sexta-feira, 18 de julho de 2025

Educação socioemocional se torna foco em encontro do CONIAPE com secretários de educação de Pernambuco

 Empresa Hug Education trouxe abordagens e metodologias para trabalhar o tema nas escolas


Com foco na disseminação da metodologia da educação socioemocional, a Hug Education foi convidada para apresentar uma palestra para secretários de educação de Pernambuco sobre a abordagem do tema dentro das escolas. O evento aconteceu nesta quinta-feira (17), em Caruaru, como parte da programação do 3º Colegiado de Secretários Municipais de Educação promovido pelo Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape).

Com cerca de 50 participantes entre secretários municipais, coordenadores pedagógicos, técnicos e representantes das redes de ensino de 30 municípios consorciados, o encontro teve como objetivo principal o fortalecimento da gestão educacional, promovendo um espaço de escuta, formação e alinhamento de estratégias entre os gestores.


Participando da programação com a palestra “Educação Socioemocional: Liderança Humanizada”, ministrada por Maíse Menezes e Andreia Zorretti, a Hug Education trouxe para os presentes uma reflexão sobre o papel estratégico da metodologia como inspiração das equipes e fortalecimento do bem-estar coletivo nas redes de ensino.

A palestrante convidada, Andreia Zorretti, destacou a força da temática da educação socioemocional em ampliar o olhar dos gestores que atuam nos munícipios de Pernambuco. “Nós somos os profissionais do futuro e precisamos nos desenvolver nesse sentido para cuidar das pessoas e ensiná-las sobre essas competências e habilidades. Em uma reunião com pessoas de diversas cidades a intencionalidade é muito mais ampla”, salientou.


Ainda segundo Andreia, a oportunidade de levar o propósito de formação integral para tantos municípios, estudantes e líderes das escolas agrega não só internamente, mas para toda sociedade. “Essa formação de habilidade não é apenas para as crianças, mas para os jovens e adultos também. Como atuamos, afetamos, somos afetados e como lidamos com tudo isso impacta no ser humano. Em uma sociedade que adoece rápido e coletivamente, quanto mais nós investirmos no desenvolvimento socioemocional, mais iremos contribuir para que seja mais saudável”, pontua.

O foco da HUG foi de sensibilizar os secretários de educação e demais convidados sobre a importância da educação socioemocional no contexto da Educação do Século XXI, apresentando os impactos dessa metodologia na realidade das redes municipais. A participação visou promover reflexão, engajamento e abertura para futuras conversas institucionais nesta região. Na oportunidade, foram entregues kits com materiais institucionais e brindes, além de uma carta de intenção que os gestores assinaram, demonstrando interesse na metodologia.


Para a gerente pedagógica da Hug Education, Maíse Menezes, eventos como esse promovem a aproximação e o diálogo entre a proposta da metodologia socioemocional e os munícipios parceiros do consórcio. “É importante falar sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais em um ambiente escolar que acolhe estudantes da educação básica. Consideramos todo o nosso diferencial teórico, rotina de aula e as ferramentas psicopedagógicas. As escolas podem ser contempla com a melhoria da aprendizagem, convivência e redução da violência”, ressalta.

De acordo com a Hug Education, o evento foi uma oportunidade de diálogo direto com os responsáveis pelas decisões das redes municipais, podendo demonstrar como a educação socioemocional contribui para fortalecer as políticas públicas, além de estreitar relações institucionais e contribuir com práticas alinhadas à BNCC e às necessidades locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário