segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Eleições 2024: eleitores não podem ser presos a partir desta terça (1º)

As exceções são prisão em flagrante delito; em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito a salvo-conduto

Por: Agência Brasil

Eleições municipais acontecem no próximo domingo (6) (Roberto Jayme/Ascom/TSE)

Os eleitores não poderão ser presos ou detidos a partir desta terça-feira (1º), cinco dias antes do primeiro turno das eleições municipais de 2024, que será realizado no próximo domingo (6). A medida valerá até terça-feira (8), 48 horas após o encerramento da eleição.

De acordo com o Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), no Artigo 236, as exceções são para prisão em flagrante delito; em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito a salvo-conduto.

No caso de detenção nesse período, a pessoa será imediatamente conduzido à presença do juiz competente, que verificará a legalidade da prisão. Caso o crime não se encaixe em uma das três situações citadas, a prisão será relaxada.

O mesmo artigo também prevê que os mesários e candidatos não podem ser detidos ou presos, salvo em razão de flagrante, pelo período de 15 dias antes da eleição, em vigor desde 21 de setembro.

Exceções

O Código de Processo Penal define, no Artigo 302, o flagrante como quem for surpreendido cometendo o crime, acabou de cometer, perseguido logo após o delito, ou encontrado ainda com as provas do crime, por exemplo: com armas, que indiquem possibilidade de ter sido o autor.

Já a sentença criminal condenatória é o ato do juiz que encerra o processo criminal em 1ª instância e impõe penalidade ao acusado. No entanto, a sentença pode ser objeto de recurso. A lei considera como crimes inafiançáveis, entre outros, a prática do racismo e de injúria racial; a tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os crimes hediondos.

Por fim, o salvo-conduto serve para garantir a liberdade de voto. Eleitores que sofrerem violência moral ou física com objetivo de violar seu direito a votar podem obter a garantia, que pode ser expedida por juiz eleitoral ou presidente da mesa de votação. Quem desobedecer a ordem de salvo-conduto pode ser preso por até cinco dias, mesmo não sendo preso em flagrante.

Segundo turno

Nos municípios onde houver segundo turno, a ser realizado no dia 27 de outubro (último domingo do mês), a partir do dia 22 até 29 de outubro, nenhuma pessoa não poderá ser presa ou detida, com exceção dos casos de prisão em flagrante delito, no cumprimento de sentença criminal condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito ao salvo-conduto.

A Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024 determina que, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar, os candidatos poderão disputar o segundo turno, caso nenhum deles tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.


Com essa condição da Lei eleitoral, dos 5.569 municípios que participarão das eleições 2024, 103 localidades têm a possibilidade de ter uma segunda etapa do pleito para a prefeitura municipal.

Morre Ciano Alves, músico do grupo Quinteto Violado, e um dos filhos ilustre de Garanhuns

Luciano Alves - Ciano Alves como era conhecido carinhosamente no meio artístico, e pelos amigos, nasceu em Garanhuns - PE, 1959.


Um talentoso músico garanhuense e integrante do icônico Quinteto Violado. Ciano foi uma figura singular na cultura de Garanhuns, tendo contribuído de maneira notável para a música e as artes em nossa cidade.

Quinteto Violado é um conjunto instrumental-vocal brasileiro formado em 1970, na cidade de Recife, que se caracteriza pela interpretação de músicas nordestinas e a realização de pesquisas sobre o folclore brasileiro.


Ciano Alves fez parte da história do Quinteto Violado, onde em sua formação original eram: Toinho (Antônio Alves, Garanhuns - PE, 1943 - 2008), canto e baixo acústico; Marcelo (Marcelo de Vasconcelos Cavalcante Melo, Campina Grande - PB, 1946), canto, viola e violão; Fernando Filizola (Limoeiro - PE, 1947); Luciano (Luciano Lira Pimentel, Limoeiro - PE, 1941 - 2006), percussão, e Sando (Alexandre Johnson dos Anjos, Garanhuns, 1959), flautista, na década de 1990 passou a ser integrado por Toinho, baixo acústico, compositor, cantor e diretor musical do conjunto; Marcelo, violonista, violeiro, cantor e compositor; Ciano (Luciano Alves, Garanhuns - PE, 1959); Roberto Menescal (Roberto Menescal Alves Medeiros, Garanhuns, - PE, 1964), cantor e percussionista; e o tecladista e arranjador Dudu (Eduardo de Carvalho Alves, Recife - PE, 1970).

Em 2024, a música "Palavra Acesa" (1978) foi repetida como parte da trilha sonora original do remake da novela "Renascer" (1993), da Rede Globo de Televisão. A música foi tema do personagem "Tião Galinha" (Irandhir Santos), um trabalhador rural em situação de extrema vulnerabilidade em busca do sonho de ter um pedaço de terra para plantar a sua subsistência com a esposa e filhos. Aos poucos, ele descobre a força da expressão das palavras e a entrada da música ocorre impactante nos momentos e cenas marcantes da sua luta pela justiça social. Isso gerou no público uma onda de busca pela música, sua letra e significado na internet.


O Deputado Izaías Régis lamentou a morte do músico de Garanhuns, pois Lembra com carinho do primeiro Festival de Inverno de Garanhuns, quando tive a honra de colocar o Quinteto Violado para se apresentar, momento que marcou a história cultural do município. Ciano Alves e o Quinteto sempre foram presença garantida nos eventos da nossa gestão, e ele, com sua humildade e dedicação, fez questão de prestigiar cada um desses momentos.

Evangélicos e Católicos em pé de guerra com Sivaldo Albino, isso poderá tirar os votos importantes do candidato


Nesse último domingo, dia 29 de setembro os evangélicos e católicos dos templos e das  igrejas de Garanhuns, que estavam ali para um momento de comunhão com Deus, teve de esperar pela passagem da carreata do candidato Sivaldo Albino, pois não conseguiam dar continuidade a seus cultos ou suas missas, devido ao alto som empregados pelos paredões que seguiam em carreata.


A reclamação foi geral, e não foi só os evangélicos e católicos que reclamavam do som, mais os pais dos autistas, e dos idosos, que não conseguem ter uma noite tranquila, sem contar com os animais. 


Assim tudo indica que o candidato terá uma perca de votos considerável de ambas as partes, devido as badernas, e o desrespeitos aos templos evangélicos e igrejas católicas, além das famílias doa autistas e pessoas idosas.  


Essas carreatas realizada pelo Prefeito Sivaldo Albino e seus candidatos a vereadores, é uma verdadeira afronta as autoridades, sejam elas, policial, sejam elas jurídicas, pois são muitas as infrações cometidas pelos condutores dos veículos que participam dessas carreatas, e que tudo podem ao ver deles.


São motoristas com latas de bebidas, som acima do permitido, pessoas em cima de carrocerias, e até mesmo nos capôs dos carros, uma verdadeira afronta as leis do trânsito, onde coloca a vida do ser humano em perigo. E a responsabilidade dessa baderna são os próprios coordenadores da campanha, que fecham os olhos para tudo isso.


Última pesquisa nas vésperas da eleição será divulgada pela Contextto


No próximo sábado, dia 5, faltando poucas horas para os eleitores irem as Urnas, Garanhuns conhecerá os percentuais da última Pesquisa Eleitoral registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta Campanha.

O Estudo da Contextto, contratado pelo próprio Instituto, foi registrado ontem, dia 29, com o número PE-08750. Trata-se da sétima pesquisa registrada no TSE e que será divulgada aos eleitores de Garanhuns.

A Pesquisa, que segundo o Instituto terá intervalo de confiança estimado em 95%, com uma margem de erro de 4,85%, para mais ou para menos, será realizada nessa terça, dia 1º, e quarta-feira, dia 2, e ouvirá 399 eleitores de Garanhuns.

Dentre as perguntas que constam do questionário se apresentam os cenários espontâneos e estimulados sobre a disputa entre Gersinho Filho (PL); Izaías Régis (PSDB) e Sivaldo Albino (PSB) pela Prefeitura de Garanhuns.

Também se buscará saber a Rejeição dos Candidatos e quem será o vencedor da disputa pela Prefeitura, assim como a avaliação da gestão do Prefeito de Garanhuns, que disputa a reeleição.

MORRE HOMEM QUE SOFREU ACIDENTE NA BR-423, EM PARANATAMA

 Portal Agreste Violento


Morreu na manhã de sábado (28), no Hospital da Restauração, em Recife, o homem que foi vítima de um acidente na manhã desta sexta-feira (27), na BR-423, no município de Paranatama, no Agreste de Pernambuco.

Leandro de Souza, de 36 anos, conduzia uma motocicleta, quando foi atingido por um caminhão que fugiu sem prestar os primeiros socorros.

Condutores que passavam pelo local acionaram o SAMU, Leandro foi socorrido em estado grave para o Hospital Regional Dom Moura, transferido para a Restauração onde faleceu.

A Polícia Civil está investigando o caso

Maurício de Josué se compromete a criar calendário específico para manutenção das estradas da zona rural de Águas Belas

 


Candidato de situação à Prefeitura de Águas Belas, Maurício de Josué (PT) se comprometeu a realizar uma importante ação voltada para área de infraestrutura rural.

Maurício se comprometeu, caso seja eleito, a criar um calendário específico para manutenção das estradas da zona rural. Essa iniciativa servirá para garantir que as estradas recebam os cuidados necessários de forma regular.

O candidato ainda destaca que com o calendário é possível garantir a mobilidade das comunidades rurais com conforto e segurança. E que esse compromisso é um planejamento contínuo para manter as estradas rurais de Águas Belas em boas condições de tráfego.

São João: Wilson Lima comemora requalificação da Escola Municipal Tico e Teco

Como forma de demonstrar o compromisso de sua gestão com a pauta da educação, o prefeito de São João e candidato à reeleição, Wilson Lima (PP), comemorou, através de suas redes sociais, a requalificação da Escola Municipal Tico e Teco.

Em  vídeo, o prefeito mostra a situação de abandono e descaso em que a instituição se encontrava antes e, depois, a mudança feita, após a obra de restruturação, mostrando a completa transformação pela qual a escola passou.

O prefeito destacou, ainda, que a Escola Municipal Tico e Teco se encontrava em tal estado crítico que os estudantes chegaram a assistir aulas debaixo de chuva, mesmo estando dentro das salas de aula.

“O trabalho que faz a diferença está mudando a história de São João e vai continuar transformando muito mais”, garantiu Wilson Lima. 

Retrô se consagra campeão da Série D do Brasileiro


Com uma vitória por 3 a 1 diante do Anápolis-GO, neste domingo (29), na Arena de Pernambuco, a Fênix reverteu a derrota por 2 a 1 na ida e ficou com o título da Série D.

A conquista nacional é a primeira da história do clube fundado em 2016 e que se profissionalizou em 2019. O título veio com a presença de 9.271 torcedores no estádio.

O Retrô já tinha conquistado o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, que será disputada no próximo ano, e fechou com chave de ouro a temporada.

Com informações da Folha de Pernambuco

MORADORA DE GARANHUNS ESTÁ DESAPARECIDA EM RECIFE

 Do Portal Agreste Violento


Familiares de uma mulher que saiu de Garanhuns com destino ao Recife com o objetivo de realizar uma consulta médica estão angustiados com o desaparecimento dela na capital do estado. Rosilene Maria da Conceição saiu de Garanhuns para o Recife na manhã desta sexta (27) com destino ao IMIP. Os familiares dizem que a médica não compareceu à consulta agendada e,desta forma, a mulher e a acompanhante saíram para a frente do IMIP onde pegariam um transporte. No que a acompanhante foi atender o telefone, Rosilene desapareceu. “Ela não conhece ninguém la, e é doente. Portanto, peço a ajuda para que a encontre e a traga em segurança de volta para Garanhuns”, disse um familiar.

Rosilene tem 48 anos e reside na Rua Abílio Camilo Valença, no bairro do Indiano. Qualquer informação sobre o paradeiro dela deve ser informada aos familiares através do telefone (87) 9 9954 9132

Bar Super 8 exibe Olhares Sobre Lilith, realizado por cineastas pernambucanas

 Inspirados no livro As Filhas de Lilith, filmes foram produzidos por nomes como Cynthia Falcão, Kátia Mesel, Geórgia Alves, Mariane Bigio, Mannuela Costa, Sandra Ribeiro e Séphora Silva, que participam da sessão nesta terça (1º/10)



Na noite desta terça-feira (1º de outubro), às 20h, o cineclube de rua Bar Super 8, no Centro do Recife, realiza mais uma sessão gratuita, desta vez com obras de pernambucanas do projeto Olhares sobre Lilith (2011). Coordenada pela cineasta Tuca Siqueira, que assina a curadoria junto à realizadora Alice Gouveia, a mostra apresenta curtas-metragens inspirados nas histórias de As Filhas de Lilith (2009), da poeta Cida Pedrosa. O livro, lançado há 15 anos, fala sobre variados arquétipos femininos com personalidades marcantes. 


A sessão terá a presença de mulheres envolvidas no projeto, como Cynthia Falcão, Geórgia Alves, Kátia Mesel, Mariane Bigio, Mannuela Costa, Sandra Ribeiro e Séphora Silva. Após as projeções, elas participarão do bate-papo no sofá do Bar Super 8 com microfone aberto ao público.


Segundo Geórgia Alves, que fez a adaptação para o cinema da personagem Grace do livro, será uma honra estar junto às outras cineastas que compõem o projeto. “Também será emocionante falar de Grace, uma pessoa que tem uma característica que me é muito próxima. Ela e suas gerações anteriores, uma família feita de mulheres, que começam o dia do mesmo jeito, cada uma a seu modo”, comenta a realizadora. 


Para Mariane Bigio, que dirigiu o curta Hilda, o livro de Cida Pedrosa é um verdadeiro abecedário poético do universo feminino que será debatido com o público após a sessão. “Estarei no Bar Super 8 para bater um papo com as outras realizadoras dessa linda mostra, e espero vocês para esta noite que vai botar a gente para pensar, refletir um bocado e também se divertir”, destacou.


Olhares sobre Lilith é uma mostra audiovisual que tem a proposta de provocar novas experiências diante da tela para quem a assisti-la, com curtas que contam histórias de sonhos, conquistas, dores e angústias sobre a condição feminina dos tempos atuais. 


Lilith é uma personagem da mitologia judaica, excluída do relato bíblico cristão, descrita como a primeira mulher criada por Deus - feita do barro, assim como Adão. Sua existência é anulada por ter recusado a submissão e escolhido abandonar o Jardim do Éden. Um mistério que provoca reflexões sobre a criação do feminino sem depender do homem para surgir, e também negar a vida que lhe foi determinada. 


BAR SUPER 8 - O espaço cultural tem se destacado na cena recifense como um ponto de encontro democrático para quem faz o cinema pernambucano acontecer. Nos últimos meses, com o projeto Encontros do Cinema Pernambucano, o Bar Super 8 realizou mais de 80 sessões, de forma democrática e participativa, além de outras curadorias especiais.


Neste período, foram exibidas cerca de 300 obras a partir de uma seleção de filmes que busca valorizar a diversidade de abordagens e de realizadoras e realizadores que queiram apresentar seus trabalhos e debater com o público sobre a construção das obras. 


Serviço:

Exibição da mostra Olhares sobre Lilith 

Terça-feira (1º/10), às 20h

Bar Super 8 (Rua Mamede Simões, 144, Santo Amaro, Recife-PE)

Gratuito

Mais informações no Instagram @barsuper8


Assessoria de imprensa

Marcus Iglesias

81 996567265

marcusfernandesi@gmail.com


domingo, 29 de setembro de 2024

Eleições 2024: Entenda o que é o quociente eleitoral e como ele funciona

Sistema é usado nas eleições proporcionais, como para a escolha dos vereadores

Por Anthony Santana


           Urna eletrônica - Antonio Augusto/Ascom/TSE

Muitos eleitores ainda têm dúvidas sobre como são eleitos os chamados candidatos proporcionais que, nas Eleições 2024, são representados pelos postulantes às câmaras de vereadores. E o responsável por boa parte delas é o chamado quociente eleitoral.

É por causa dele que muitos candidatos ao legislativo que não teriam votação suficiente para serem eleitos, terminam conquistando uma cadeira. O quociente eleitoral corresponde justamente ao número mínimo de votos que um partido ou federação partidária precisa receber nas urnas para eleger um representante.

O cálculo é feito a partir da divisão dos votos válidos - nos próprios candidatos e nas legendas partidárias - pelo número de cadeiras disponíveis na casa legislativa. Um exemplo seria uma cidade que tem 10 vagas para vereadores nas Eleições 2024 e 100 mil votos válidos – que descarta os brancos e nulos. O quociente eleitoral, então, seria de 10 mil votos, número que um partido ou federação partidária precisaria atingir para conquistar uma das vagas.

Após calcular esse quociente, o passo seguinte é verificar quantas cadeiras cada partido obteve. Se nessa cidade do exemplo um partido conquistar 30 mil votos, ele terá direito a três vagas que serão distribuídas entre os três mais votados da legenda, mesmo que nem todos tenham recebido, no mínimo, 10 mil votos.

Cálculos

“O quociente eleitoral, é um mecanismo criado para poder dar mais justiça e legitimidade ao processo eleitoral. Ele funciona como uma determinação, a partir dos cálculos, de quantos votos são necessários para eleger um vereador, por exemplo. Ou seja, num partido, os candidatos disputam em pé de igualdade e os eleitores vão escolher em quem votar, mas são candidatos mais bem votados dentro do partido que vão ter uma chance de ocupar uma cadeira no legislativo de fato”, explica o advogado e cientista político, Renato Hayashi.

O especialista ressalta que o quociente eleitoral dá valor ao voto no partido. “Para saber quantos candidatos cada partido vai ter eleito, é calculado o quociente partidário e esse quociente leva consideração a quantidade de votos que o partido teve como um todo. Internamente quem tem mais voto vence e coletivamente o partido que tem mais voto consegue mais vagas na no legislativo”, pontuou Renato Hayashi.

Sobras

Após essa distribuição, podem haver ainda as sobras de vagas, elas ocorrem quando a divisão entre o número de votos recebidos pelos partidos e o número de cadeiras não resultam numa ocupação completa da casa legislativa. Desde 2021, para concorrer às sobras, os partidos devem ter obtido ao menos 80% do quociente eleitoral e seus candidatos, individualmente, precisam de no mínimo 20% do quociente eleitoral.

O quociente eleitoral pode ajudar a dar mais legitimidade à composição das casas legislativas, possibilitando que candidatos bem votados possam ajudar colegas da mesma sigla e, portanto, do mesmo espectro ideológico também possam ocupar uma cadeira. No entanto, Renato Hayashi ressalta que o mecanismo aumenta a disputa interna de grandes partidos.

“Quando a gente tem um partido muito forte, entre os candidatos a disputa interna é bem maior, porque você tem candidatos já testados com as votações anteriores. Já na composição da chapa se pensa nesse sentido: os que são os puxadores de votos e os demais que vão completar a chapa para poder eleger os principais”, declarou Hayashi – referindo-se aos candidatos com menor potencial de voto, mas que são necessários para que o partido como um todo, ou federação, alcancem o quociente eleitoral.

Auditoria do TCU reconhece: Prefeito de São Bento do Una-PE desviou dinheiro da saúde

Do Diário do Una, via blog do Silvinho


O atual prefeito da cidade, Alexandre Batité, e a Secretaria de Saúde, Dalma Noely, são investigados por desviar mais de R$ 265 mil de recursos da saúde do município para festas, artistas, multas de carros e picolés.
Recentemente, a Auditoria Especializada em Saúde do Tribunal de Contas da União (TCU), confirmou que a Prefeitura de São Bento do Una desviou ao menos 265 mil reais de recursos da saúde para pagamento de festas, artistas, multas de carros e picolés.
O parecer da auditoria técnica do Tribunal se deu no seio do Processo TC 021.751/2024-2, fruto de representação do vereador Sidcley Do Hospital (PP).
O processo está sob relatoria do Ministro Benjamin Zymler, que agora irá expedir decisão sobre a matéria.
Quando o Tribunal de Contas da União (TCU) confirmar a decisão, o Prefeito e a Secretária poderão pagar multa e serem determinados a devolver, do próprio bolso, o dinheiro desviado.
MONTANTES - No total, foram desviados R$ 111 mil e 950 reais da saúde do município para festas, apresentações artísticas, fogos de artifício, picolés, ornamentações e buffets.
Mais de R$ 35 mil reais foram desviados para pagar aposentadorias e pensões, algo expressamente vedado pela legislação federal sobre o uso de recursos do SUS.
O desvio também foi feito com despesas toscas: mais de 30 multas e infrações veiculares foram pagas com dinheiro originalmente destinado para o SUS.
O Fundo Municipal de Saúde de São Bento do Una pagou até mesmo taxas cartoriais com dinheiro da saúde.

O TCU ainda investigará se os mais de 30 mil gastos em multas foram para veículos que pertencem, ou não, à Prefeitura.
ENQUANTO ISSO - Nas redes sociais, circulam diversos relatos de falta de atendimento médico adequado no Hospital Municipal Dr. José Antônio de Siqueira Neto, em São Bento do Una-PE.
Recentemente, uma criança de menos de 3 anos veio a óbito por aparente negligência médica. Nas várias entradas que a criança deu no Hospital de São Bento do Una, ela sempre recebeu o mesmo diagnóstico: "gripe".
Após obterem dinheiro para levar a criança em uma clínica particular, a família descobriu que se tratava de uma pneumonia, já em estado grave. A pediatra particular requisitou uma transferência em urgência para Caruaru, mas, infelizmente, a criança veio a óbito.
Da mesma forma, uma mulher infelizmente teve a gravidez interrompida por aparente negligência médica. A despeito dos diversos avisos da gestante acerca da natureza de risco de sua gravidez, a equipe do hospital adiou, por semanas, a realização da cesárea.
Uma outra criança também foi vítima de aparente negligência médica dos médicos plantonistas do Hospital Municipal de São Bento do Una. O atendimento se deu na madrugada e, ao que tudo indica, os médicos plantonistas não foram capazes de atender adequadamente o recém-nascido. A intervenção que a salvou foi realizada por uma pediatra particular, que atendeu no próprio hospital em caráter de urgência.

Palmeirina: EUDSON CATÃO DESISTE DE CONCORRER AO CARGO DE PREFEITO DE PALMEIRINA


Alegando não ter conseguido juntar as oposições e justificando a luta jurídica para se viabilizar candidato, aliado ao fato, segundo Ele, de os adversários seguirem divulgando que ainda não estaria apto para ser votado, o Ex-prefeito e Candidato a Prefeito de Palmeirina, Eudson Catão (PSB) decidiu desistir da disputa pela Prefeitura de Palmeirina.

A decisão de Catão foi divulgada na madrugada deste domingo, dia 29, em vídeo divulgado nas Redes Sociais. “Como não conseguimos unir as oposições, decido renunciar a minha candidatura a Prefeito. Não quero ser visto como intransigente ou obcecado pelo Poder de qualquer forma, sem medir as consequências”, justificou Eudson.

Apesar de pregar a União das Oposições, na Carta de Agradecimento que divulgou, Eudson não registrou se vai passar a apoiar o candidato oposicionista Josemir Barreto (PSDB). Segundo a assessoria do Socialista, Ele ficará "neutro" na disputa. 

Ele é o segundo candidato do PSB, no Agreste Meridional, a desistir do Pleito. Na semana passada, o Ex-prefeito de Saloá e então candidato, Ricardo Alves (PSB), também decidiu retirar o nome da disputa pela Prefeitura daquele Município.

Agora a disputa pela Prefeitura de Palmeirina fica entre a atual Prefeita e candidata a Reeleição, Delegada Thathiane (Progressistas) e Josemir Barreto (PSDB).

Edson Quebra Santo lidera com destaque em Lagoa do Ouro com 73% dos votos válidos

 Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada na neste sábado (28/09), mostra o prefeito Edson Quebra Santo, liderando com ampla vantagem na disputa pela reeleição da Prefeitura de Lagoa do Ouro.

No cenário espontâneo, Edson Quebra Santo aparece com 62% das intenções de voto, contra 22% de Júnior Paulino. Não sabe/não respondeu 16%.

Na estimulada, Edson Quebra Santo aponta 63%, seguido por Júnior Paulino com 23%. Brancos e nulos 3%. Não sabe/não respondeu 11%.

Em votos válidos, Edson Quebra Santo tem 73% e Júnior Paulino 27%.

Potencial de Voto de Edson Quebra Santo – Votaria com certeza (63%), poderia votar (11%), não votaria de jeito nenhum (22%), não conhece suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (3%).

Potencial de Voto de Júnior Paulino – Votaria com certeza (22%), poderia votar (14%), não votaria de jeito nenhum (57%), não conhece suficiente (5%) e não sabe ou não respondeu (2%).

Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Edson Quebra Santo é aprovado por 79% e rejeitado por 18% da população de Lagoa do Ouro. Não sabe/não respondeu 3%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-07779/2024. A margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores nos dias 21 e 22 de setembro.

Primeira-Dama de João Pessoa é presa em operação da PF na Paraíba

 

Foto: Divulgação

Do UOL

Lauremília Lucena, primeira-dama de João Pessoa, foi presa na manhã deste sábado em uma operação da Polícia Federal na capital paraibana.

Lauremília foi alvo de mandado de prisão preventiva em operação que apura suspeita de aliciamento violento de eleitores. Seu marido, o prefeito Cícero Lucena (PP), é candidato à reeleição em João Pessoa.

A prisão da primeira-dama faz parte da 3ª Fase da Operação Território Livre. A Polícia Federal cumpre dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão após decisão da Justiça Eleitoral.

Lauremília é suspeita, segundo a PF, de indicações para cargo na prefeitura em troca facilidade de acesso a comunidades da capital. De acordo com a investigação, a primeira-dama tinha contatos com pessoas ligadas ao crime organizado e que possuem controle de bairros periféricos de João Pessoa.

Tereza Cristina Barbosa Albuquerque, secretária de Lauremília, também foi presa. Há ainda outros dois mandados de busca e apreensão.

Prefeito chama prisão de ataque covarde e brutal. Em nota, Cícero Lucena afirma que a operação de hoje foi “recentemente denunciada no plenário da Câmara dos Deputados pela deputada federal Eliza Virgínia, que alertou publicamente sobre o uso político de instituições com o objetivo de influenciar a campanha eleitoral em João Pessoa”

Governadora Raquel Lyra autoriza investimentos de R$ 100 milhões para ampliação do abastecimento de água e tratamento de esgoto em Petrolina

 

A governadora Raquel Lyra assinou, neste sábado (28), em Petrolina, Sertão do São Francisco, durante visita à Estação de Tratamento de Água Vitória (ETA-Vitória), no bairro Distrito Industrial, a autorização para licitação de três obras que visam a ampliação do abastecimento de água no município. Juntas, elas representam um investimento de R$ 100 milhões e fazem parte de um plano de ações voltadas para Petrolina que vão garantir a segurança hídrica da cidade pelos próximos 15 anos, com recursos já garantidos pelo empréstimo internacional entre a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e o New Development Bank (NDB).
 
“Estamos muito felizes em poder garantir esses recursos para essa cidade, que está ao lado do Rio São Francisco, mas, ao longo dos últimos dez anos, os investimentos da Compesa não acompanharam o desenvolvimento da cidade. Agora é a hora de virar o jogo e isso já começou. Nosso time tem trabalhado incansavelmente para que todo pernambucano e pernambucana possa ter acesso à água. Na Compesa, já temos garantidos R$ 5 bilhões para investimentos. É um recurso que há muito tempo a Compesa não vê, para poder garantir água tratada na casa das pessoas”, declarou a governadora Raquel Lyra.
 
Foram autorizadas as licitações para construção da Estação de Tratamento de Água – ETA São Francisco, com capacidade de 400 l/s, no valor de R$ 25 milhões, cujo edital será publicado em até 30 dias; a licitação da obra de reforço de abastecimento para os bairros Pedra Linda e João de Deus, no valor de R$ 400 mil, que vai beneficiar 12 mil pessoas; e a publicação de edital para a obra de recuperação estrutural do Reservatório Elevado da Estação de Tratamento de Água – ETA 1, no valor de R$ 4 milhões.
 
Também foram anunciados R$ 40 milhões para a construção de uma adutora, que vai fazer com que a água saia da ETA e vá para a cidade; R$ 23 milhões em expansão de redes de abastecimento e de requalificação das adutoras internas; R$ 5 milhões para um reservatório; mais R$ 5 milhões para um projeto de requalificação da estrutura de esgotamento de Petrolina, e mais recursos para uma estação em Lagoa Grande, que vai atender o distrito de Izacolândia.
 
Na Estação de Tratamento de Água – ETA São Francisco, são incrementados 400 litros por segundo, onde atualmente trabalha com 1.100 litros por segundo. Isso garante que Petrolina tenha água para toda a população durante os próximos 15 anos. 
 
O presidente da Compesa, Alex Campos, destacou que as obras vão garantir o abastecimento contínuo em toda a cidade. “Petrolina é uma cidade em constante expansão e a nossa meta, com a conclusão das obras, é dialogar com a Petrolina do presente e do futuro, assegurando a ampliação da produção e também do tratamento da água. As obras trazem segurança hídrica para o sistema, garantindo o abastecimento diário de água à população ao longo dos anos. São obras importantes também de expansão de esgotamento sanitário. A cidade ainda tem 20% da sua região não atendida por rede de esgoto e estamos avançando para dar velocidade a essa ampliação”, disse. 
 
Em Petrolina, o Governo de Pernambuco, por meio da Compesa, está executando obras de expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro Padre Cícero, cujo objetivo é a melhoria da qualidade de vida para os moradores do bairro, que terão acesso a saneamento. A iniciativa, em execução na rua Papa Capim, prevê a implantação de quatro mil metros de rede coletora de esgoto e ramal condominial, em diâmetros de 100mm a 200mm. Com aporte de R$ 582 mil, a conclusão dos serviços está prevista para janeiro do próximo ano.
 
Também estiveram na agenda o secretário estadual da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; a secretária da Mulher, Juliana Gouveia; e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.