Ação inédita, o “Forma PE” oferecerá gratuitamente atividades formativas em seis municípios-sedes; inscrições já estão disponíveis de forma on-line
Foto: Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe
Além de proporcionar uma imersão na diversidade cultural e celebrar o orgulho pernambucano, o Festival Pernambuco Meu País 2025 promove mais uma ação inédita: o “Forma PE”, um núcleo itinerante de formação pelo Estado. De forma gratuita, o projeto oferecerá aulas práticas e teóricas, como oficinas e workshops, em seis municípios-sedes do evento. As atividades acontecem de 24 de julho a 6 de setembro e as inscrições já estão disponíveis de forma on-line, através de formulário.
Reiterando o compromisso do Governo de Pernambuco com a capacitação de quem faz cultura no Estado, o “Forma PE” objetiva fortalecer a profissionalização de artistas, produtores, artesãos e fazedores de cultura, mostrando, na prática, como planejar projetos, acessar editais, organizar cronogramas e transformar ideias criativas em oportunidades.
Para a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, o “Forma PE” é uma das ações que evidencia o Festival Pernambuco Meu País como uma política pública de Estado. “Com uma metodologia prática e democrática, o projeto disponibiliza recursos que fortalecem a capacitação e a profissionalização dos artistas e produtores culturais, o que tende a promover um impacto direto na criação de renda e no fortalecimento da economia criativa”, ressalta.
Ao todo, serão disponibilizadas 505 vagas para as atividades de formação nas cidades de Salgueiro, Buíque, Pesqueira, Gravatá, Arcoverde e Caruaru. Aos interessados, é pedido que as inscrições sejam feitas com atenção, escolhendo as atividades em cada cidade. Ao final do preenchimento do formulário e submissão, uma mensagem de confirmação chegará ao e-mail cadastrado. Todos os participantes receberão certificado digital.
PROGRAMAÇÃO
Para o município de estreia, Salgueiro, entre os dias 24 e 27 de julho, serão ofertadas 100 vagas e todas as atividades acontecerão no Centro de Vocação Tecnológico (CVT). No auditório do CVT, serão realizadas as seguintes ações: no dia 24 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 17h, acontece a atividade “Desenvolve Artista”, com 20 vagas; no dia 26 de julho, das 9h às 12h, será realizado a formação “Passarela”, com 30 vagas; e no dia 27 de julho, também das 9h às 12h, acontece a aula “Upcycling”, com 30 vagas - os participantes devem levar retalhos e roupas para transformação. Já na sala de informática do CVT, no dia 25 de julho, das 14h às 17h, será realizado o curso “Autogestão de Carreira para Artistas Independentes: Caminhos Possíveis”, com 20 vagas disponíveis.
A cidade de Buíque recebe as atividades nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Sesc Ler, com 40 vagas disponíveis. No período, acontece a formação “Produção e Gestão Cultural”, das 14h às 17h, com 20 vagas. No dia 1º de agosto, também das 14h às 17h, será realizada a atividade “Portfólio, Currículo e Release – Comprovações da Trajetória”, com outras 20 vagas.
Em Pesqueira, as atividades acontecem entre 14 e 17 de agosto, na Escola Cristo Rei, com um total de 115 vagas. No dia 14, será realizada a aula “Como Viver de Música”, das 9h às 12h e das 14h às 17h. No dia 15, os participantes poderão escolher entre a formação “Vivenciando a Aquarela” (9h às 12h), “Cianotipia” (14h às 16h) ou ainda “O Valor Cultural do Fazer Artesanal com Design”, das 14h às 18h. No dia 16, das 9h às 12h, acontece a aula “Empreendedorismo Feminino – EmpreendaELAS!”. E, encerrando a programação, no dia 17, será ministrada a formação “Tingimento em Renda”, das 9h às 12h.
Gravatá recebe o “Forma PE” entre os dias 20 e 22 de agosto, com atividades na Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça, oferecendo 60 vagas. De 20 a 22, das 14h às 17h, ocorre a aula “Elaboração de Projetos”. No mesmo local, nos dias 21 (9h às 12h e 14h às 17h – parte teórica) e 22 (9h às 12h – parte prática), será realizada a formação “Experimento Audiovisual via Celular”. No dia 22, também ocorre a atividade “Fotografia de Shows Musicais”, com parte teórica das 9h às 12h e das 14h às 17h, e parte prática das 20h às 22h.
Em Arcoverde, a programação ocorre entre os dias 26 e 31 de agosto, com 120 vagas distribuídas entre diferentes locais. No Sesc Arcoverde, entre os dias 26 e 28, das 9h às 12h e das 14h às 17h, acontece a aula “Técnicas de Palco (Roadie)”. Nos dias 28 e 29, das 14h às 18h, será realizada a formação “Um Estúdio no Meu Bolso: Produção Musical Mobile”. Já no dia 30, às 9h, ocorre a atividade “Carraspana, o caminho da valorização de uma bebida local”. Na sede do Coco Raízes de Arcoverde, no dia 30, das 10h às 12h, haverá a formação “Coco”, com Day Calixto. Encerrando a programação, a Estação Ferroviária recebe, no dia 31, a formação “Passarela”, com Nestor Mádenes (9h às 12h), e a “Vivência Corpo-país: Pernambuco entre Tramas e Urdumes”, das 9h às 13h.
Finalizando o circuito, Caruaru sedia as formações entre 3 e 6 de setembro, com atividades no Armazém da Criatividade e na Estação Ferroviária, totalizando 70 vagas. De 3 a 5 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, acontecem simultaneamente as aulas de “Sonorização para Show” e “Iluminação para Show”. Nos dias 4 e 5, também será oferecida a formação “Portfólio e Pitch – Como Vender meu Projeto em 5 Minutos”, com atividades nos turnos da manhã e tarde. No dia 6, na Estação Ferroviária, a artista Natália Oikawa ministra, das 9h às 13h, a atividade “Colagem Têxtil – Reaproveitando Tecidos, Colando Afetos”, com 10 vagas.
A relação completa de atividades ofertadas e a cobertura das ações podem ser encontradas no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais e no @culturape.
–
Nenhum comentário:
Postar um comentário