Um dos criadores da Garanhuns foi José Carlos dos Santos (Cacau) como é conhecido pelos amigos, o evento teve início em 1990 quando os amigos da "Confraria Clube da Esquina" lançaram a ideia e tiveram a ousadia de realizá-la, contando para tal, com o apoio da Prefeitura Municipal. Foi o primeiro carnaval fora de época realizada fora da Bahia, acontecendo em seguida a Micarande em Campina Grande, uma semana após. Cacau foi um dos incentivador e criadores da Garanheta
|
Cacau com o amigo Izaías Régis |
Fato curioso é que a primeira Garanheta teve sua data de início marcada para oSábado de aleluia daquele an o (1990, Sexta-feira Santa, após a meia-noite) quando um pequeno bloco intitulado "Biriteiros da Meia-Noite" abriu a festa, madrugada adentro, ao som do mini-trio elétrico "Energia" e da banda "Ratos de Cana" composta pelos amigos de Confraria". A decisão de iniciar a festa naquele dia e naquela hora gerou intensa polêmica na cidade, tendo a Igreja Católica assumido a frente dos protestos. Mas, o que teria levado os organizadores a marcar o início da festa naquele dia e naquela hora? É que, tradicionalmente acontecia na cidade, no sábado de Aleluia, um Baile Carnavalesco intitulado Micareme, de onde veio a ideia de começar a festa nos primeiros minutos do Sábado.
Apesar de todos os protestos a festa aconteceu e foi um sucesso. O único bloco (se é que se pode chamar de bloco) era "Os Biriteiros da Meia-Noite". Nas noites do sábado e domingo, a festa foi animada por um único trio, o pernambucano Asas da América, àquela época, a maior expressão em termos de trio elétrico no estado.
Com tudo isso, teve o reconhecimento de um dos Blocos "O BICHO" a sua luta para que essa festa fosse e pudesse acontecer, e Cacau foi homenageado.
Em 19 de abril de 2001, cacau tem o reconhecimento do 71º BI MTZ, através do Tnt. Cel Ferraz, que confere a Cacau o Diploma "Amigos do Batalhão", pelos seus relevantes serviços prestados aquela Organização Militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário