sexta-feira, 18 de julho de 2025

Justiça Federal em Pernambuco condena 8 pessoas envolvidas em esquemas criminosos contra o INSS em Garanhuns/PE

Por V&C Garanhuns


Oito pessoas foram condenadas pela Justiça Federal por aplicar golpes milionários contra o INSS entre 2016 e 2023. O esquema operava principalmente em Garanhuns e Itamaracá (PE) e criou 727 benefícios falsos usando documentos e identidades fictícias.

A quadrilha era formada por três núcleos familiares de Águas Belas e tinha funções bem definidas. Eles chegaram a usar “idosos de aluguel”, levados até agências para sacar o dinheiro dos benefícios falsos. A investigação começou após uma dessas pessoas morrer em um acidente de carro a caminho do banco.

Além de idosos, o grupo também usou crianças e adolescentes no golpe - até os próprios filhos. O juiz classificou a conduta como “extremamente reprovável”.

Os condenados foram: Chirllan Leandro Pedrosa, Safira Pedrosa Santos (Luciana Leandro da Silva), Jéssica Pedrosa Santos, José Luiz dos Santos, José Augusto Ferreira da Silva, Erick Leandro Ramos e Margarida Letycia dos Santos Gomes.

As penas variam de 10 a 18 anos de prisão em regime fechado, mais multa. Chirllan, apontada como líder, pegou 18 anos e 8 meses. Todos terão que devolver, juntos, R\$ 117,1 milhões aos cofres públicos.

Um comentário: