Por Edmar Lyra
Vice-prefeito de Raquel Lyra por dois mandatos, Rodrigo Pinheiro assumiu a prefeitura de Caruaru em abril de 2022 sob forte dúvida de como se daria a gestão. Suceder Raquel não seria tarefa das mais fáceis porque a comparação seria inevitável. Na disputa, Raquel Lyra acabou vencendo o governo de Pernambuco, contrariando prognósticos de muitos que apostavam que ela ficaria na quinta colocação.
Desde 2023 que Rodrigo e Raquel iniciaram uma parceria administrativa entre o município e o estado, garantindo investimentos e obras que melhorassem a vida das pessoas. Bem-avaliada em Caruaru, Raquel seria de longe a principal eleitora da cidade, tanto por ter sido prefeita como também por ocupar o cargo máximo do estado.
Na pré-campanha, Rodrigo Pinheiro já liderava o processo com vários levantamentos apontando para uma vantagem significativa sobre seus adversários, mas o quadro apertou e Zé Queiroz começou a ameaçar sua liderança, em especial após o anúncio de Tonynho Rodrigues como seu vice.
De fato houve um risco real de vitória de Queiroz, que é de longe um dos maiores políticos da história de Caruaru, mas as últimas pesquisas foram unânimes em apontar um descolamento de Rodrigo em relação a Queiroz, tendo entre três e oito pontos de vantagem no Datafolha e no DataTrends, respectivamente.
Faltando cerca de quinze dias para a eleição, o viés é de Rodrigo Pinheiro, que contou com a força de Raquel Lyra para desequilibrar o jogo e garantir uma virada de chave em Caruaru. Os próximos passos ditarão o futuro da disputa, mas caberá a Rodrigo manter o bom momento da campanha, enquanto a Queiroz caberá criar um fato novo que possa reverter a tendência hoje favorável ao atual prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário