terça-feira, 31 de maio de 2022

11º Congresso Estadual da Fetape é realizado de 6 a 8 de junho, em Garanhuns, com foco na defesa da democracia e da agricultura familiar

 O evento vai reunir 500 pessoas e terá análise de conjuntura política, exposição dos 60 anos da Fetape, eleição e feira agroecológica   


Daqui há menos de uma semana aporta em Garanhuns, no Agreste Meridional, de Pernambuco, o 11º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores Agricultoras Familiares de Pernambuco (CETTR-PE), que acontecerá de 6 a 8 de junho, no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, em Garanhuns-PE. O congresso tem como tema: "Plantar Sonhos, Colher Esperança" e vai reunir mais de 500 pessoas, entre delegados e delegadas de 175 sindicatos do estado, além de convidados e convidadas. 

O evento é realizado pela FETAPE (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco), cujo objetivo é festejar os 60 anos da instituição, celebrar as conquistas, bem como reafirmar lutas e construir novas propostas para seguir avançando em defesa de políticas sociais para melhoraria da qualidade de vida do homem e da mulher do campo.

Já confirmaram presenças no Congresso Aristides Santos; presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), o deputado federal Carlos Veras; o deputado estadual Doriel Barros e a educadora popular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Socorro Santos. A participação do ex-presidente Lula, que deve cumprir uma agenda política no estado, ainda está sendo aguardada. 

A abertura será marcada pela Exposição Campo em Movimento – Fetape 60 anos, que celebra as seis décadas de conquistas da entidade que tem lutado pelo acesso à terra, água, alimentação de qualidade, direito a uma vida digna no campo, educação básica, formação de lideranças entre outros direitos. 

A mostra será itinerante e tem como curadora a artista visual Ana Lira, tendo como destaque fotografias, vídeos, áudios e um conjunto de documentos que ajudam a contar detalhes deste caminho percorrido pela Fetape como cartas, panfletos, imagens, recortes de jornais, cartilhas, publicações e diversos itens que trazem outros capítulos desta história de luta e esperança.

Na ocasião, também haverá a eleição da nova diretoria da Fetape, para a gestão 2022 - 2026, que atualmente é presidida por uma mulher, a sertaneja Cícera Nunes, que será reconduzida ao cargo. Ela descreve a expectativa desse evento nesse momento de crise e de tantos outros desafios. 

“Estamos em um momento difícil para a classe trabalhadora que vem perdendo direitos conquistados com muita luta desde o Governo Temer e que se ampliou com Bolsonaro. Mas, em 60 anos de história alcançamos muitas vitórias que mudaram a vida de muitos agricultores e agricultoras. E temos a certeza de que nossa principal batalha hoje é a defesa da democracia e a reconstrução do nosso país com unidade, consciência política e pela reestruturação das políticas públicas”, destaca Cícera Nunes. 

Vale ressaltar, que o Congresso, sediará uma Feira de Agricultura Familiar que terá produtos de todas as regiões do estado como alimentos beneficiados, in natura, folhagens, além de artesanato.  A feirinha agroecológica funcionará na parte interna do Centro Luiz Inácio Lula da Silva apenas para os participantes do encontro. A Fetape defende a agroecologia como modelo de desenvolvimento sustentável que preserva a natureza, gera renda e promove saúde e bem-estar. 

Grafitagem – O designer de metodologias afetivas, Rafael Mattos, autor do projeto Plante Amor (@planteamor) construiu um painel de 60 metros quadrados, no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva da Fetape, com imagens que retratam as lutas da Federação: organização e luta das mulheres, agricultura familiar agroecológica, juventude rural, comunicação popular e democrática, mulheres, pessoas idosas, LGBT, indígenas, quilombolas e educação do campo. Foram 30 horas de trabalho, que finalizou no ´último do domingo (29). A iniciativa também integra as ações do 11º CETTR-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário