terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Por que a Praça Jardim continua abandonada pela administração do Prefeito Izaías Régis???



Faz pena ver como estão trabalhando os sapateiros no centro de Garanhuns


A gente já vem há algum tempo mostrando a situação de abandono da Praça Jardim, no coração comercial de Garanhuns. Nos últimos tempos só foi realizada uma meia-sola para receber as Casas Bahia, com festa, mas depois, mais nada. E por falar em meia-sola, os sapateiros, comerciantes formais e informais, transeuntes continuam esperando a sonhada reforma. Como podem ver, estão trabalhando debaixo do sol de 40º.
As fotos são desta semana, mas o texto logo abaixo é de fevereiro de 2015, antes dele, fizemos outros em anos anteriores, que acabou gerando uma resposta da prefeitura dizendo que o projeto estava pronto, e nenhuma empresa quis executar, com a licitação tendo sido deserta. O projeto parece ter sido engavetado, não se falou mais no assunto. E a praça continua lá.

Aliás, se o que foi mostrado de projeto em Garanhuns tivesse saído do papel, a gente teria de fato a cidade que a gente quer!!! Haja projeto! Outro dia voltaram a me perguntar pelas obras e projetos do Mercado Público, Pop Shop, Avenida Santo Antônio, Ceaga, UPA24h, Portais, Creches, Shopping, Carrefour, Íbis Hotel, G Barbosa, Colégios, Terminal de Passageiros regional, Curso de Medicina e Arquitetura na AESGA, Centro Administrativo, Centro Cultural, ... Tudo anunciado!! Mas o povo se acostumou a comemorar anúncios e projetos como se já fossem realidade. Todos os citados foram anunciados pelo governo municipal. Do governo estadual estamos aguardando Hospital, Escola Técnica e Aeroporto.

Curiosamente, a prefeitura anunciou e desanunciou uma reforma na Av. Rui Barbosa, que teve ampla rejeição popular. Anunciou e desanunciou estacionamento na Esplanada.

Praças da periferia da cidade não andam recebendo a atenção devida, mas como, se até mesmo a Praça Jardim, no coração comercial de Garanhuns, está nesta situação.

Na campanha de 2012, Izaías fez promessa aos sapateiros,
mas melhorias na Praça Jardim nunca aconteceram
VAMOS AO TEXTO DO BLOG EM 2015
Pessoas que passam diariamente pela Praça Jardim, no Centro de Garanhuns, têm reclamado da situação que se encontra uma das mais simpáticas praças da cidade, em total abandono. Comerciantes também têm se sentido prejudicados, pois enquanto outras áreas do município estão recebendo melhorias, a Praça Jardim tem ficado cada vez pior. 

Um comerciante afirmou que imaginava que com a chegada da Casas Bahia, ocupando o prédio do antigo Cine Jardim, a praça seria recuperada, nas duas laterais do prédio, mas embora tenham sido feitas as promessas, as ações nunca aconteceram. E pior, a Praça Jardim ficou ainda mais abandonada. Ambulantes foram deslocados de outras áreas do centro da cidade para a praça, sem planejamento, e sem padronização, com barracas que não combinam com a paisagem do centro urbano comercial de Garanhuns. 

O abandono é tamanho, que até marcas de fogo de uma barraca de sapateiro incendiada por vândalos, continua na parede!

Por: Ronaldo César

IZAÍAS COMEÇA DE FATO O 2º MANDATO NESTA QUARTA

Depois de 15 dias ausente do município, por motivo de viagem, o prefeito Izaías Régis (PTB), que já está no Recife, retorna hoje à noite a Garanhuns e amanhã pela manhã reassume a titularidade do mandato, que estava sendo exercido interinamente pelo vice, Haroldo Vicente (PSC).

O prefeito deve chegar ao Palácio Celso Galvão logo pela manhã, às 10h30 participa da abertura do Ano Legislativo, na Câmara Municipal, devendo depois retornar ao seu gabinete.

À noite, às 18h30, Izaías prestigia a abertura do Ano Letivo, na AGA, juntamente com a Secretária de Educação, Kauely Almeida, diretores de escolas e professores da Rede Municipal.

Durante a ausência do prefeito houve um pequeno “desencontro”, entre o vereador/professor Márcio e a Secretaria de Educação, mas logo os dois sentaram, conversaram e o problema foi superado.

Pelas redes sociais, alguns garanhuenses, usando o próprio nome ou através de fakes, atacaram o gestor e até pessoas de sua família. É provável que ao reassumir o cargo Izaías imponha seu estilo e corte pela raiz essa tentativa da oposição em desgastar sua imagem.

Nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, começa de fato a segunda gestão do petebista.

Por: Roberto Almeida

Secretaria da Mulher de Garanhuns participa de reunião de articulação entre Secretaria da Mulher do Estado com o Hospital Regional Dom Moura

Momento discutiu articulações para que o serviço de abrigamento do estado para mulheres vítimas de violência possa ser acionado em Garanhuns




A Secretaria da Mulher (Secmul) de Garanhuns esteve presente durante a reunião da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco com os representantes do Hospital Regional Dom Moura (HRDM) em Garanhuns, realizada ontem (30).  
A reunião teve o intuito de estudar a necessidade de acionamento do serviço de abrigamento do estado para a mulher que é vítima de violência doméstica que chega aos hospitais correndo risco de morte. Foram discutidos mecanismos de comunicação e procedimentos para que esse serviço possa ser acionado na cidade de Garanhuns, no Hospital Regional Dom Moura.
O processo para que o Hospital Regional Dom Moura possa se tornar o hospital referência em atendimento à mulher vítima de violência sexual e doméstica também foi discutido. A Secmul já possui uma parceria com o HRDM, que possibilita às mulheres vítimas de violência sexual de terem um atendimento diferenciado. Essa parceria facilitará o processo que tornará o hospital referência nesse contexto.
“Essa articulação da Secretaria da Mulher de Pernambuco com o HRDM significa uma ampliação importante no atendimento às mulheres do município. A Secmul Garanhuns tem alcançado seus objetivos no que se refere ao enfrentamento, acolhimento e atendimento às mulheres vítimas de violência”, explica Walkiria Alves, representante da Secretaria da Mulher de Garanhuns.
Por DANIELA BATISTA

Fotos: Divulgação

UM DIA COM ÁGUA E OITO SEM: Compesa Implantará Racionamento d´água em Garanhuns


De acordo com reportagem do Jornal Crer em Pernambuco, em sua versão digital, a Compesa passará a adotar o Sistema de Racionamento d´água, aqui em Garanhuns, a partir da próxima segunda-feira, dia 6.

Barragem do Cajueiro em 2015. 
Segundo o Portal, o nível do reservatório do Cajueiro está com 62% da sua capacidade (em torno de 9 milhões de metros cúbicos). A Barragem de Mundaú está com 80% e, a mais crítica, Inhumas, com apenas 7% da sua capacidade. Inclusive, a retirada de água desta última, foi totalmente suspensa, portanto, apenas os reservatórios de Cajueiro e Mundaú, estão garantindo o abastecimento na Cidade; no Distrito de São Pedro, aqui em Garanhuns, além dos povoados de Poço Cumprido e Olho D'água dos Góis, em Correntes, e das cidades de Angelim, São João e Palmeirina.

Barragem do Cajueiro atualmente. 
Segundo apurou o Jornal Crer em Pernambuco junto ao o Gerente Regional da Compesa, Igor Galindo, o racionamento adotará um rodízio de um dia com água e oito sem abastecimento. A expectativa da Compesa é que, mesmo que não chova suficientemente para retomar os níveis nos reservatórios e finalizar o racionamento, as duas Barragens terão capacidade para garantir o abastecimento até o mês de dezembro de 2017. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), devem ocorrer chuvas no Agreste Meridional nos próximos meses de março e abril.(Com informações dehttp://jornalcrerempernambuco.blogspot.com.br/

FOFOCAS DOS FAMOSOS



Giulia Gam é substituída na novela 'Novo Mundo' por problemas de saúde



Procurada pelo Purepeople, assessoria de imprensa da Globo confirmou a saída da atriz do elenco; Débora Olivieri assumirá o papel

A novela "Novo Mundo" vai estrear no dia 22 de março, mas já passou por mudanças no elenco. A atriz Giulia Gam precisou se afastar por problemas de saúde, como confirmou a assessoria de imprensa da Globo ao Purepeople nesta segunda-feira (30).

Giulia iria interpretar Carlota Joaquina, ao lado de Isabelle Drummond, com um novo visual para a novela, e Chay Suede, atores que vão protagonizar um par romântico. Ainda segundo a assessoria da emissora, as gravações já começaram com Débora Olivieri no lugar de Giulia no papel.


GIULLIA BUSCACIO EMAGRECE E ALONGA CABELOS PARA NOVELA

Também na próxima trama das seis, Giullia Buscacio apareceu quase irreconhecível com o visual de sua personagem, a índia Jacira, personagem inicialmente de Yanna Lavigne, que precisou abrir mão da novela ao descobrir que está grávida. Para interpretar a índia, Giullia não só precisou emagrecer como também teve que alongar os cabelos e adotar um par de óculos. A namorada do cinegrafista Leandro Pagliaro, na novela das seis, vai se envolver em um triângulo amoroso com os personagens Fernandinho e Piatã, interpretados por Ricardo Pereira eRodrigo Simas, com quem ela visitou uma aldeia indígena para aprender mais sobre sua personagem.

(Por Juliana Stott)


---------------------------------------------------------------------------------


Anitta leva 'bronca' de Inês Brasil por preenchimento labial: 'Agora para



Em conversa ao vivo no Instagram Stories, as duas divertiram os seguidores na madrugada desta segunda (30)Em conversa ao vivo no Instagram Stories, as duas divertiram os seguidores na madrugada desta segunda (30)Anitta divertiu seus seguidores ao filmar uma ligação com Inês Brasil na madrugada desta segunda-feira (30). Com cabelo trançado, novo visual adotado pela artista nesse fim de semana, ela iniciou um live no Instagram Stories enquanto conversava com a celebridade da web.

E, em determinado momento da conversa, recebeu um conselho sobre cirurgia plástica. "Eu já coloquei silicone três vezes, é um risco. As pessoas que se montam, para, pelo amor de Deus. Olha aí a Andressa Urach. Não precisava nem ter botado lábio. Mas botou, perfeito é Deus, agora para", disse para a cantora, vista ao lado de Lewis Hamilton durante as férias no México, completando: "Já está linda, água demais mata a planta".

Publicidade

Anitta, que já afirmou não se incomodar com as críticas sobre as plásticas, tentou se explicar. "Mas eu já não boto há um tempão", disse em seguida a artista. E além da 'bronca', Anitta também foi elogiada por Inês Brasil: em outro momento do vídeo, ela afirma ter defendido a cantora - clicada no set do filme "Meus 15 Anos" ao lado deLarissa Manoela - de comparações com Beyoncé.

"Eu sempre te defendi, sempre falei 'gente, é igual'. Se a Anitta imita a Beyoncé, eu imito as travesti. Porque pelo menos a gente tá imitando seres humanos que não mata, rouba e nem furta. Quem tiver reclamando, tá com inveja", afirmou sobre a cantora, criticada por fãs ao virar o rosto em uma foto.

(Por Marilise Gomes

Secretários municipais visitam obras das escolas/ creche

A previsão é que as unidades estejam prontas no 2º semestre



Durante a última semana, a secretária de Educação, Kauely Almeida; e o secretário de Infraestrutura, José Gundes, realizaram uma visita às obras das escolas/creche do município. O objetivo da visita foi acompanhar de perto o andamento e avanço das construções, já que os dois gestores estão iniciando em suas pastas.
Os secretários estiveram nas escolas/creche do Vale do
Mundaú e da Cohab II. De acordo com as empresas responsáveis pela construção, a previsão é que as unidades estejam prontas até o fim do 2º semestre. A visita contou ainda com a presença da gerente de ensino, Adriana Cordeiro.


Foto: cedida pela Secretaria de Educação

Solidão, banhos de sol e salário de R$ 45: a rotina dos presos da Lava-Jato

Presente da elite que montou um esquema monstruoso de fraudes contrasta com as facilidades e o luxo de que gozavam antes de serem presos

Os trabalhos remunerados, quando disponíveis, fazem parte do processo de reabilitação

Os outrora todo-poderosos da política brasileira e agora presos da Operação Lava-Jato oferecem um cruel retrato da desolação que acarreta a perda do poder e da liberdade. Reclusos no Complexo Médico Penal de Curitiba, ex-ministros, ex-deputados, empresários e ex-diretores da Petrobras passam seu tempo em uma cela de 12 m2 compartilhadas por três pessoas.Obrigados a longos períodos de silêncio e sem direito a visitas íntimas, as duas horas diárias de banho de sol e uma televisão de 20 polegadas suavizam a dura realidade presente de homens todo-poderosos como José Dirceu, ex-chefe de gabinete de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), ou Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara de Deputados e cérebro do impeachment da presidente Dilma Rousseff em 2016.

Ter diploma de curso superior os protege de ter de partilhar sua estada com marginais comuns, uma vantagem com que não contará o empresário Eike Batista, que já se encontra preso, com a cabeça raspada, no complexo penitenciário carioca de Bangu.

O presente dessa elite que montou um esquema monstruoso de subornos e fraudes para financiar campanhas, se perpetuar no poder e enriquecer pessoalmente contrasta com as facilidades e o luxo de que gozavam antes de serem presos.

E o impacto é cruel


"Todos levam um tempo para se adaptar e podem sofrer de depressão. Se pedem tratamento psicológico, fornecemos para que tomem consciência do momento que vivem: estão presos e já não importa a condição social que tinham lá fora", explicou o chefe do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Luiz Moura. 
"São internos e são tratados como tais", acrescentou.


Trabalhando na prisão


Os trabalhos remunerados, quando disponíveis, fazem parte do processo de reabilitação. Dirceu, que provavelmente seria o sucessor de Lula, chegou ao Complexo Médico Penal de Curitiba depois de condenado por receber ilegalmente US$ 3,12 milhões.

Dono de uma biografia cinematográfica, que inclui um exílio em Cuba, onde recebeu treinamento militar, é um dos oito presos da "Lava-Jato". Está pagando 20 anos e 10 meses na galeria 6, de "recursos especiais" com diploma, onde entrega livros para outros presidiários em troca de 45 reais por mês, sem contar os 25% descontados pelo Estado para reinvestir no sistema.

"Não é um trabalho de bibliotecário porque ele não tem habilitação para isso. É apenas um distribuidor de livros, ele os entrega nas celas, os traz de volta, os ordena nas estantes e faz a limpeza e conservação. Depois faz um relatório para os professores", explica Moura.

Os presos podem, além disso, reduzir quatro dias de condenação por livro lido - um por mês, no máximo - graças a um programa que exige que façam um teste ante os professores do presídio. Se a avaliação for negativa, o perdão não é computado.


Poucas opções


Já Eduardo Cunha - que ganhou o apelido de Frank Underwood brasileiro, o personagem manipulador da série "House of Cards", ainda não tem emprego por estar em prisão preventiva.

"Há um número reduzido de trabalhos e priorizo os que já estão condenados. Enquanto os outros vão trabalhar, e ele não tem nada o que fazer, fica lendo seu processo", conta Moura.

Os ex-deputados André Vargas (do PT, condenado a 14 anos e quatro meses) e João Argolo (do Solidariedade, 11 anos e 11 meses), assim como o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto (mais de 30 anos) se ocupam de limpar o pavilhão que os presos da "Lava-Jato" compartilham com ex-policiais e outros profissionais.

Já foram 22, além dos que estão alojados na Polícia Federal, e atualmente são oito, entre eles o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e Marcelo Odebrecht.

Antes de confessar seus ilícitos em troca da redução de seus 19 anos e quatro meses de prisão, o dono da construtora que leva seu nome passou por esse complexo. 

"Era extremadamente disciplinado. Estabeleceu uma rotina de exercícios e a cumpria. Enquanto todos tomavam sol ou conversavam, ele corria", recordou Moura.

Concurso da Defensoria Pública terá cotas para indígenas

Nos concursos do órgão, serão reservadas vagas para os que se declararem índios e comprovarem a etnia 




A Defensoria Pública da União criou uma cota para indígenas em seus concursos. A partir de agora, em qualquer seleção do órgão serão reservadas 5% das vagas para os que se autodeclararem índios no momento da inscrição. Nesses certames, de acordo com a resolução nº 135, do Conselho Superior da Defensoria Pública da União, também estarão garantidas 20% das oportunidades para candidatos que se declararem pretos e pardos, conforme estipula a Lei 12.990, de junho de 2014.
Para a presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais. (Anadel), Michele Leite, a ação afirmativa é um passo positivo para o órgão. “Os objetivos são os mesmos que motivam cotas raciais, promover igualdade, oferecer alcance aos cargos públicos para etnias que sofreram no passado e não possuem os mesmos recursos”, frisa. Ela ressalta que a resolução prevê prazo de 10 anos para avaliar a funcionalidade da medida.
Se os demais órgãos públicos adotarem as cotas para indígenas, somando com as demais existentes, raciais e para portadores de deficiência(PcD), há possibilidade de quase metade das vagas de concursos serem destinadas para cotas. Por lei, há previsão de 20% para raciais e de 5% a 20% para PcDs. “É um absurdo. A única prevista pela constituição é a para deficientes. Resolução normativa e lei estão abaixo disso e as considero inconstitucionais”, afirma o advogado Max Kolbe, especialista em concursos públicos.


Inclusão



A proposta de incluir cotas específicas para indígenas não é novidade. Chegou a tramitar no Senado Federal um projeto que previa um número de vagas para indígenas proporcional ao tamanho da população indígena no estado. A alteração valeria para concursos federais, estaduais e municipais. A proposta do ex-senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) foi arquivada em fevereiro de 2011, devido ao fim da legislatura. Em alguns estados, como é o caso do Rio de Janeiro e de Mato Grosso do Sul, já existem leis que incluem indígenas nas cotas para concursos públicos.



No Mato Grosso do Sul, a Lei n° 4.900, de julho de 2016, estabelece, além de 20% das vagas para negros e pardos, outros 3% destinados a candidatos indígenas. Segundo a legislação, a norma vale para todos os concursos públicos na esfera estadual e de municípios mato-grossense do sul. No Rio de Janeiro, a Lei 6.740/2014 reserva 20% das vagas para negros e índios. Apesar de a norma ter sido sancionada em 2014, no mesmo ano, foi considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do Rio, desobrigando, dessa forma, os poderes Judiciário, Legislativo, Ministério Público e Tribunal de Contas a cumprirem a regra.


* Estagiária sob supervisão de Rozane Oliveira.por meio de declaração da própria comunidade ou da Funai

Exame de Marisa Letícia detecta trombose venosa profunda

Há uma semana internada, a ex-primeira dama apresenta "melhora progressiva", segundo o boletim médico divulgado pelo hospital


O último boletim médico da ex-primeira dama Marisa Letícia, de 66 anos, detectou uma trombose venosa profunda nos membros inferiores. As informações foram divulgadas pelo Hospital Sírio-Libanês, nesta terça-feira (31/1), onde Marisa está internada há uma semana, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC)A equipe médica que cuida de Marisa fez a passagem de um filtro de veia cava inferior com o objetivo de prevenir a ocorrência de embolia. O quadro clínico dela é estável, segundo os médicos, do ponto de vista cardiovascular, com níveis normais de pressão arterial e sem necessidade de utilização de medicamentos para controle da pressão arterial.

"A paciente permanece com controle neurointensivo, apresentando melhora progressiva dos parâmetros evolutivos neurológicos - tomografia de crânio, ultrassonografia doppler transcraniano e pressão intracraniana", informou o boletim. 

A trombose venosa profunda é a formação de um coágulo sanguíneo nas veias profundas da parte inferior da perna ou do braço, que pode bloquear o retorno venoso. As causas para o problema são, basicamente, o fluxo sanguíneo lento ou fraco através de uma veia principal. Há, ainda, tendência de o sangue se coagular rapidamente, condição que algumas vezes é hereditária e irritação, inflamação ou dano à superfície interna da veia.

Taxa de desemprego fica em 12% no trimestre até dezembro, diz IBGE

A taxa de desemprego é a maior da série histórica (2012) e ficou dentro das expectativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que estimavam uma taxa de desemprego entre 11,60% e 12,10%



A taxa de desocupação no Brasil ficou em 12% no trimestre encerrado em dezembro de 2016, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados na manhã desta terça-feira, 31, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desemprego é a maior da série histórica (2012) e ficou dentro das expectativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que estimavam uma taxa de desemprego entre 11,60% e 12,10%, com mediana de 11,90%.

Em igual período de 2015, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 9,0%. No trimestre encerrado em novembro de 2016, o resultado ficou em 11,9%.

A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.043,00 no trimestre até dezembro de 2016. O resultado representa alta de 0,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 180 bilhões no trimestre até dezembro, o que representa estabilidade ante igual período do ano anterior.
 Desde janeiro de 2014, o IBGE passou a divulgar a taxa de desocupação em bases trimestrais para todo o território nacional A pesquisa substitui a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que abrangia apenas as seis principais regiões metropolitanas, e também a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) anual, que produzia informações referentes somente ao mês de setembro de cada ano.

Nível recorde

O País registrou nível recorde de desempregados no final do ano, um total de 12,342 milhões de pessoas em busca de uma vaga no trimestre encerrado em dezembro, dentro da série histórica da Pnad Contínua.

O resultado significa que há mais 3,269 milhões de desempregados em relação a um ano antes, o equivalente a um aumento de 36,0%. Ao mesmo tempo, o total de ocupados caiu 2,1% no período de um ano, o equivalente ao fechamento de 1,983 milhão de postos de trabalho.

Como consequência, a taxa de desemprego passou de 11,9% no trimestre até novembro para 12,0% no trimestre até dezembro, também a mais alta já registrada na série histórica da pesquisa. A taxa média de desemprego no ano de 2016 foi de 11,5%, ante uma média de 8,5% em 2015.

A taxa de desemprego só não foi mais elevada porque 907 mil brasileiros migraram para a inatividade no período de um ano. O aumento na população que está fora da força de trabalho foi de 1,4% no trimestre encerrado em dezembro ante o mesmo período de 2015.

O coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, atentou para o salto no total de desempregados desde o início da crise econômica, em 2014. "O avanço no número de pessoas em busca de uma vaga foi de 74,4% entre 2014 e 2016", disse Azeredo

Carteira assinada

O mercado de trabalho no País perdeu 1,398 milhão de vagas com carteira assinada no período de um ano. O total de postos de trabalho formais no setor privado encolheu 3,9% no trimestre encerrado em dezembro de 2016, ante o mesmo período do ano anterior, segundo os dados da Pnad Contínua.

Já o emprego sem carteira no setor privado teve aumento de 4,8%, com 481 mil empregados a mais. O total de empregadores aumentou também 4,8% ante o trimestre encerrado em dezembro de 2015, com 190 mil pessoas a mais.

O trabalho por conta própria encolheu 3,4% no período, com 784 mil pessoas a menos nessa condição.

Houve redução ainda de 170 mil indivíduos na condição do trabalhador doméstico, 2,7% de ocupados a menos nessa função. A condição de trabalhador familiar auxiliar também encolheu, -9,8%, com 229 mil ocupados a menos.

Governo e SEBRAE prenunciam dar passo firme em 2017


Não é de hoje a parceria do SEBRAE e da Prefeitura de Lajedo através da CDL e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Gestão Estratégica. E mais ainda agora em 2017 estão sendo firmadas novas parcerias que trarão muitos benefícios para Lajedo e seus lajedenses. Anunciando tais novidades, hoje (30) no Sebrae Garanhuns houve reunião com diretores para potencializar o município nos quesitos comércio, agronegócio, juventude, empreendedorismo, gestão e artesanato.

A proposta é melhorar a promoção do desenvolvimento econômico por meio de ações de capacitação e acesso a mercado, previstos para fevereiro a novembro de 2017. Trazer cursos de vitrine, mídias sociais, moda e gestão, além do já firmado pela Sala do Empreendedor de Lajedo com os comerciantes do CEALA sobre boas práticas de manipulação de alimentos.

Segundo a gestora Gerlane Melo, o SEBRAE está experimentando positivamente em Garanhuns e intencionamos levar para Lajedo ações preventivas em academias, salões de beleza, no setor alimentício e com ambulantes. A parceria acontecerá entre a pasta de Gestão Estratégica, Sala do Empreendedor e Casa das Juventudes.

No setor de gestão traria os cursos de inclusão de pequenos negócios, tributário, compras governamentais e líder coach. Já no agronegócio, oficinas do campo, vender para o governo no campo. E voltados para os jovens, público extenso na cidade, o programa Jovem Aprendiz.


Uma segunda reunião permitirá divulgar quando, onde e como serão realizadas essa sociedade.

Jovem de Garanhuns está desaparecido há 5 dias e família faz apelo



Um jovem de Garanhuns está desaparecido desde a última sexta-feira, 27/01.De acordo com informações recebidas via email pelo blog, Jonatan Lucas, de 17 anos, saiu de casa há 5 dias e desde então tem paradeiro incerto

Ainda de acordo com informações, a família já procurou a polícia e prestou queixa, mas - ate agora- não houve notícias. 

"Estamos todos apreensivos e muito preocupados, por isso pedimos que quem o ver ou tiver alguma notícia favor entrar em contato nos seguintes números (87) 8125-4988/ 9912-3009/9806-5424/9660-9251/ 9604-9633 " diz  a parte final da mensagem enviada por familiares.


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES


RESIDE NA RUA JOSÉ BONIFÁCIO, BOA VISTA

SAIU DE CASA POR VOLTA DAS 21 HORAS DA SEXTA

AOS FAMILIARES DISSE QUE IA JOGAR VIDEO GAME

QUANDO DESAPARECEU TRAJAVA BLUSA AZUL SHORTE E SANDÁLIA

ERA CASEIRO E NÃO COSTUMAVA SAIR MUITO DE CASA

PREFEITURA DE CAPOEIRAS DIVULGA NOTA À IMPRENSA SOBRE ACIDENTE COM ÔNIBUS ESCOLAR

Foi divulgado na manhã de hoje (31) uma nota de esclarecimento assinada pela prefeita de Capoeiras, Neide Reino, onde ela agradece os órgãos que prestaram ajuda as vítimas do acidente e explica o uso por parte da prefeitura local de um ônibus escolar no transporte de pacientes que fazem hemodiálise em Garanhuns. Abaixo a nota da prefeitura enviada ao blog:


Nota da Prefeitura Municipal de Capoeiras
A prefeitura de Capoeiras na pessoa da Prefeita Neide Reino, junto aos seus secretários municipais vem a público agradecer a todos os que direta ou indiretamente auxiliaram no resgate das vítimas do grave acidente ocorrido na tarde de ontem. 

Agradecimento especial aos municípios que prontamente disponibilizaram suas ambulâncias, a V GERES, aos profissionais de saúde, que saíram de seus consultórios ou retornaram de viagens para ajudar no socorro às vítimas, aos órgãos do Governo do Estado, Polícias, Corpo de Bombeiros e em especial ao Hospital Regional Dom Moura que não mediram esforços em ajudar.

Estamos dando toda a assistência necessária às vítimas e aos seus familiares e aguardamos as investigações das causas do acidente, para posteriormente tomarmos as providências cabíveis.
Lamentamos muito o ocorrido que vitimou 21 pessoas, sendo internas 16 no Hospital Regional Dom Moura, e transferidas 03 para o Hospital da Restauração, em Recife e 01 para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Infelizmente 01 das vítimas veio a óbito no local. Permanecem internadas 10 pessoas, das quais: 07 no HRDM, 02 no HR e 01 no HRA, todos estáveis sem risco de morrer. Os demais, 10 pessoas, já tiveram alta hospitalar.

Prestamos nossas condolências aos familiares do Sr. José Nildo Avelino Barros, vítima fatal, e nos solidarizamos, dando total apoio no que precisar de nós, seja como instituição ou como pessoas.
Por fim, informamos que o transporte estava sendo feito pelo ônibus escolar devido o veículo que transporta os pacientes da hemodiálise encontrar-se em manutenção, porém amanhã o mesmo estará retornando às viagens normalmente.

Sem mais, colocamo-nos a disposição.
Lucineide Almeida


POR: ROBERTO ALMEIDA

DEIXOU UM MORTO E VÁRIOS FERIDOS: PM divulga nome das vítimas de grave acidente com ônibus com pacientes de Capoeiras na BR-424


A PM liberou os nomes de todos os envolvidos no grave acidente ocorrido ontem, 30 de janeiro, na BR 424, em Garanhuns. Um ônibus da Prefeitura de Capoeiras tombou com 30 pessoas a bordo e uma delas faleceu. Trata-se de José Nildo Avelino de Barros, de 46 anos, residente em Capoeiras. Quatro pessoas em estado grave foram transferidas para o Hospital dá Restauração, no Recife. Ainda de acordo com a PM, chovia no momento do acidente, o que levou o motorista a perder o controle do veículo e tombar. A PRF esteve no local juntamente com os Bombeiros, SAMU e ambulâncias dá região. Diante de uma tragédia assim, é importante que os órgãos competentes apurem o fato identicando possíveis falhas e responsabilidades. O procedimento investigativo é importante para evitar que outro acidente dessa magnitude aconteça e que pessoas inocentes, que já sofrem com tanto com o tratamento da hemodiálise, se machuquem.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR



Dermatologista da Upae fala dos cuidados com a pele no verão






Verão é sinônimo de praia, piscina, diversão ao ar livre e conseqüentemente, exposição aos raios solares e os perigos inerentes a isto.

A dermatologista da UPAE Garanhuns, Dra. Sandra Kelm, esteve na última segunda-feira (23) na Rádio Jornal, no programa Consultório, com Samara Pontes. Na pauta: "Cuidados com a Pele no Verão".

Dentre alguns tópicos, Dra. Sandra alertou que devido à temperatura estar acima da média para a época, os horários de exposição ao sol, principalmente para os pequenos, precisa ser revisto. 

"Os profissionais indicavam os horários antes das 10h e após às 15h, mas o sol está "muito quente". Assim, antes das 9h e apos às 16h é mais apropriado, além de sempre usar protetor solar de acordo com as idades e as especificações, lembrando de aplicar a cada duas horas".

Para atendimento na Upae Garanhuns, os usuários dos 21 municípios que fazem parte da V GERES, devem procurar o Posto de Saúde mais próximo de suas residências, e sendo o caso, serão encaminhados pelos clínicos para nossos especialistas, através da regulação das Secretarias Municipais de Saúde.

Luiz Estevão vai para solitária após agentes encontrarem regalias em cela

O empresário ainda desacatou um diretor do presídio ao ser questionado sobre a presença de itens proibidos em sua cela. Entre eles, chocolate, cafeteira elétrica, cápsulas de café e pasta de dente importada
Luiz Estevão desrespeitou normas do sistema e desacatou um diretor do presídio

O empresário e ex-senador Luiz Estevão está em uma solitária do Complexo Penitenciário da Papuda. Ele desrespeitou normas do sistema e desacatou um diretor do presídio ao ser questionado sobre a presença de itens proibidos em sua cela. Entre eles, chocolate, cafeteira elétrica, cápsulas de café e massa importada.
O Ministério Público e a Polícia Civil ainda investigam possíveis crimes cometidos pelo presidiário e por agentes de atividades penitenciárias. Carcereiros são suspeitos de receber propina para permitir a entrada de produtos proibidos destinados a Estevão. Preso no Centro de Detenção Provisória (CDP), Luiz Estevão recebeu iguarias proibidas aos detentos do sistema penitenciário. A fraude foi descoberta no fim de dezembro, após vistoria na cela dele e na cantina do bloco onde ela fica. Agentes também encontraram iguarias vetadas na cantina frequentada por Estevão.


A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) instaurou sindicância administrativa para apurar o caso. Um inquérito sigiloso também foi aberto na Divisão Especial de Repressão ao Crime Organizado (Deco) e no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Preso no Centro de Detenção Provisória (CDP), Luiz Estevão recebeu iguarias proibidas aos detentos do sistema penitenciário

O caso chegou ao Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), que oficiou a Sesipe, em janeiro. Ao ser questionado pelo coordenador-geral da pasta, Guilherme Nogueira, sobre a origem dos itens, Luiz Estevão teria agido de forma desrespeitosa. Como punição, foi encaminhado ao Pavilhão Disciplinar por 10 dias, como isolamento preventivo, com é feito com qualquer interno que descumpre ordens no sistema penitenciário.

Luiz Estevão, que estava na ala B do CDP,  foi transferido para o bloco 5 da ala C. Advogados do empresário entraram com um pedido na Justiça em 26 de janeiro requerendo o retorno do detento ao local de origem, mas a Justiça negou.


Segundo a decisão, “a Lei de Execuções Penais prevê que a autoridade administrativa custodiante poderá decretar o isolamento preventivo do faltoso, pelo prazo de até 10 dias, trata-se de competência de autoridade administrativa, cujo mérito não pode ser revisto por este Juízo, a não ser quando haja nulidade.”  Para a Justiça, não houve qualquer irregularidade na decisão que determinou o isolamento. “Assim, nada a prover em relação a este fato.”

Exoneração de diretores

A Sesipe vai pedir a exoneração de todos os integrantes da direção do CDP. O ato está sendo finalizado para ser encaminhado ao Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e publicado na edição desta quarta-feira (1º/2). Atualmente, o diretor da unidade é um agente de atividades penitenciárias.  

Correio procurou a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social do DF (SSP-DF), órgão que a Sesipe faz parte, e aguarda resposta. A reportagem também está em contato com o MPDFT e a Polícia Civil do DF, para saber detalhes do caso e se serão tomadas mais providências.