quarta-feira, 23 de julho de 2025

Festival Pernambuco Meu País começa itinerância cultural neste fim de semana em Salgueiro e Triunfo

 Primeiro de sete fins de semana contará com shows de nomes como Pablo, Xande de Pilares, Adilson Ramos e Limão com Mel, além de atividades de circo, artes visuais, artesanato, cultura popular, dança, fotografia, literatura, moda, teatro e ações formativas


A partir de desta quinta-feira (24), todos os caminhos levam para Salgueiro, onde serão abertas as portas da cultura no Festival Pernambuco Meu País, realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE) e da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A data marca o início da segunda edição do evento e a retornando a maratona de shows e ações das mais diversas linguagens artísticas e de economia criativa em mais de 15 polos. Serão quatro dias de festival, com apresentações de grandes nomes da música pernambucana e nacional, como Pablo, Xande de Pilares, Adilson Ramos, Xanddy Harmonia e Limão com Mel, além das ações de circo, artes visuais, artesanato, cultura popular, dança, fotografia, literatura, moda, teatro e atividades formativas. No mesmo fim de semana, o projeto Pernambuco Meu País chega à Terra dos Caretas para reforçar a programação da Festa do Estudante de Triunfo, com o palco Pernambuco Meu País na cidade, trazendo atrações de destaque da música pernambucana e nacional.

E a segunda edição do festival começa com novidades. Na quinta-feira (24), em Salgueiro, a cidade já vai entrar no clima de festa com a chegada da Trupe Pernambuco Meu País tomando as ruas da cidade com um grupo de artistas trazendo circo, dança, música, poesia e teatro, promovendo um verdadeiro arrastão cultural com a participação do povo. Na sexta-feira (25), os mais de dez polos espalhados pela cidade iniciam suas programações até o domingo (27).

 
O palco Pernambuco Meu País, montado na Praça da Bomba, abre sua grade sempre com grupos de cultura popular pernambucana, com apresentações do Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto Velho e do Coral Aboios de Serrita. Por lá, no palco que leva o nome do festival, teremos dias dedicados a ritmos como o samba, o brega, o arrocha e o forró. As vozes românticas de Adilson Ramos, Pablo e Kelvis Duran animam a primeira noite. O pagode e o samba dominarão a noite do sábado através do som de Xande de Pilares e Xanddy Harmonia. Na última noite, as principais atrações colocarão o público para dançar juntinho ao som de Limão com Mel, Mastruz com Leite e Anjo Azul. 


Como na primeira edição do festival, as atividades das sextas-feiras no palco são abertas pelo espetáculo Pernambuco Meu País, um portal que se abre para a riqueza e a diversidade da cultura pernambucana. Deste portal saem as veias culturais que nos compõem como povo pernambucano: as diversas tradições espalhadas pelo nosso Estado. A dramaturgia é cantada e tocada ao vivo, com direção coreográfica de Maria Paula Costa Rêgo, trilha sonora dirigida por Maciel Salu e projeção digital de Gabriel Furtado. Já os intervalos serão comandados por DJs na tradicional agitação cultural do Som na Rural, outra novidade desta edição. 


Durante o festival, também retornam os Cortejos Brincantes de Pernambuco, que levarão fundamentais expressões da nossa cultura popular, como o boi, frevo, maracatu, caboclinho, quadrilha e bacamarte para as ruas da cidade por todos os dias. Em Salgueiro, serão aportados os países das Artes Cênicas, da Música, das Brincadeiras (Infantil), das Conexões Urbanas, das Conexões Visuais, da Economia Criativa (Feira de Artesanato e Gastronomia), das Culturas Populares e da Literatura.. 


Neste ano, o Governo do Estado implementará  o Forma PE, núcleo de formação, diálogo e serviços do festival, voltado para o fortalecimento da profissionalização de artistas, produtores, artesãos e fazedores de cultura, e o Fórum Cadeia Produtiva da Cultura, da Criação ao Mercado. Neste primeiro fim de semana, as atividades educativas serão voltadas para a imersão prática no desenvolvimento de projetos culturais, assim como ações voltadas para a moda, incluindo passarela e upcycling.

Uma ação que chega reforçada para esta edição é o Rede PE que conta com serviços, formação e orientações de órgãos do Estado para o público do festival. A primeira cidade-sede do festival receberá ações do Funcultura, Detran-PE, Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe), da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA).


“O retorno do Pernambuco Meu País marca a consolidação de uma das mais importantes iniciativas de democratização e descentralização de políticas públicas em cultura que surgiram nos últimos tempos. Será o começo de mais uma linda jornada que mostrará, mais uma vez, a força da classe artística do estado e a nossa vocação para a diversidade cultural, agora repleta de novidades”, afirma a secretária de Cultura, Cacau de Paula. 


" O Festival Pernambuco meu País chega a sua segunda edição consolidado como uma política pública, que promove a democratização do acesso à cultura no Estado, a partir da difusão das manifestações artísticas, nas diversas linguagens culturais. Com uma curadoria plural, construída com raizes sólidas, confirma o compromisso da Governadora Raquel Lyra com descentralização das ações do governo, valorização dos artistas pernambucanos e fortalecimento da economia criativa ”, destaca a presidente da Fundarpe, Renata Borba


TRIUNFO


No mesmo fim de semana, o Governo do Estado, por meio da política pública de cultura Pernambuco Meu País, também marca presença na 67ª edição da Festa dos Estudantes de Triunfo, reforçando a programação da tradicional evento do calendário triunfense com o palco montado na beira do Lago João Barbosa, no Pátio de Eventos Maestro Madureira. Por lá, as apresentações já começaram a rolar desde o último sábado (19), recebendo nomes como Mano Walter, Jéssica Caitano e Hungria. De quinta (24) a sábado (26), algumas das atrações que subirão ao palco Pernambuco Meu País, em Triunfo, são  Paulo Miklos, Walkyria Santos, Jorge de Altinho, Calcinha Preta, Trio Parada Dura e The Fevers. 


Toda a relação completa de atividades ofertadas e cobertura das ações podem ser encontradas no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais e no @culturape


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA SALGUEIRO: 


Palco Pernambuco Meu País

Praça da Bomba, a partir das 18h30 (sexta e sábado) e das 17h30 (domingo)

25/7

18h30 - Espetáculo Pernambuco Meu País

19h20 - Kelvis Duran

20h50 - Juarez

22h40 - Adilson Ramos

00h30 - Pablo

Som na Rural e DJ Pedro Humberto (nos intervalos)


26/7

18h30 - Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto Velho

19h20 - Ramon Schnayder

20h50 - Douglas Leon

22h40 - Xande de Pilares

00h30 - Xanddy Harmonia

Som na Rural e Murilo França DJ (nos intervalos)


27/7

17h30 - Coral Aboios de Serrita 

18h20 - Joquinha Gonzaga 

19h50 - Mastruz com Leite

21h40 - Anjo Azul

23h30 - Limão com Mel

Som na Rural e DJ Kaliu (nos intervalos)


Trupe Pernambuco Meu País

Concentração no Girador do Prado ( Roda do Prefeito), a partir das 16h

24/7


País das Artes Cênicas

Casa da Cultura, a partir das 17h

25/7

19h | Hileia - Semeadora das Águas


26/7

17h | Quero Ser Uma Lapinha

19h | Ybirá e as Sementes de Algaroba


27/7

17h | Espetáculo Pisadas


País das Brincadeiras

Museu do Couro, a partir das 15h

25/7

15h | Espetáculo Pernambrincantes

16h | Mulheres que Carregam Homens

17h | Espetáculo Moleza e Gentileza


26/7

15h | Espetáculo Versos e Passos

16h | Mestre Calú e o Presépio Mamulengo Flor de Jasmim

17h | Espetáculo Um Curto-Circuito de Risos!


27/7

15h| Espetáculo Festejar O Show

16h | Os Três Porquinhos

17h | Espetáculo Respeitável Público


País das Conexões Criativas

Centro de Vocação Tecnológico (CVT), a partir das 16h30

26/7

16h | Desfile Thiago Amaral 


27/7

16h | Desfile Conceição da Crioulas


País das Conexões Urbanas

Praça Santo Antônio, a partir das 16h


25/7

18h | Okado do Canal


26/7

16h | Grupo de Danças Arte e Movimento

18h | Flor de Urtiga


27/7

18h | Grupo Guerreiros do Passo


País das Conexões Urbanas

Museu do Couro

14h30 | O Encontro da Tempestade e a Guerra


País das Conexões Visuais

Casa da Cultura, a partir das 10h

25 a 27/7

Exposição Cuba Contemporânea


País das Culturas Populares

Museu do Couro, a partir das 15h

25/7

15h | Grupo Cultural Sou da Terra

16h | Cavalo Marinho Sertão a Fora - Boi Milagroso

17| Samba de Coco Fulô do Barro


26/7

15h | Afoxé Raízes de Zumbi

16h | Banda de Pife e Zabumba São Sebastião

17h | Samba de Véio da Ilha de Massangano


27/7

15h | Espetáculo Xaxado de Lampião, do grupo de dança Gilvan Santos

16h | Reisado do Inhanhum

17h | Grupo de Coco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça


País da Música

Museu do Couro, a partir das 18h

25/7

18h | Hellen Mãezinha

19h20 | Kauã Poeta


26/7

18h | Sarah Leandro

19h20 | Anchieta Dali


27/7

18h | Jay Ferrí

19h20 | Tonfil


Cortejos

Em vários pontos da cidade, a partir das 16h

25/7, a partir das 17h

A Bicharada

Boi Maracatu

Cia Brasil por Dança Adriana do Frevo

Companhia Feira de Teatro Popular

Nação do Maracatu Leão da Campina

Orquestra Maestro Carlos

Os Caboclinhos da Jurema


26/7, a partir das 16h

Assoc. Cultural dos Bacamarteiros Baixa Verde de Santa Cruz da Baixa Verde

Quadrilha Junina Brilho Matuto

Quadrilha Junina Mulambenbes em Pernas de Pau


26/7, a partir das 17h

Agremiação Boi Arcoverde

Maracatu Batuque do Sertão

Os Bonecandos


26/7, a partir das 19h

Urso Vagalume

Boi Estrela Solar

La Ursa Bethânia


27/7, a partir das 16h

Boi Charmoso

Urso da Bagunça

Maracatu Afrobatuque


27/7, a partir das 17h

A Cobra da Bexiga Lixa

Boi Fantástico

O Canto para os Malungos


27/7, a partir das 19h

Boi Milagroso

Grupo de Bacamarteiros da Associação Folclórica Bacamarteiros Mandacaru de Abreu e Lima

Quadrilha Rainha Sertaneja


País da Economia Criativa

Museu do Couro, a partir das 15h

25 a 27/7

Comercialização de produtos de artesanato e gastronomia


País da Literatura

Praça Santo Antônio

25 a 27/7

BiblioSesc


Forma PE 

Auditório do Centro de Vocação Tecnológico (CVT) 

24/07 | 9h às 12h e 14h às 17h  - Oficina Desenvolve Artista | 20 vagas

25/07 | 14h às 17h - Autogestão de Carreira para Artistas Independentes: Caminhos Possíveis | 20 vagas

26/07 | 9h às 12h - Atividade Formativa Passarela | 30 vagas 

27/07 | 9h às 12h - Atividade Formativa Upcycling | 30 vagas > os alunos precisam levar retalhos e roupas para transformar


Rede PE Meu País

Auditório do Centro de Vocação Tecnológico (CVT)

25/07 | 9h às 12h - Palestra Educação no Trânsito - Detran

26/07 | 16h às 18h - Workshop Edital Funcultura 


Sala de Informática do Centro de Vocação Tecnológico (CVT)

26/07 | 14h às 18h - Tira dúvidas sobre prestação de contas e cadastro do CPC (Funcultura) 


Fórum Cadeia Produtiva da Cultura, da Criação ao Mercado

Auditório do Centro de Vocação Tecnológico (CVT)

25/07 | 14h - Design e Moda - Lourdinha, Cecília Pessôa e Nestor Mádenes


Nenhum comentário:

Postar um comentário