quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Governo aposta em diálogo para aprovar projetos na Alepe

Raquel Lyra diz confiar na base governista e afirma que matérias “são necessárias”

Por Blog da Folha

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), e governadora Raquel Lyra (PSD) - Foto: Yacy Ribeiro/Secom

A governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou, nesta quarta-feira (10), no Palácio do Campo das Princesas, que a estratégia do Executivo para garantir a votação dos projetos pendentes na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) será conduzida com diálogo e articulação da Casa Civil. As matérias incluem o pedido de empréstimo de R$ 1,7 bilhão, adesão ao Propag, mudanças nas microrregiões para concessão da Compesa e a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que precisa ser aprovada para assegurar o funcionamento regular do estado no próximo ano.

“A estratégia é diálogo, como a gente sempre fez. Todos os projetos que mandamos para a Assembleia Legislativa foram aprovados pela imensa maioria da Casa, contando muito fortemente com a base do nosso governo”, afirmou Raquel. A governadora disse não ter dúvidas de que, com “construção coletiva”, as proposições serão aprovadas. “Eles são necessários”, reforçou.

O posicionamento ocorre após mais um dia sem votações na Alepe, mesmo após uma semana de paralisação. A falta de acordo entre governo e oposição tem mantido o plenário esvaziado e ameaça empurrar as pautas para 2026, já que o prazo limite para votar as matérias termina no dia 22, antes do recesso legislativo. As negociações se intensificaram nesta semana.

Da base governista, o deputado Izaías Régis (PSDB) afirmou que as matérias referentes à Alepe devem ser apreciadas na próxima segunda-feira e as de interesse do governo na terça-feira. Já o presidente da Comissão de Justiça, deputado Alberto Feitosa (PL), negou que haja um acordo firmado, embora admita que o diálogo está mais avançado.

“Vai ter reunião toda hora, a partir de agora”, disse, explicando que a negociação ocorre com três deputados governistas e três parlamentares da oposição e da Casa. Feitosa ressaltou que tem feito gestos ao governo no colegiado: “Tudo que o governo pediu para votar, eu votei na Comissão de Justiça. Desmembrei a PEC 30. Tudo o que eles pediram, eu fiz”.

Raquel afirmou confiar na condução da Casa Civil e no compromisso do Legislativo com a população.

“A gente confia muito na liderança do nosso governo, na nossa bancada e também no compromisso daqueles que têm mandato delegado pelo povo de Pernambuco.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário