domingo, 27 de julho de 2025

Festival Pernambuco Meu País esquenta segunda noite em Salgueiro sob batuta do samba

 O palco montado na Praça da Bomba recebeu shows de Xande de Pilares, Xanddy Harmonia, Douglas Leon, Ramon Schnayder e a bateria do Preto Velho.


Na segunda noite do palco  Pernambuco Meu País, o samba e o pagode tomaram conta da Praça da Bomba em Salgueiro. Nomes do Caruaru ao Rio de Janeiro, passando por Salvador e Olinda,  mostraram a versatilidade de um dos mais brasileiros dos ritmos, com shows de Xande de Pilares, Xanddy Harmonia, Douglas Leon, Ramon Schnayder e a bateria do Preto Velho, em uma noite que os batuques conduziram o ritmo dos corações e dos pés.


A secretária executiva de Cultura de Pernambuco, Yasmim Neves, esteve presente na noite do samba e destacou a importância de uma noite dedicada ao ritmo dentro do festival. “Noite do samba é noite da cultura popular. Importante trazer para Salgueiro os nomes que estamos trazendo, essa música potente que é o samba, que vem do povo preto, é um movimento de resistência e pertencimento. Pernambuco Meu País vai até setembro trazendo isso tudo em uma culminância de linguagens culturais”, declarou. 


A bateria do Preto Velho veio direto de Olinda para aquecer o público que chegava com seus tambores e passistas, mostrando a força da cultura popular pernambucana dentro do samba . Em seguida, foi a vez de Ramon Schnayder e Douglas Leon, com shows lotados de sucessos que foram de Calcinha Preta a Xuxa em ritmo de pagode. 


Em seguida, diretamente da quadra do Acadêmicos do Salgueiro para a cidade sertaneja de Salgueiro, Xande de Pilares mostrou porque é uma das maiores vozes do samba deste século. No palco, fez questão de ressaltar sempre a felicidade de estar na cidade que leva o nome da escola de samba de seu coração. Iniciou o show com as grandes canções de seus anos na banda Revelação, como “Deixa Acontecer”, “Velocidade da Luz” e “Grades do Coração”. Em seguida, rendeu homenagens a músicos que partiram neste ano, como Bira Presidente, Anderson Leonardo (Molejo) e Preta Gil, passeando ainda por nomes como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Tim Maia e Djavan, emendando com os sucessos de sua carreira solo.



“Eu estou muito feliz em conhecer essa cidade que eu tinha o sonho de conhecer por ser o nome da minha escola e principalmente da forma que fui recebido, com tanto carinho, com tanto amor. Foi bonito poder dedicar esse show a minha filha, que tem apenas 1 anos e seis meses, minha parceira mais nova de música”, afirmou Xande após a apresentação.


Após o Xande carioca, foi a vez do Xanddy baiano. Mesmo encerrando a noite, Harmonia encontrou um público que parecia longe de estar cansado, acompanhando todos os hits dos tempos de Harmonia do Samba do cantor, além de interpretações de canções de contemporâneos, como É o Tchan e novos nomes, como João Gomes . Todo mundo acompanhou as coreografias do pagode baiano, com direito a participação de dançarinos vindos da plateia para o palco de todas as idades.


A programação do palco Pernambuco Meu País se encerra neste domingo (27) em Salgueiro, com shows do Coral Aboios de Serrita, Joquinha Gonzaga, Mastruz com Leite, Anjo Azul e Limão com Mel, com o DJ Kaliu comandando os intervalos no Som na Rural.


--
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089

Nenhum comentário:

Postar um comentário