terça-feira, 31 de maio de 2022

BURACO SEM FIM:Prefeito de Garanhuns decreta situação de emergência por conta de riscos provocados pelas chuvas em especial no trecho do grande buraco da Avenida Senador Paulo Guerra

Cratera conhecida como Buraco do Nero

Por V&C Garanhuns 

A cratera que se abriu logo após o dia 21 de abril de 2021 no trecho localizado na Avenida Paulo Guerra se transformou no maior gargalo da administração do prefeito Sivaldo Albino. A situação em que se transformou o local em pouco mais de um ano rendeu um desgaste acentuado à imagem política do prefeito. As críticas à forma como a gestão tratou o problema, incluindo o atraso no início dos trabalhos, são constantes e, mesmo com a obra já tendo sido iniciada, a sensação que se tem é que os responsáveis pela solução definitiva ainda batem cabeça dando a impressão que nem mesmo eles tem o controle da situação.

Nada ilustrou mais a falta de rumo da obra da Avenida Senador Paulo Guerra do que o dia em que foram colocados seis pastores de diversas denominações evangélicas para orar pelo local. A cena icônica não pegou bem. Qualquer observador mais atento sabe que apesar de oração ser importante na vida de qualquer ser humano, um serviço com o nível de complexidade daquele buraco se resolve com planejamento, previsibilidade, logística, uma boa empresa no comando das obras e principalmente muito cimento, ferro e concreto. Cimento, Ferro e Concreto estes que estão difíceis de se fixarem às encostas e solo encharcadas e instáveis da grande cratera por conta das chuvas que caem sobre Garanhuns e vão cair até setembro. E foi justamente estas chuvas que fizeram o prefeito decretar situação de emergência no município, em especialmente no trecho que ilustra esta publicação.

No documento, a prefeitura diz que foi levado em consideração para a decretação do estado de emergência o alto risco de desabamento de casas e deslizamentos, somado ao sinistro de rompimento de tubulações, inclusive de abastecimento de água, acarretando a tomada de medidas céleres e mitigadoras dos riscos na Av. Senador Paulo Guerra, Rua da Esperança, Rua Antônio Penante e Estrada do Flamengo. Entre as determinações do prefeito estão:

A mobilização de todos os Órgãos Municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil -

A realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada, sob a organização da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Dispensa de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre

Concessão de benefício eventual denominado auxílio-moradia emergencial.

A íntegra do decreto encontra-se no Diário Oficial dos municípios do dia 30 de maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário