segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Morre Ciano Alves, músico do grupo Quinteto Violado, e um dos filhos ilustre de Garanhuns

Luciano Alves - Ciano Alves como era conhecido carinhosamente no meio artístico, e pelos amigos, nasceu em Garanhuns - PE, 1959.


Um talentoso músico garanhuense e integrante do icônico Quinteto Violado. Ciano foi uma figura singular na cultura de Garanhuns, tendo contribuído de maneira notável para a música e as artes em nossa cidade.

Quinteto Violado é um conjunto instrumental-vocal brasileiro formado em 1970, na cidade de Recife, que se caracteriza pela interpretação de músicas nordestinas e a realização de pesquisas sobre o folclore brasileiro.


Ciano Alves fez parte da história do Quinteto Violado, onde em sua formação original eram: Toinho (Antônio Alves, Garanhuns - PE, 1943 - 2008), canto e baixo acústico; Marcelo (Marcelo de Vasconcelos Cavalcante Melo, Campina Grande - PB, 1946), canto, viola e violão; Fernando Filizola (Limoeiro - PE, 1947); Luciano (Luciano Lira Pimentel, Limoeiro - PE, 1941 - 2006), percussão, e Sando (Alexandre Johnson dos Anjos, Garanhuns, 1959), flautista, na década de 1990 passou a ser integrado por Toinho, baixo acústico, compositor, cantor e diretor musical do conjunto; Marcelo, violonista, violeiro, cantor e compositor; Ciano (Luciano Alves, Garanhuns - PE, 1959); Roberto Menescal (Roberto Menescal Alves Medeiros, Garanhuns, - PE, 1964), cantor e percussionista; e o tecladista e arranjador Dudu (Eduardo de Carvalho Alves, Recife - PE, 1970).

Em 2024, a música "Palavra Acesa" (1978) foi repetida como parte da trilha sonora original do remake da novela "Renascer" (1993), da Rede Globo de Televisão. A música foi tema do personagem "Tião Galinha" (Irandhir Santos), um trabalhador rural em situação de extrema vulnerabilidade em busca do sonho de ter um pedaço de terra para plantar a sua subsistência com a esposa e filhos. Aos poucos, ele descobre a força da expressão das palavras e a entrada da música ocorre impactante nos momentos e cenas marcantes da sua luta pela justiça social. Isso gerou no público uma onda de busca pela música, sua letra e significado na internet.


O Deputado Izaías Régis lamentou a morte do músico de Garanhuns, pois Lembra com carinho do primeiro Festival de Inverno de Garanhuns, quando tive a honra de colocar o Quinteto Violado para se apresentar, momento que marcou a história cultural do município. Ciano Alves e o Quinteto sempre foram presença garantida nos eventos da nossa gestão, e ele, com sua humildade e dedicação, fez questão de prestigiar cada um desses momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário