quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Líderes do Governo e Oposição na Alepe falam de expectativas para 2026, após um difícil 2025 A Assembleia Legislativa de Pernambuco conseguiu esta terça-feira, encerrar o ano de 2025, zerando a pauta de projetos

A Assembleia Legislativa de Pernambuco conseguiu esta terça-feira, encerrar o ano de 2025, zerando a pauta de projetos pendentes

Por TEREZINHA NUNES

O líder da bancada da Oposição, deputado Cayo Albino e a líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputada Socorro Pimentel. - Reprodução Blogdellas

No mesmo dia em que a Assembleia Legislativa conseguiu esta terça-feira encerrar o ano de 2025 zerando a pauta de projetos pendentes entre eles a autorização para a governadora Raquel Lyra contrair mais R$ 1,7 bi de empréstimo e a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LOA – sem a qual o Executivo não conseguiria operar o Orçamento de 2026 a partir de janeiro, os líderes do Governo e da Oposição falaram com o blogdellas das perspectivas daqui pra frente.

Os dois – Socorro Pimentel, líder do Governo, e Cayo Albino, líder da oposição – exaltaram, cada um a seu modo, a conquista obtida após um ano inteiro de dificuldades que tiveram início em fevereiro quando a Oposição, mesmo sendo minoria na casa, passou a dominar, através de manobras regimentais, as principais comissões – Justiça, Finanças e Administração – e deixou os governistas dependendo do presidente, Álvaro Porto, que também se declarou de oposição, para qualquer votação em plenário. Em vista disso os atritos foram constantes e até uma CPI chegou a ser instalada sem objeto a ser apurado, levando a Justiça a barrar seu prosseguimento.

Mas, após a votação desta terça em que tanto ganhou o Governo quanto ganhou a Alepe, que também dependia da maioria governista para aprovar aumento das emendas parlamentares e um acordo com o TCE, o deputado Cayo Albino classificou o dia como “histórico”. Esta casa – disse – cumpriu o papel constitucional que lhe cabe. Discutiu as matérias do Executivo, propôs melhorias e votou aprovando tudo o que o Governo mandou em 2025. Vamos em 2026 continuar cumprindo o nosso papel fiscalizador em defesa do povo pernambucano. A bola agora está com o Governo”.

A deputada Socorro Pimentel disse que o ano “foi árduo” mas também exaltou o entendimento final. “Houve momentos muito difíceis, não podemos negar, mas todos acabaram convencidos de que a manutenção de um ambiente conflituoso não era bom para ninguém. Fizemos o possível o ano inteiro para esclarecer tudo que a oposição nos colocou pessoalmente ou através da tribuna. Agora é virar a página e iniciar 2026 em paz e convencidos de que a democracia dá trabalho mas é o melhor regime para se viver. No mais é continuar trabalhando pelo bem estar do povo pernambucano como a governadora está fazendo."
MDB atrás do prejuízo

Mesmo dependendo de decisões judiciais cujos processos se encontram na mesa de desembargadores do Distrito Federal, a direção estadual do MDB levou a Brasília esta terça-feira para um encontro com o presidente nacional da legenda, deputado federal Baleia Rossi, pré-candidatos a deputado federal pela legenda em 2026. Acompanhados da deputada federal Iza Arruda participaram do encontro o presidente estadual Raul Henry, o prefeito de Vitória, Paulo Roberto Arruda( pai de Iza) o ex-prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, os vereadores do Recife, Samuel Salazar e Tadeu Calheiros, o vereador de Paulista Vinícius Campos e o vereador de Carpina Heitor Lapa, além de Berg, um suplente de vereador do Recife. Em nota à imprensa não se falou em chapa de deputado estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário