
Por Carlos Eugênio - Assim como confirmou a governadora Raquel Lyra durante entrevista ao jornalista Carlos Eugênio no último sábado, dia 13, o Governo de Pernambuco publicou, nesta quinta-feira, dia 18, um novo aviso de licitação visando contratar Empresa para execução das obras de construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns.
O primeiro processo foi revogado em outubro passado pela Cehab, “por interesse público da Administração”, após ação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) ter suspendido o processo licitatório ao identificar irregularidades técnicas e risco de prejuízo ao erário público.
Com o novo chamamento, publicado no Diário Oficial, a abertura das propostas está marcada para o dia 20 de janeiro de 2026, às 10h.
A execução da obra, que terá um prazo entre 18 e 24 meses, após iniciada, ficará a cargo da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).
O Hospital Mestre Dominguinhos terá 269 leitos e 26 mil metros quadrados de área construída, com perfil assistencial de alta complexidade, incluindo UTIs, centro cirúrgico, emergência, diagnóstico por imagem, hemodinâmica e ambulatórios.
Com investimento previsto de mais de R$ 130 milhões, a Unidade integra o plano de regionalização da saúde do Governo de Pernambuco e deverá atender pacientes de 21 municípios da V Gerência Regional de Saúde (Geres).
PROMESSA ANTIGA – O projeto do Hospital Mestre Dominguinhos foi anunciado originalmente em 2014, ainda na gestão do ex-governador Eduardo Campos. No entanto, ao longo dos oito anos seguintes, no governo de Paulo Câmara, a proposta pouco avançou.
Embora placas publicitárias tenham sido instaladas no terreno, a desapropriação da área não foi concluída durante esse período e, sequer o terreno onde seria edificado o Hospital, foi pago pela Gestão Estadual.
Somente em 2024, a desapropriação foi oficializada pelo Governo Raquel Lyra, destravando o processo para o início efetivo das obras.
O Hospital Mestre Dominguinhos será construído as margens da BR-423, na entrada de Garanhuns, em área vizinha das obras da nova Maternidade Regional, cuja construção já está em execução.
Agora é com Marcos Antônio - Isso sim será junto com a maternidade duas grandes obras que vão melhorar em muito a saúde de Garanhuns. O hospital Mestre Dominguinhos que foi mais uma promessa vazia do famigerado PSB em mais de 12 anos, hoje, nessa atual gestão da governadora Raquel já está saindo do papel. Ou seja, a maternidade já está sendo construída e o hospital bem encaminhado com o lançamento da licitação. Menos Porras de festas e mais prioridades em saúde, educação, segurança e geração de empregos. Uma governadora pragmática, sem promessas ou piroctnias e com o pé no chão. Ou seja, tem dinheiro em caixa, vai lá e faz. Foi assim com o hospital da mulher em Caruaru e está sendo assim com o arco metropolitano em Recife e será assim em Garanhuns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário