sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Maceió vive caos por risco de cratera em mina explorada pela Braskem

 

Do UOL – Maceió mudou sua rotina após o anúncio na tarde de ontem de que uma das minas de salgema explorada pela Braskem está em “risco iminente de colapso.” O prefeito João Henrique Caldas (PL) decretou situação de emergência no município.

Estima-se que há a possibilidade de uma cratera gigante se abrir na superfície em uma área desabitada do bairro do Mutange, que fica numa região central da parte alta da cidade. Todas as ruas próximas foram fechadas, e o fluxo de pessoas no entorno está proibido, inclusive para técnicos.

A área que pode ser afetada fica ao lado da avenida mais movimentada da cidade, a Fernandes Lima; e vizinha a outros bairros residenciais que ainda estão ocupados. Há uma grande tensão porque um desabamento da mina teria consequências ainda imprevistas.

Em todas as redes sociais as pessoas perguntam sobre os riscos, e com isso uma verdadeira avalanche de fake news tomou conta dos grupos de WhatsApp, levando muitos moradores ao pânico e a deixarem suas casas de maneira voluntária.

Foto aérea mostra região onde está a mina 18, no bairro do Mutange, em Maceió

Plano de contingência e protestos

O medo do que vai ocorrer levou a prefeitura a aplicar o plano de contingência e retirar moradores dos dois bairros mais próximos: Flexal e Bom Parto. Uma decisão judicial deu ordem para que se use à força, caso moradores das áreas de risco resistam.

Muitos moradores protestaram por serem retirados de casa no fim da noite, no bairro do Bom Parto. Vídeos mostram a polícia e a Defesa Civil conversando e tentando convencer eles a deixarem suas casas e irem para abrigos montados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário