Os mandados são do ministro Alexandre de Moraes são cumpridos na casa do ex-presidente no PL; ele também tirou as redes sociais de Bolsonaro
Por Robson Bonin
Jair Bolsonaro. (Miguel SCHINCARIOL/AFP)
A Polícia Federal cumpre mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, nesta sexta, em Brasília. Ele é alvo de medidas restritivas e vai passar a usar tornozeleira eletrônica para evitar uma fuga do país. Ainda não está claro se Bolsonaro será conduzido para colocar o aparelho ou se a PF instalará a tornozeleira na casa do ex-presidente.
O ex-presidente também está proibido de falar com o filho Eduardo Bolsonaro que está nos Estados Unidos. Bolsonaro também está proibido de usar redes sociais.
Os mandados são do ministro Alexandre de Moraes e estão sendo cumpridos na casa do ex-presidente e em endereços ligados ao Partido Liberal, legenda de Bolsonaro.
Empresa Hug Education trouxe abordagens e metodologias para trabalhar o tema nas escolas
Com foco na disseminação da metodologia da educação socioemocional, a Hug Education foi convidada para apresentar uma palestra para secretários de educação de Pernambuco sobre a abordagem do tema dentro das escolas. O evento aconteceu nesta quinta-feira (17), em Caruaru, como parte da programação do 3º Colegiado de Secretários Municipais de Educação promovido pelo Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape).
Com cerca de 50 participantes entre secretários municipais, coordenadores pedagógicos, técnicos e representantes das redes de ensino de 30 municípios consorciados, o encontro teve como objetivo principal o fortalecimento da gestão educacional, promovendo um espaço de escuta, formação e alinhamento de estratégias entre os gestores.
Participando da programação com a palestra “Educação Socioemocional: Liderança Humanizada”, ministrada por Maíse Menezes e Andreia Zorretti, a Hug Education trouxe para os presentes uma reflexão sobre o papel estratégico da metodologia como inspiração das equipes e fortalecimento do bem-estar coletivo nas redes de ensino.
A palestrante convidada, Andreia Zorretti, destacou a força da temática da educação socioemocional em ampliar o olhar dos gestores que atuam nos munícipios de Pernambuco. “Nós somos os profissionais do futuro e precisamos nos desenvolver nesse sentido para cuidar das pessoas e ensiná-las sobre essas competências e habilidades. Em uma reunião com pessoas de diversas cidades a intencionalidade é muito mais ampla”, salientou.
Ainda segundo Andreia, a oportunidade de levar o propósito de formação integral para tantos municípios, estudantes e líderes das escolas agrega não só internamente, mas para toda sociedade. “Essa formação de habilidade não é apenas para as crianças, mas para os jovens e adultos também. Como atuamos, afetamos, somos afetados e como lidamos com tudo isso impacta no ser humano. Em uma sociedade que adoece rápido e coletivamente, quanto mais nós investirmos no desenvolvimento socioemocional, mais iremos contribuir para que seja mais saudável”, pontua.
O foco da HUG foi de sensibilizar os secretários de educação e demais convidados sobre a importância da educação socioemocional no contexto da Educação do Século XXI, apresentando os impactos dessa metodologia na realidade das redes municipais. A participação visou promover reflexão, engajamento e abertura para futuras conversas institucionais nesta região. Na oportunidade, foram entregues kits com materiais institucionais e brindes, além de uma carta de intenção que os gestores assinaram, demonstrando interesse na metodologia.
Para a gerente pedagógica da Hug Education, Maíse Menezes, eventos como esse promovem a aproximação e o diálogo entre a proposta da metodologia socioemocional e os munícipios parceiros do consórcio. “É importante falar sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais em um ambiente escolar que acolhe estudantes da educação básica. Consideramos todo o nosso diferencial teórico, rotina de aula e as ferramentas psicopedagógicas. As escolas podem ser contempla com a melhoria da aprendizagem, convivência e redução da violência”, ressalta.
De acordo com a Hug Education, o evento foi uma oportunidade de diálogo direto com os responsáveis pelas decisões das redes municipais, podendo demonstrar como a educação socioemocional contribui para fortalecer as políticas públicas, além de estreitar relações institucionais e contribuir com práticas alinhadas à BNCC e às necessidades locais.
É lamentável e inaceitável o que temos acompanhado durante o Festival de Inverno de Garanhuns. Um evento que deveria ser espaço de cultura, arte e alegria está sendo manchado por disputas políticas, desorganização e violência.
Não podemos naturalizar agressões, especialmente quando direcionadas a representantes do Poder Legislativo. Uma agressão a um membro do legislativo é uma agressão à população que ele representa, um ataque à democracia e ao direito ao debate livre e respeitoso.
Infelizmente, o atual cenário do nosso município nos causa tristeza e preocupação. Garanhuns merece mais: merece respeito, paz e um festival que una as pessoas em torno da cultura, e não um palco de violência e rivalidade política.
Seguiremos atentos e firmes na defesa do respeito à nossa cidade, aos cidadãos e à nossa tradição cultural.
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, divulgou o balanço das principais ações da política estadual de prevenção à violência realizadas entre janeiro e junho de 2025. As iniciativas integram o Programa Juntos Pela Segurança, eixo estratégico do Governo do Estado, que tem colocado a prevenção como pilar central da política de segurança pública.
Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, a política de prevenção à violência vem sendo fortalecida como estratégia de Estado, com foco em ações intersetoriais, descentralizadas e baseadas em evidências. “A prevenção tem sido tratada com prioridade em nosso governo. Estamos avançando na construção de um Pernambuco mais justo, seguro e humano, a partir de um esforço conjunto com os municípios e a sociedade”, destaca a secretária Joanna Figueirêdo, titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência.
“Ao longo do primeiro semestre, temos reforçado uma política de segurança cidadã, que entende que levar cidadania a quem mais precisa é também uma forma de salvar vidas, fortalecer vínculos sociais e reconstruir a confiança das comunidades no poder público”, destaca ainda Joanna.
Entre os principais avanços do semestre estão a interiorização das políticas públicas, o fortalecimento da rede de atendimento à população em situação de vulnerabilidade e a ampliação da escuta qualificada em territórios prioritários.
*Campanha “Prevenir é Massa”: cidadania também no Carnaval distribuiu cerca de 175 mil materiais de prevenção*
Durante o período de Carnaval, o Governo de Pernambuco promoveu a campanha “Prevenir é Massa”, voltada para a promoção de direitos e da prevenção à violência nos municípios com polos carnavalescos. A ação contou com a entrega de materiais educativos, orientações sobre direitos, prevenção a violações e difusão de canais de denúncia. A campanha visou garantir um Carnaval mais seguro, com foco na proteção de grupos historicamente mais discriminados, a exemplo, da população idosa, com deficiência, étnico-racial e LGBTQIA+.
Ao todo, mais de 175 mil materiais de divulgação contra a violência foram distruídos no período carnavalesco, entre ventarolas, folders, adesivos, faixas; também cards para a as redes sociais.
*Juntos pela Cidadania: mais de 20 mil atendimentos em comunidades vulneráveis*
Um dos destaques do período foi o fortalecimento do Juntos pela Cidadania, que já contabiliza cerca de 20 mil atendimentos diretos em comunidades marcadas pela exclusão social. A edição mais recente ocorreu em Bonito, no último dia 15 de junho, com mais de 1.700 atendimentos realizados.
A iniciativa promove a presença do Estado em territórios com altos índices de vulnerabilidade social, ofertando serviços gratuitos de cidadania, saúde, justiça social, inclusão produtiva e orientação jurídica. O objetivo é garantir o acesso a direitos e reconstruir vínculos entre o poder público e a população.
Já foram realizadas diversas edições do Juntos Pela Cidadania pelo Estado de Pernambuco. Entre as cidades estão: Bonito, Vicência, Petrolina, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata e, em breve, Ouricuri.
*Apoio aos municípios com suporte técnico internacional. Foram 10 municípios a princípio e a meta é atingir 42 no total*
Outro marco importante foi o início da assessoria técnica aos municípios pernambucanos para a construção de políticas locais de prevenção à violência. A ação começou com um seminário no dia 12 de junho em Moreno, que reuniu os 10 primeiros municípios, dos 42 que estão como meta, contemplados com o suporte do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), com articulação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Governo de Pernambuco e organismos internacionais. Como parte do processo, será firmado um Termo de Compromisso Tripartite, estabelecendo responsabilidades conjuntas entre Estado, municípios e organismos da ONU.
*Mediação de Conflitos: mais de 8 mil atendimentos*
O serviço estadual de mediação de conflitos também apresentou resultados expressivos: entre janeiro e maio de 2025, foram realizados 8.661 atendimentos em todo o estado. O serviço atua na resolução pacífica de divergências familiares, escolares, de vizinhança e de consumo, promovendo o diálogo, o acolhimento e a reconstrução dos laços sociais. A mediação tem se mostrado uma ferramenta eficaz para diminuir tensões e prevenir a escalada da violência nos territórios.
O serviço estadual de mediação de conflitos também apresentou resultados expressivos: entre janeiro e junho de 2025, foram realizados *11.794 atendimentos* em todo o estado.
*Atuação descentralizada dos Núcleos Estaduais de Prevenção. São 13 equipes em 10 espaços físicos*
Por meio dos Núcleos Estaduais de Prevenção Social (NEPS), unidades descentralizadas do Estado, a política de prevenção vem sendo efetivada diretamente nas comunidades, em parceria com o programa Balcão de Direitos e serviços municipais. A ação “NEPS em Ação” vem garantindo serviços essenciais nos territórios. No primeiro semestre de 2025, foram emitidas 329 certidões, realizados 499 atendimentos de saúde, 84 de assistência social e 879 orientações sobre mediação de conflitos e acesso a políticas públicas.
Ao todo, são 13 equipes em 10 espaços físicos. Encontrados em: Cohab, Iputinga com equipes na Várzea, Afogados na cidade do Recife e a equipe de Camaragibe, que também fica na Iputinga; Jaboatão dos Guararapes; Olinda; Paulista; Palmares; Vitória de Santo Antão; Caruaru; Petrolina; e Cabo de Santo Agostinho.
Além de tudo isso, temos o ônibus que faz atendimento de forma itinerante: as Unidades Móveis de Atendimento (UMA). No Sertão: 3 vans; Agreste e Matas: 2 vans; RMR: 1 micro-ônibus.
*Prevenção como eixo central da segurança pública*
“Estamos consolidando uma política pública que entende a prevenção como estratégia central de segurança. Estudos de organismos como a ONU e o BID mostram que territórios com maior acesso a direitos, educação, cultura e assistência social têm significativamente menos violência letal. Nosso esforço é garantir que o Estado chegue primeiro — com oportunidades, acolhimento e justiça social”, afirma Camilla Iumatti, secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência.
A política estadual de prevenção à violência em Pernambuco segue o princípio da atuação territorializada, intersetorial e baseada em evidências, reconhecendo que o enfrentamento da violência exige ações estruturantes, com foco na equidade, no fortalecimento dos vínculos comunitários e na promoção da dignidade humana.
“Seguimos firmes no compromisso com uma política de segurança cidadã. Levar cidadania a quem mais precisa é também uma forma de salvar vidas, fortalecer vínculos sociais e reconstruir a confiança das comunidades no poder público”, destaca a secretária Joanna Figueirêdo, secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência.
Animação tomou conta da Praça Mestre Dominguinhos com Monica Almeida, Aduílio Mendes, Mano Walter e Mari Fernandez
A quarta-feira (16) no 33º Festival de Inverno de Garanhuns foi dedicada ao forró. Ao som de Monica Almeida, Aduílio Mendes, Mano Walter e Mari Fernandez, o público encheu a Praça Mestre Dominguinhos com muita animação e alegria.
Monica Almeida foi responsável por iniciar a noite de festa com seu forró eletrônico. Em seguida, Aduílio Mendes, ex-vocalista de Mastruz com Leite e Magníficos, trouxe um repertório repleto de clássicos do “forró das antigas” e também novos trabalhos.
O alagoano Mano Walter fez o público vibrar e dançar com músicas que ilustram o cotidiano do interior do Nordeste. Fechando a noite, Mari Fernandez fez sua estreia no Festival de Inverno de Garanhuns, com um repertório original que mistura forró e sertanejo: “Em um festival tão grande como o FIG, é de extrema importância ter vários estilos musicais, essa mistura e encontro de gerações”, comentou a cantora.
Na quinta-feira (17), a programação do 33º FIG continua com circo, artes e música. Na Praça Mestre Dominguinhos, Danilo e Dellano, Carlos e Fábio, César Menotti e Fabiano e Bruno e Marrone estrelam a noite dedicada ao sertanejo.
Com o tema “Tradição Viva, Cultura em Movimento”, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, com patrocínio da Esportes da Sorte e Governo de Pernambuco e apoio de O Boticário, Sesc e Sebrae.
Fotos: Ailton Vieira, Paula Mayer e Hilton Marques (PMG)
Durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), a Polícia Civil de Pernambuco disponibilizou diversos pontos para registro de Boletins de Ocorrência (B.O.), visando garantir maior agilidade no atendimento à população e reforçar a segurança no evento.
Confira os locais onde o serviço estará disponível:
18ª Delegacia Seccional de Garanhuns Rua Joaquim Nabuco, 189 – bairro São José
1ª Delegacia de Polícia Rua Dantas Barreto, 132 – bairro São José
2ª Delegacia de Polícia Rua Joaquim Távora, 259 – bairro Heliópolis
Delegacia Móvel (ônibus – em funcionamento durante o evento) Parque Euclides Dourado – Avenida Júlio Brasileiro, bairro Heliópolis
Delegacia no Centro de Comando e Controle (somente durante o evento) Localizada no Centro Cultural
A Polícia Civil orienta que, em caso de ocorrências, a população procure um dos pontos de atendimento mais próximos para formalização da denúncia e demais procedimentos legais.
Oito pessoas foram condenadas pela Justiça Federal por aplicar golpes milionários contra o INSS entre 2016 e 2023. O esquema operava principalmente em Garanhuns e Itamaracá (PE) e criou 727 benefícios falsos usando documentos e identidades fictícias.
A quadrilha era formada por três núcleos familiares de Águas Belas e tinha funções bem definidas. Eles chegaram a usar “idosos de aluguel”, levados até agências para sacar o dinheiro dos benefícios falsos. A investigação começou após uma dessas pessoas morrer em um acidente de carro a caminho do banco.
Além de idosos, o grupo também usou crianças e adolescentes no golpe - até os próprios filhos. O juiz classificou a conduta como “extremamente reprovável”.
Os condenados foram: Chirllan Leandro Pedrosa, Safira Pedrosa Santos (Luciana Leandro da Silva), Jéssica Pedrosa Santos, José Luiz dos Santos, José Augusto Ferreira da Silva, Erick Leandro Ramos e Margarida Letycia dos Santos Gomes.
As penas variam de 10 a 18 anos de prisão em regime fechado, mais multa. Chirllan, apontada como líder, pegou 18 anos e 8 meses. Todos terão que devolver, juntos, R\$ 117,1 milhões aos cofres públicos.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está com inscrições abertas para a cerimônia de reconhecimento de união estável destinada a 50 casais. Os interessados têm até o dia 14 de agosto para comparecer ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Recife, localizado no quinto andar do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, e efetuar o registro.
Para se inscrever, é necessário apresentar os seguintes documentos, em versão original e cópia: Carteira de Identidade (RG), CPF, certidão de nascimento ou de casamento (emitida há no máximo 180 dias), comprovante de residência, documentos dos filhos (se houver) e documentação comprobatória de bens (se houver). Também é exigida a presença de duas testemunhas que possam atestar a convivência do casal.
A cerimônia de reconhecimento de união estável será realizada no dia 15 de agosto, às 10h, no Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, durante as celebrações do aniversário do TJPE.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (81) 3181-0541.
Ignorando o Alerta Preventivo e consequente Auditoria Especial e Processo nº 25101114-8 do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), provocados por denúncia e pelo Ministério Público de Contas (MPC-PE), assim como a Notícia de Fato instituída pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), voltou a subir ao palco do FIG nessa quarta-feira, dia 16, para anunciar algumas das atrações do Viva Garanhuns 2026.
Clique na imagem para assistir o Vídeo.
Ao lado da secretária de Cultura e Turismo, Sandra Albino, o Prefeito registrou as presenças de Xandy Avião; Limão com Mel; Baby Som; Dorgival Dantas; Batista Lima e Nando Cordel na programação do Evento que é considerado a Abertura do São João no Nordeste e que deve ser realizado em abril do próximo ano. A expectativa é que o Prefeito Garanhuense volte ao palco nesta quinta-feira, dia 17, em que a programação deve atrair o maior público do Evento neste ano.
Com o Gesto, Sivaldo demonstra não se preocupar com as consequências do ato, uma vez que as aparições dele no Palco em todas as noites de programação do Festival de Inverno até agora, podem ser consideradas como promoção pessoal, podendo ensejar em ações de improbidade administrativa, diante da recorrência do fato.
Ao se posicionar sobre as providências do TCE-PE, MPC-PE e MPPE, que investigam “possíveis irregularidades envolvendo o uso da estrutura do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) para promoção pessoal do Gestor”, o Prefeito de Garanhuns, afirmou ter recebido a notificação e que prestará os esclarecimentos “com tranquilidade e responsabilidade”. Albino disse ainda que sua participação no palco ocorreu “de forma institucional”, com foco na divulgação do evento e no anúncio de atrações para 2026.
Para Sivaldo, as aparições dele no Palco da Praça Mestre Dominguinhos contribuem positivamente para o sucesso do Festival.
Vende-se ou troca-se um terreno escriturado, à 5 km de Garanhuns com meio hectares próprio para indústria e chácara, ou churrascaria, pertinho do terreno onde vai ser construído o Hospital Regional Mestre Dominguinhos, e a Maternidade, terreno com água da Compesa e do rio, e transformador com 35 KVA, logo ali na estrada de São Pedro, a 300 metros da Br 234. terreno pronto para construir ou morar, venha fazer um bom Negocio, vendas com José Carlos (Cacau) (87) 99988-6665.
Uma confusão entre o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), e o vereador Ruber Neto (PSD) foi registrada no fim da tarde desta quinta-feira, dia 17, na Praça Mestre Dominguinhos, durante o Festival de Inverno.
O episódio foi gravado por populares e pela equipe do Parlamentar, e repercute nas redes sociais.
Segundo Ruber, o Prefeito o agrediu fisicamente, arrancou o microfone usado em uma gravação e ordenou que seus seguranças tentassem apagar imagens registradas por um cinegrafista. “Ele me chamou de ‘maloqueiro’ e partiu para cima, tomando o microfone da minha mão”, declarou o vereador, que prestou queixa na Delegacia de Polícia Civil e disse que acionará o Ministério Público e o Tribunal de Contas.
Nas imagens, é possível ver empurrões e confusão entre membros das duas equipes. Também aparecem o deputado estadual Cayo Albino, o secretário de Obras Fá Albino, além de assessores e seguranças. O objeto disputado não é claramente identificado nos vídeos.
Ruber Neto tem se notabilizado nos últimos dias por fiscalizações no Festival, ação denominada por ele como “Blitz no FIG”, com vistorias em estruturas e análise de documentos.
Até o momento, o Prefeito Sivaldo Albino não se pronunciou. Informações obtidas pelo Blog do Carlos Eugênio indicam que ele deve falar sobre o caso nessa sexta, dia 18. A Secretaria de Comunicação não respondeu aos contatos.
A Polícia Civil deve investigar o caso. O espaço segue aberto para manifestações dos citados.
O Vereador Juca Viana teve mais um PROJETO DE LEI Nº 27/2025 por unanimidade, onde Institui e inclui no calendário oficial de eventos do município de Garanhuns, o DIA MUNICIPAL DO EDUCADOR SOCIAL, a ser comemorado anualmente no dia 19 de setembro.
Em sua justificativa Juca falou que o presente projeto de lei encontra-se embasado em iniciativas municipais de outros estados e municipios. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Paulo Freire, considerado um dos maiores educadores sociais do Brasil. A data foi instituída em março de 2008 para reconhecer a importância dos educadores sociais na luta contra a exclusão social.
Previsto na resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o trabalho do educador social tem o foco no desenvolvimento de atividades socioeducativas e de convivência e socialização visando à atenção, defesa e garantia de direitos e proteção aos indivíduos e famílias em situações de vulnerabilidade e, ou, risco social e pessoal, que contribuam com o fortalecimento da função protetiva, também prevê o desenvolvimento de atividades instrumentais para assegurar direitos, (re) construção da autonomia, autoestima, convívio e participação social.
Dentre os profissionais que compõem as equipes de referência do SUAS está o Educador Social, muitas vezes também chamado de Orientador Social. Esse profissional atua diretamente em ações que têm por objetivo o impacto social previsto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais para cada serviço, programa ou projeto realizado pelo SUAS. O Sistema Único de Assistência Social possui como foco prioritário a atenção às famílias, seus membros e aos indivíduos. Isso se dá por meio de serviços que promovem as seguranças sociais, de acordo com suas necessidades e situação de vulnerabilidade e risco social em que se encontram. O trabalho social desempenhado pelo Educador Social no SUAS busca promover o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, através de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.
Como podemos observar o papel do educador social é fundamental para o desenvolvimento das atividades socieducativas e o acesso das famílias e indivíduos aos serviços, programas, projetos, benefícios, transferência de renda, ofertados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Este profissional desempenha um importante papel nas atividades desenvolvidas. Seu cotidiano requer habilidades específicas, aliadas a conhecimentos no campo dos direitos humanos, sociais, educacionais, dentre outros. Trata-se de um profissional que contribui ativamente para o protagonismo e a autonomia de famílias e indivíduos. Com isso, garantem não apenas o fortalecimento destes, mas também os estimula a conquistarem um novo projeto de vida, possibilitando assim a superação de situações de fragilidades sociais vivenciadas.
A volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos já começa a produzir efeitos diretos na relação com o Brasil — e os sinais são preocupantes. Em um momento de fragilidade econômica global, o país se vê diante do risco de uma crise comercial com sua segunda maior parceria econômica, justamente em um cenário no qual o pragmatismo deveria prevalecer sobre os impulsos políticos e retóricos.
Trump não tem escondido sua insatisfação com o Brasil. Suas críticas recentes vão desde o crescimento do Pix — que ele vê como ameaça às big techs e ao mercado financeiro americano — até a acusação de conivência do país com pirataria, citando diretamente o comércio popular da Rua 25 de Março. Embora esses episódios possam parecer superficiais ou folclóricos, eles revelam algo mais profundo: a reconfiguração da política externa americana sob Trump, agora ainda mais voltada para o protecionismo, a unilateralidade e a punição a países que, em sua visão, competem de forma “desleal” com os interesses dos Estados Unidos.
A ameaça de impor tarifas ao Brasil não surge de um conflito pontual, mas de uma lógica econômica e geopolítica mais ampla: Trump vê o comércio internacional como uma disputa de forças, onde não há aliados duradouros, apenas interesses. Dentro dessa lógica, o Brasil se tornou um alvo — não por algo que tenha feito contra os EUA, mas pelo simples fato de ocupar espaços estratégicos em setores como alimentos, energia, serviços financeiros e tecnologia. O sucesso do Pix, por exemplo, representa para Trump não uma inovação brasileira, mas uma perda de espaço para empresas americanas. Isso é parte de uma visão distorcida, mas que mobiliza sua base política e pode embasar medidas econômicas punitivas.
O governo brasileiro ensaiou uma resposta firme, cogitando medidas de reciprocidade e tarifas sobre produtos americanos. Contudo, ao perceber a gravidade da situação e a assimetria da relação, recuou. E fez bem. Os Estados Unidos representam cerca de 15% de toda a corrente de comércio exterior do Brasil, enquanto o Brasil representa apenas cerca de 1,5% do comércio total americano. Isso significa que qualquer escalada terá um impacto muito mais danoso ao Brasil do que aos EUA. Setores como o agronegócio, a indústria de aviação e até a atração de investimentos diretos seriam os primeiros a sofrer os efeitos de um ambiente hostil.
O risco não é apenas econômico, mas político. Em busca da reeleição em 2026, o presidente Lula precisa preservar a estabilidade macroeconômica. Uma crise comercial de grandes proporções com os Estados Unidos — ainda mais provocada por fatores ideológicos ou impulsos momentâneos — pode desorganizar o câmbio, pressionar a inflação, travar investimentos e, sobretudo, minar o humor do eleitorado. A oposição certamente explorará qualquer sinal de isolamento internacional para fragilizar sua imagem.
Mais do que resistir ou reagir, o Brasil precisa responder com diplomacia e inteligência. Esta não é uma guerra entre líderes ou entre ideologias. É uma disputa por espaço em um mundo cada vez mais protecionista. E, nela, vencerá quem souber jogar com estratégia, e não com bravatas.
O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), voltou a subir ao palco do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) na noite de 16 de julho, desta vez para anunciar algumas atrações do Viva Garanhuns 2026, que começa a tomar forma.
Por V&C Garanhuns
Acompanhado da secretária de Cultura, Sandra Albino, sua irmã, o gestor revelou Xandy Avião como a grande atração do evento, além de confirmar Limão com Mel, Baby Som, Dorgival Dantas, Batista Lima e Nando Cordel na programação.
Sivaldo voltou ao palco do FIG dois dias depois de o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) abrir uma auditoria especial para apurar se as aparições de dele no palco do FIG ferem o princípio da impessoalidade, previsto na Constituição.
Em sua defesa, Sivaldo afirmou que suas participações no FIG são institucionais, com o objetivo de promover e divulgar o evento. “Minha presença busca impulsionar o evento, trazendo informações como a antecipação de artistas para 2026, algo inédito para planejar e fortalecer o festival”, declarou o gestor.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu vetar, nesta quarta-feira (16), o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, no último dia 25 de junho, que aumentava o número de deputados federais de 513 para 531.
A decisão foi tomada pelo presidente durante uma reunião com auxiliares no Palácio da Alvorada. Lula tinha até esta quarta para escolher sancionar ou vetar a proposta que busca aumentar a quantidade de parlamentares a partir da próxima legislatura. Caso não se pronunciasse, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, avisou que promulgaria o aumento.
Após a decisão de Lula, o Congresso Nacional analisará o veto, que poderá manter ou derrubar a decisão. No caso de derrubada, o projeto passa a valer, apesar da negativa do presidente.
Em 2023, a proposta foi aprovada após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar que fosse atualizada a distribuição das cadeiras da Câmara a partir de novos dados demográficos do país, com base no último censo.
Porém, o STF estabeleceu que a Câmara seguisse com 513 parlamentares, mas que determinados estados estivessem sujeitos a reajustes para atender a variações apresentadas pelos novos dados demográficos do país.
Uma Ação Popular com pedido de liminar foi protocolada nesta quarta-feira, dia 16, na Vara da Fazenda Pública de Garanhuns e contesta a suposta exploração irregular de espaço público durante o 33º FIG.
O Processo nº 0004834-61.2025.8.17.2640, é assinado pelo deputado Federal Fernando Rodolfo (PL) e tem como alvos a Prefeitura de Garanhuns; a empresa vencedora da licitação para exploração dos camarotes e a empresa responsável por uma estrutura extra instalada na Praça Mestre Dominguinhos.
Segundo a ação, uma área localizada em frente ao palco principal do evento, apelidada de “Cercadinho”, vem sendo explorada comercialmente como área VIP, embora não conste no edital de concessão onerosa publicado pela Prefeitura.
Para o autor da Ação, trata-se de uma "privatização irregular de bem público", em desacordo com os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa.
Além da suposta ilegalidade, a Ação destaca que a estrutura pode comprometer a segurança do público.
“Embora a empresa (...) tenha sido a vencedora da ata de homologação do pregão para concessão onerosa dos espaços públicos do Festival, quem de fato está explorando de forma comercial e ostensiva a área denominada ‘Cercadinho’ é a empresa (...) que promove a venda de ingressos em espaço privilegiado e restrito, em área frontal ao palco principal, sem qualquer previsão editalícia para tal uso”, registra outro trecho do Processo.
A Petição, assinada pelos advogados Emilio Duarte, Larissa Regina Veloso e Eloisa Lopes Claudino, requer a imediata suspensão da comercialização da área; o desmonte da estrutura e a proibição de novas vendas, sob pena de multa diária. O pedido de liminar ainda solicita autorização para uso de força policial e apoio de órgãos de emergência, caso necessário.
Diante da urgência e da continuidade da programação do FIG, é possível que a Justiça se manifeste sobre o pedido de liminar ainda nesta quinta-feira, dia 17.
Até o momento, a Prefeitura de Garanhuns e as Empresas citadas na Ação ainda não se pronunciaram publicamente sobre o caso. Estamos à disposição para publicar as versões dos citados nesta reportagem.
Em 18 de julho, Edson Cordeiro abre a programação, que segue até dia 26 na Capela do Seminário São José, dentro do Festival de Inverno de Garanhuns
A cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, será em julho cenário de mais uma celebração à música de câmara com a 18ª edição do Virtuosi na Serra. Integrando o calendário oficial do 33º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o evento promove seis concertos gratuitos nos dias 18, 19, 20, 24, 25 e 26, na Capela do Seminário São José. As apresentações começam sempre às 19h – aos domingos, às 18h30. Sob direção da pianista Ana Lúcia Altino, o festival reúne nomes de destaque da música clássica brasileira, oferecendo ao público uma experiência musical de excelência em apresentações intimistas e acessíveis.
A abertura do festival será na quinta-feira, dia 18, com a presença marcante do contratenor Edson Cordeiro, um dos artistas mais versáteis da cena musical nacional. Com carreira internacional consolidada, Cordeiro transita com maestria entre o barroco e a música popular brasileira. No Virtuosi, ele será acompanhado pela Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Carlos Anísio, em um repertório eclético que inclui obras de Bach, Mozart, Villa-Lobos, demonstrando sua habilidade única de cruzar fronteiras musicais com sofisticação.
No dia 19, o pianista Luis Felipe Oliveira apresenta recital dedicado a obras de grandes compositores do romantismo, como Brahms, Chopin e Liszt, além das cores impressionistas de Debussy. Natural de Gravatá, o músico é um dos nomes promissores da nova geração e já foi reconhecido em importantes premiações, como o 1º lugar no concurso Internacional de Piano Edna Bassetti Habith (2022) e o Coimbra World Piano Meeting Competition (2025), destacando-se por sua técnica refinada e sensibilidade interpretativa.
Já no dia 20, o palco será do Trio Capitu, formado por Sofia Ceccato (flauta), Janaína Perotto (clarinete) e Ariana Mendonça (fagote). Reconhecido por sua abordagem inovadora, o grupo aposta em performances interativas e no diálogo entre música instrumental e expressões contemporâneas. O repertório eclético trará de Antonio Vivaldi a Chiquinha Gonzaga.
SEGUNDA SEMANA - Abrindo o segundo fim de semana, dia 24 traz o encontro entre o premiado violista Rafaell Altino, músico pernambucano da Sinfônica de Odense, na Dinamarca, e o pianista paulista Lucas Thomazinho, em um recital com obras de Cesar Franck e Serge Rachmaninov, adaptadas para viola. No dia 25, Thomazinho volta ao palco com um recital solo que passeia por obras de compositores como Chopin e Ronaldo Miranda, reafirmando sua posição entre os pianistas mais promissores do Brasil.
O encerramento, no dia 26, será com o concerto “Uma Noite na Ópera”, com a aclamada soprano Adriane Queiroz acompanhada pela Orquestra Jovem de Pernambuco, sob regência de Nilson Galvão. Adriane, que integra há 23 anos o elenco fixo da Staatsoper de Berlim, interpretará árias consagradas da ópera internacional, como “Ave Maria”, da ópera “Otello” (Verdi), o prelúdio de “Carmen” (Bizet) e “Me Llamam la Primorosa”, da ópera “O Barbeiro de Sevilha” (Gimenez).
VIRTUOSI - Criado em 1998 no Recife, o Virtuosi é um dos maiores festivais de música de câmara do Brasil. Fundado pelos músicos Rafael e Ana Lúcia Garcia, o festival tem se destacado por seu compromisso com a promoção da música erudita e a formação de plateias. Ao longo de mais de 25 edições, o Virtuosi tem trazido grandes artistas e consolidado sua posição no cenário cultural brasileiro, com apresentações em diversas cidades de Pernambuco, além de eventos especiais como o Virtuosi Brasil, Virtuosi Sem Fronteiras e Virtuosi Século XXI. O festival tem sido um pilar no desenvolvimento da música de câmara no Brasil, promovendo masterclasses, workshops e concertos com instrumentistas de várias nacionalidades, sempre com a missão de enriquecer a cena cultural do país.
PROGRAMAÇÃO
XVIII VIRTUOSI NA SERRA - GARANHUNS
CAPELA DO SEMINÁRIO SÃO JOSÉ (Av. Rui Barbosa, 200, Heliópolis)