSL e MDB, e a Frente Garanhuns segue mais Forte, composta por PTB, Republicanos, Podemos, PSDB, PL, Cidadania e PMB e tem Doutor Silvino (PTB) como candidatado a Prefeito, devem ter tempos semelhantes na propaganda eleitoral do Rádio. 

Os candidatos Delegado João Lins (DEM) com os partidos PSC, PRTB e DEM; Paulo Camelo (PCB) dos partidos PCB, PSOL e UP; Valter Couto, da Rede Sustentabilidade, e Ronaldo Todinho, do PROS, deverão ter um tempo menor em comparação com os candidatos Doutor Silvino, Sivaldo e Zaqueu. 

DOUTOR SILVINO DEFINE EQUIPE -  O Programa Eleitoral e as Inserções do candidato Doutor Silvino (PTB), bem como dos candidatos a Vereador do PTB, Cidadania e do PL será produzida por uma equipe composta pelo publicitário Marcelo Jorge; o jornalista Carlos Eugênio (que assina este Blog) e pelos radialistas Carlos Gomes Costa (Carlinhos); Marco André; Aninha Marques e Luciano Andrade. “Estou muito feliz e empolgada em fazer parte desse time. São profissionais com experiência em diversas Campanhas Eleitorais aqui em Garanhuns e em vários municípios da Região. A nossa expectativa é muito boa em relação ao resultado desse trabalho”, registra a radialista Aninha Marques. Os demais Candidatos também devem anunciar as suas equipes nos próximos dias.

DEFINIÇÃO - A definição do tempo de cada Coligação/Candidato será anunciada até a próxima segunda-feira, dia 28, prazo final para que a Justiça Eleitoral defina o plano de mídia, a ordem de veiculação da propaganda e a emissora que gerará o material para retransmissão das demais. A propaganda eleitoral no Rádio e na TV de Prefeitos e Vereadores será transmitida entre os dias 9 de outubro e 12 de novembro. 

Clique AQUI e confira um estudo referente a estimativa do tempo de cada Partido, com base na Resolução TSE 23.610, de 12/2019, e no site da Câmara Federal para as bancadas dos Partidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário