Com apresentações intimistas e repertórios diversos, o Seminário São José recebeu grandes nomes da música erudita brasileira, no Festival de Inverno de Garanhuns
Sob direção da pianista Ana Lúcia Altino, o XVIII Virtuosi na Serra proporcionou ao público um fim de semana de excelência musical no Festival de Inverno de Garanhuns. Realizado no Seminário São José, o polo apresentou uma programação dedicada à música clássica, em apresentações gratuitas, que reuniu um público expressivo ao longo dos três dias. As apresentações atraíram tanto amantes da música clássica quanto novos ouvintes, confirmando o Virtuosi como um dos momentos mais prestigiados da programação cultural do FIG.
A abertura, na sexta-feira (18), ficou por conta do contratenor Edson Cordeiro, conhecido por sua presença cênica. Ao lado da Orquestra Jovem de Pernambuco, sob regência de Carlos Anísio, Cordeiro apresentou um repertório que transitou entre o barroco e a música popular brasileira, com obras de Bach, Mozart e Villa-Lobos.
No sábado (19), o destaque foi o pianista Luis Felipe Oliveira, jovem talento pernambucano que vem conquistando prêmios e reconhecimento dentro e fora do país. No recital, ele interpretou obras de grandes mestres do romantismo, como Brahms, Chopin e Liszt, além de peças impressionistas de Debussy.
Encerrando o final de semana no Virtuosi, o domingo (20) foi marcado pela apresentação do Trio Capitu, formado por Sofia Ceccato (flauta), Janaína Perotto (clarinete) e Ariana Mendonça (fagote). O grupo, reconhecido por sua abordagem inovadora e interativa, trouxe ao palco um repertório que uniu tradição e contemporaneidade, com peças de Antonio Vivaldi a Chiquinha Gonzaga, promovendo um verdadeiro diálogo entre épocas e estilos.
A programação do XVIII Virtuosi na Serra segue nesta semana, com mais três dias de apresentações no Seminário São José. Na quinta-feira (24), o palco recebe o violista Rafaell Altino ao lado do pianista paulista Lucas Thomazinho, a partir das 19h. Na sexta (25), Thomazinho retorna ao festival com um recital de piano solo. O encerramento, no sábado (26), será com o concerto especial “Uma Noite na Ópera”, protagonizado pela aclamada soprano Adriane Queiroz, acompanhada pela Orquestra Jovem de Pernambuco, sob regência de Nilson Galvão.
Com o tema “Tradição Viva, Cultura em Movimento”, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, com patrocínio da Esportes da Sorte, Banco do Nordeste, e Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe, e apoio de O Boticário, Sesc e Sebrae.
Fotos: Hilton Marques e Paula Mayer
Nenhum comentário:
Postar um comentário