quinta-feira, 5 de maio de 2022

APÓS LUTA HISTÓRICA DE MARÍLIA, CÂMARA APROVA PISO SALARIAL PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

 


A histórica votação aconteceu nesta quarta-feira (04) depois de muita luta e articulação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras

Com o voto "sim" de Marília Arraes, deputada federal e pré-candidata ao Governo de Pernambuco, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (04), a criação do piso salarial para os profissionais da Enfermagem. Com a aprovação do projeto de lei 2564/2020, o piso nacional para enfermeiros passa a ser R$ 4750. Para os técnicos em enfermagem será 70% do piso dos enfermeiros; para os auxiliares e parteiras, 50% do piso.

"Foi uma vitória importantíssima a aprovação do piso. O trabalho fundamental desses profissionais ficou ainda mais evidente por conta da pandemia. A vitória da enfermagem é uma vitória da saúde pública e também do fortalecimento do SUS", afirma Marília.    

Como ex-integrante da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, Marília Arraes atuou incansavelmente pela valorização destes profissionais da saúde, lutando por melhores condições de trabalho, estrutura e respeito. "Essa é uma luta que travamos há muito tempo, desde reuniões com conselhos e sindicatos, até aqui na Câmara. Estamos muito felizes com o resultado."

O Brasil possui mais de 2,6 milhões de trabalhadores ativos na Enfermagem, de acordo com o Conselho Federal da Enfermagem. São 642 mil enfermeiros, 1,5 milhão de técnicos, 440 mil auxiliares e 440 parteiras.

*Deputados que votaram NÃO ao projeto de lei 2564:

Adriana Ventura (Novo-SP)
Alexis Fonteyne (Novo-SP)
EduardoBolsonaro (PL-SP)
Gilson Marques (Novo-SC)
José Medeiros (PL-MT)
Kim Kataguiri (União-SP)
Lucas Gonzalez (Novo-MG)
Marcel van Hattem (Novo-RS) 
Paulo Ganime (Novo-RJ) 
Ricardo Barros (PP-PR)
Tiago Mitraud (Novo-MG) 
Vinicius Poit (Novo-SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário