Ação, formada por integrantes do circo, dança, teatro, música e poesia, vai circular pelas principais vias das cidades anunciando a chegada do Festival Pernambuco Meu País; estreia está marcada para a próxima quinta-feira (24), em Salgueiro
Foto: Paula Maestrali/Secult-PE/Fundarpe
Abrindo alas para a celebração da diversidade cultural e do orgulho pernambucano, o Festival Pernambuco Meu País prepara mais uma surpresa. A novidade chega antes mesmo da programação oficial começar. Para este ano, o evento traz a “Trupe Pernambuco Meu País”, que ganha o palco mais democrático e popular de todos - a rua - para anunciar a chegada dos dias de magia, alegria e imersão na arte. Sempre às quintas-feiras, artistas do circo, dança, teatro, música e poesia vão circular pelas principais vias dos municípios-sedes, convidando a todos a participarem de um arrastão cultural.
Abraçando e representando a pluralidade cultural trazida pelo festival, os artistas que integram o grupo de cortejo farão performances, que serão apresentadas ao longo do percurso, que contarão com interações com o público. No trajeto, os agitadores culturais farão pausas estratégicas, desdobrando o arrastão em um espetáculo ao ar livre, sempre com novidades e adaptações, de acordo com características culturais de cada cidade.
“É um chamado popular através de um desfile festivo que começa pequeno e vira multidão, como um segredo que vai se espalhando até virar grito de alegria. Ele anuncia o Festival Pernambuco Meu País como quem diz: “Amanhã é festa, mas hoje já tem magia!”. Todo o espetáculo conta com intervenções poéticas, musicais e coreográficas. Elementos visuais, sonoros e performativos se combinam em uma ação viva e integrada, que valoriza as habilidades individuais e coletivas do grupo de artistas”, revela o coordenador de Atividades Culturais da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Ary Valença, responsável pela curadoria e direção do projeto.
Ao todo, a Trupe vai circular por sete cidades, sendo a estreia em Salgueiro a primeira a receber o festival. Na próxima quinta-feira, 24, a partir das 17h30, o público está convidado a se concentrar na Roda do Prefeito (Girador do Prado), na Avenida Antônio Angelim, no bairro de Nossa Senhora de Graças e aguardar o espetáculo. A programação segue por Buíque (31/07), Bezerros (7/08), Pesqueira (14/08), Gravatá (21/08), Arcoverde (28/08) e finaliza em Caruaru (4/09).
Ainda segundo Ary Valença, a Trupe vem disposta a instaurar uma atmosfera única às cidades e chama a todos a prestigiarem. “Nossa missão é fazer com que o público que esteja próximo, que vá chegando, sinta-se contagiado com a emoção e alegria da nossa cultura, da nossa tradição e que possa, de fato, ao ver os nossos artistas, as nossas apresentações, poder sonhar um pouco de pé. Por isso, contamos com a presença de todos”, convida.
Mais informações sobre a Trupe Pernambuco Meu País e a cobertura dos desfiles pelos municípios-sedes poderão ser encontradas no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais e pelo @culturape.
–
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)
Juliana Salvador | +55 81 99195-5154
Victor Lacerda | +55 81 99652-0239
Nenhum comentário:
Postar um comentário