Após anos à frente da maior seccional do estado, o delegado Marcos Omena encerra seu ciclo no comando da 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns com a sensação de missão cumprida. Agora, ele assume a titularidade da Delegacia de Polícia Civil de São João, também no Agreste de Pernambuco.
Em uma mensagem de despedida, o delegado destacou os avanços obtidos durante os últimos cinco anos, mesmo diante de diversos desafios, como a pandemia, a escassez de efetivo e problemas estruturais. “Reestruturamos toda a DESEC, implementamos novos protocolos operacionais e limpamos o pátio abarrotado de veículos abandonados. Os resultados apareceram em operações bem-sucedidas, aumento expressivo de prisões, além de apreensões de armas e drogas”, relatou.
Entre os destaques, Omena enfatizou a queda nos principais índices de criminalidade. Os Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídios) reduziram por três anos consecutivos — sendo registrados apenas 5 casos em julho de 2025. Já os Crimes Violentos Patrimoniais (roubos e furtos) seguem em constante queda há mais de quatro anos.
O delegado também agradeceu o empenho do efetivo da Polícia Civil, especialmente o setor administrativo, além da colaboração das forças de segurança, Judiciário, Ministério Público, prefeituras da região, conselhos, entidades sociais e imprensa local.
“Deixo a gestão com gratidão no coração. Honrei esse cargo tão desafiador com tudo o que pude oferecer. A população do Agreste Meridional sempre terá meu respeito e admiração”, concluiu.
A Polícia Civil de Pernambuco ainda não divulgou oficialmente quem assumirá o comando da 18ª DESEC.
CONFIRA NA INTEGRA O COMUNICADO
Missão Cumprida !
Prezado efetivo da 18ª DESEC e demais participantes deste ciclo,
É com a sensação de dever cumprido que me despeço da delegacia seccional. Foram longos anos dedicados intensamente a essa honrosa missão, com os últimos cinco em um período de muitos desafios e consideráveis conquistas.
Juntos enfrentamos a pandemia, problemas estruturais, o baixo efetivo, ainda assim construímos inúmeros avanços institucionais.
Reestruturamos toda a Desec inclusive nossas salas, limpamos o pátio amontoado de motos e carros, implementamos protocolos operacionais que otimizaram nosso trabalho, resultando em dezenas de operações policiais bem sucedidas e números positivos com aumento significativo nas prisões em geral (por mandado e em flagrante), na apreensão de armas de fogo e drogas.
Deixamos a gestão com os principais indicadores em queda. Entre eles, a redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (MVIs / homicídios – 3 anos consecutivos, inclusive este), deixamos este mês de julho com apenas 5 casos; os Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs / roubos e furtos) também seguem em constate redução há mais de 4 anos.
Sabemos que esses resultados foram alcançados com muita resiliência do nosso efetivo – o que os tornam ainda mais dignos de respeito e admiração. A dedicação, o profissionalismo e o empenho da imensa maioria de nossos policiais foram e são a força motriz por trás de cada vitória. Meu profundo agradecimento pela parceria e confiança no meu trabalho. Um destaque especial e meu eterno respeito para o nosso setor administrativo, que, com brilhantismo e competência, deu um show de gestão na maior Seccional do Estado.
Às forças amigas — Polícia Militar, Instituto de Criminalística, Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal e Exército Brasileiro — compartilho parte dessas conquistas as quais foram forjadas no respeito, integração, harmonia e colaboração entre nossas instituições.
Ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, agradeço a parceria indispensável na busca por justiça.
Aproveito para registrar a nossa gratidão às prefeituras do Agreste Meridional que, por vezes, nos estenderam a mão oferecendo apoio para solucionar problemas antigos. Da mesma forma, meu reconhecimento às Secretarias e Coordenadorias da Mulher, aos Conselhos Tutelares, às organizações sociais, ao Nuprev, a AMSTT Garanhuns e à iniciativa privada, cuja colaborações foram vitais em diversas frentes do nosso trabalho.
Aos órgãos de imprensa, em especial aos de Garanhuns, meu sincero agradecimento pela cobertura imparcial e essencial de nossas ações. A transparência e o reconhecimento do nosso trabalho foram fundamentais para fortalecer a confiança da sociedade em nossa instituição.
Aos meus superiores, agradeço a confiança e o respeito ao meu trabalho, notadamente pelos sucessivos chamados para gerir a maior Seccional do Estado quando estava em momentos de dificuldades.
Por fim, à querida população do Agreste Meridional, a quem dedico minha vida há mais de 13 anos, expresso minha mais profunda gratidão, nutro por esta região um respeito e admiração imensurável. Faço votos de um futuro melhor, com investimentos necessários para bem e melhor servi-los.
Encerro este ciclo com a certeza de que, mais uma vez, dei o meu melhor e honrei este cargo tão desafiador.
Faço sinceros votos de sucesso a meu sucessor.
Del. Marcos Omena
Nenhum comentário:
Postar um comentário