sexta-feira, 27 de maio de 2022

Live: Chico Science, Josué de Castro e João Cabral de Melo Neto na pauta do Pasárgada

 

Encontro virtual promovido pelo Espaço Pasárgada será transmitido nesta quinta, 26, às 19h, no canal do YouTube da Secult-PE/Fundarpe



O que seria a poética do mangue? E onde encontrar elementos dela nas obras de Josué de Castro, João Cabral de Melo Neto e Chico Science? É com esses questionamentos em mente que a Secult-PE/Fundarpe, por meio do Espaço Pasárgada, promovem a edição de maio do projeto Quintal do Bandeira. Com o título “Antenas no Mangue do meu Quintal: Chico, Josué e Cabral”, o encontro virtual será transmitido nesta quinta (26), às 19h, no canal youtube.com/secultpe e ficará disponível para consulta posterior.

A conversa vai reunir o poeta e ensaísta Francisco K. e o designer h.d. Mabuse – uma das cabeças pensantes por trás da formulação do manguebit. O coordenador de Literatura da Secult-PE, Roberto Azoubel, participa como mediador.

Responsável pela apresentação, Marília Mendes, gestora do Espaço Pasárgada, diz que trazer a poética do mangue para o Quintal do Bandeira era um sonho antigo. O desejo surgiu quando, há dois anos, ela conheceu o livro “Mangue-mundo”, de Francisco K. A obra seria lançada no centro cultural, mas surgiu a pandemia e “a ideia foi deixada dormindo como um poema que se faz aos poucos”, explicou ela.

“Agora, com os 30 anos do Movimento Mangue, os 25 anos de encantamento de Chico, a chegada de Azoubel, que é especialista no assunto, e parceiro no projeto, e com a presença luxuosa dos dois convidados, parece que tudo se encaixa e vem no tempo certo. Há um rio na Aurora e um mangue no nosso Quintal”, diz Marília.

Sobre os convidados

Francisco K

Poeta e crítico, nascido no Recife em 1961 e, desde a infância, morador de Brasília. Fez graduação em letras e mestrado em comunicação na UnB, com dissertação sobre o filme “Limite”, de Mário Peixoto. Realizou criações multimídia com o Grupo Heleura, de 1982 a 1987, e em outros projetos e eventos. Publicou, entre seus oito livros, “Aresta/Hagoromo”, “Eu Versus”, “Poesia e Outras Perguntas – textos críticos”, “Error” e “Mangue-Mundo – poéticas do mangue em Josué de Castro, João Cabral de Melo Neto e Chico Science”. Seu último trabalho criativo, O Rei Revém dos Infernos, foi lançado em 2021 no site https://franciscok.com.br.

h.d. Mabuse

Consultor em design no CESAR e professor de Filosofia do Design no mestrado do programa MPD da CESAR School. Mestre em Design pelo PPGDesign da UFPE, onde cursa o doutorado. Tem trabalhado desde 1990 com colaboração, comportamentos emergentes e remix de várias linguagens nas áreas das artes visuais, design, música e filosofia. Nos últimos anos tem mergulhado nas transformações nas pessoas humanas e não-humanas que se dão por meio do design, bem como no entendimento do seu potencial emancipador, do vivo e do não-vivo.

Sobre o Quintal da Bandeira

O Quintal do Bandeira é um encontro virtual, transmitido sempre nas últimas quintas-feiras do mês. Nas conversas, convidados e convidadas trocam ideias a respeito de temas literários, realizando interlocuções com outras áreas artísticas, com foco no universo cultural de Pernambuco.

Escrita pelo poeta pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968), a crônica “O quintal” (1965) inspirou o nome do projeto. Na obra, o autor descreve sua vivência infantil no quintal da casa dos seus avós maternos – local onde hoje funciona o Espaço Pasárgada, na rua da União, centro do Recife.

(…) “As horas que eu passava no quintal eram de treino para a poesia. Na rua, com os meninos da minha idade eu brincava ginasticamente, turbulentamente; no quintal sonhava na intimidade de mim mesmo. Aquele quintal era o meu pequeno mundo dentro do grande mundo da vida”.

O projeto Quintal do Bandeira é uma realização do Espaço Pasárgada (Fundarpe) em parceria com a Coordenadoria de Literatura (Secretaria de Cultura de Pernambuco).

Serviço

Quintal do Bandeira – “Antenas no Mangue do meu Quintal: Chico, Josué e Cabral”
Quando: 26 de maio de 2022 (quinta-feira), às 19h

Transmissão pelo canal da Secult-PE/Fundarpe no YouTube: youtube.com/SecultPE


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089

Nenhum comentário:

Postar um comentário