Por Edmar Lyra
Durante um evento no Pará, o presidente Lula fez questão de enaltecer o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmando que ele estava dando um show à frente da pasta. “Quero parabenizar o companheiro Silvio Costa Filho, que é um menino, um pernambucano que eu escolhi para ministro de Portos e Aeroportos e ele tem, sinceramente, dado um show no trabalho dele. É um menino que não tem preconceito. Não persegue ninguém. É um menino que não tem discórdia com ninguém e que só trabalha para fazer as coisas acontecerem. Isso me deixa muito orgulhoso de saber que às vezes a gente erra, mas também acertamos e escolhemos ministros de qualidade”, disse Lula em discurso em novembro.
Durante a visita a Pernambuco, o presidente deu nova demonstração pública de que tem preferência pelo seu ministro para compor a chapa da Frente Popular como candidato ao Senado. Ele posou para uma foto com o prefeito João Campos e o senador Humberto Costa. Não precisa ser expert para entender o que Lula quis sinalizar com isso.
O Palácio do Planalto está muito preocupado com a disputa pelas 54 vagas do Senado em 2026, especialmente no Nordeste, onde 18 vagas estarão em jogo. Sabendo que as outras 36 vagas serão fruto de duras disputas, Lula quer eleger senadores de sua confiança para que não avance impeachment de ministros do STF e outras pautas que podem inviabilizar seu governo, e no Nordeste a ideia é eleger o máximo de senadores possível.
Mas não basta eleger qualquer senador, tem que ser um senador totalmente alinhado com o presidente, e indiscutivelmente o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, cumpre este requisito, ora pela sua trajetória ao lado do presidente, ora pela confiança que construiu neste período em que ocupa o ministério.
Inclusive, ao conversar com João Campos para definir que Geraldo Alckmin seria mantido na chapa de reeleição em 2026, Lula teria externado ao socialista a preferência por uma chapa com Humberto Costa e Silvio Costa Filho. O que mostra que o caminho para o republicano está pavimentado pelo presidente da República.
As definições não serão agora, mas Lula sabe mandar recado, e mais uma vez, num curto espaço de tempo, ele demonstrou que tem uma clara preferência para que Silvio Costa Filho dispute a Câmara Alta na chapa da Frente Popular.

Nenhum comentário:
Postar um comentário