sexta-feira, 31 de maio de 2024

Trabalhadores da Educação aprovam acordo de reajuste proposto pelo Estado

 Blog Cenário

Foto: Péricles Chagas

Os trabalhadores e trabalhadoras em educação de Pernambuco obtiveram aumento salarial real em toda a carreira, que será aplicado no próximo mês de junho. Este é o resultado do acordo firmado entre Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) e Governo do Estado. O aumento será aplicado de formas diversas para todos os servidores da Rede Pública Estadual de Ensino, de Nível Médio e Superior, efetivos ou contratos temporários, ativos, aposentados e pensionistas.

Para os todos os cargos, o reajuste se dará a partir do mês de junho de 2024. Para aqueles professores que recebem vencimento base abaixo do Piso Nacional do Magistério, o reajuste se dará com efeitos retroativos ao mês de janeiro de 2024. As negociações duraram exatos três meses, entre 26 de março e 27 de maio.

Com a aprovação do reajuste, os profissionais de educação do Estado vão se localizar entre os percentuais de 3,62% para quem recebia abaixo do piso salarial do magistério ou para professores de nível médio, chegando a 26,67%, no caso de professores(as) que tenham Mestrado e Doutorado. Nesta grade de aumento, grande parte dos educadores receberão aumentos entre 3,64% e 15% de reajuste. Recebem reajuste linear de 8,6% todos os servidores administrativos e analistas educacionais.

O Piso Salarial do Magistério é a remuneração mínima que um professor de rede pública pode deve receber em todo o país para uma carga horária de 200 horas/aula. O piso em 2024 foi reajustado em 3,64%, correspondendo a R$4.580,57.

A rodada de negociações também conquistou o compromisso do Estado de convocar os concursados, reeditar o Programa Professor Conectado, iniciativa que garante computadores e acesso à conectividade para execução do trabalho diário dos professores.

O Governo enviará Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Com o acordo aprovado, se encerra a Campanha Salarial Educacional 2024, mas o Sintepe continuará fortalecendo o debate sobre as pautas educacionais com a Secretaria de Educação. Questões como a climatização das escolas, das reformas prioritárias, da melhoria da merenda e outras reivindicações já divulgadas para a categoria.

GARANHUNS NADA DE FABRICA, NADA DE EMPREGO: Caruaru pronta para receber fábrica YTO, que produzirá 120 tratores por mês

Por Márcio Didier 

 

A chinesa Yto é uma das maiores fabricantes de equipamentos agrícolas do mundo Foto Divulação

A chinesa Yto é uma das maiores fabricantes de equipamentos agrícolas do mundo Foto Divulação


Principal município do Agreste pernambucano, Caruaru deve receber, ainda neste ano, uma fábrica de tratores. Na sexta-feira (31), a governadora Raquel Lyra e o prefeito Rodrigo Pinheiro assinam um termo de compromisso para que o YTO Gruop, um dos principais e mais antigos fabricantes de máquinas agrícolas da China, possa se instalar na cidade.

Apesar de a empresa produzir equipamentos de colheita, implementos agrícolas, motores a diesel e grupos geradores, num primeiro momento serão fabricados tratores, com a expectativa de 120 máquinas por mês. No entanto, a intenção da companhia é produzir toda a sua linha na sua unidade de Caruaru.

Representantes da indústria chinesa estiveram em Caruaru na semana passada para conhecer o município e o espaço de construção do polo industrial, sendo recebidos pelo prefeito Rodrigo Pinheiro e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa. Pedro Augusto Cavalcanti.

YTO foi fundada em 1955

Empresa estatal chinesa, fundada em 1955, seis anos após a revolução comunista local, é líder do mercado local desde o início do seu funcionamento. Atualmente, negocia ações na Bolsa de Hong Kong.

A YTO já atua no mercado brasileiro desde o ano passado, com vendas diretas. De acordo com representantes da marca, o objetivo para os próximos 10 anos no país é conquistar 20% do mercado nacional.

Principal fabricante de máquinas agrícolas da China, YTO, em mandarim, significa “primeiro trator” – Y (primeiro) e TO (trator). A fábrica da empresa na China tem uma capacidade de produção superior a 100 mil tratores por ano, dos quais 10 mil são exportados anualmente para outros países da Ásia, América Latina e África

Nada de vice, e sim deve ser Pré-candidata pelo PT, a uma cadeira na Casa Raimundo de Moraes, assim deve ser Danielle Ubirajara


Uma matéria publicada no blog Pernambuco News aponta a presidente do PT em Garanhuns, Danielle Ubirajara, como pré-candidata à vereadora.

Antes ela era citada como uma das opções do Partido dos Trabalhadores para ser vice do prefeito Sivaldo Albino, na disputa pela reeleição.

Com essa publicação, no próprio PT local existem integrantes avaliando que a dirigente do partido retirou seu nome do projeto majoritário.

Assim, restariam as opções de Eraldo Ferreira, Neilton Falcão e Ivaldo Bispo.

O prefeito Sivaldo Albino tem se mantido reservado sobre a escolha de quem vai ser seu companheiro de chapa.

Discussão tem se dado basicamente dentro do PT e o socialista, na hora certa, certamente vai definir quem será o vice para disputar a eleição.

Comerciante vai de Garanhuns ao Recife a pé para cobrar construção de hospital a Raquel

Por Magno Martins

Por Edward Pena – repórter do Blog



Flávio da Pamonha, como é conhecido pela população de Garanhuns, saiu da cidade agrestina no último dia 25, a pé, para tentar encontrar a governadora Raquel Lyra (PSDB), no Recife. A intenção do comerciante é cobrar da peessedebista a construção do Hospital Mestre Dominguinhos. Ele explica que muitas pessoas têm que se deslocar vezes para Caruaru, vezes para a capital, quando precisam de atendimento médico. Em forma de protesto, decidiu andar 270 quilômetros na tentativa de sensibilizar o executivo estadual.

O homem deve chegar hoje ao Recife, onde diz que será recebido por 20 deputados estaduais, na Alepe, que em seguida sairão em comitiva até o Palácio do Campo das Princesas, em busca da governadora.

Governo de Pernambuco participa de agenda internacional em prol do forró

Secretaria de Cultura do Estado apoia a realização do I Fórum Internacional de Forró de Raiz e participa de agenda na Unesco, dando início ao processo para que o ritmo seja reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade


forró.jpg

FOTO: Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe


Ritmo que aflora o sentimento de pertencimento do nordestino e que representa nosso Brasil país afora, o forró será o centro da pauta de importantes movimentos culturais nesta semana na França e em Portugal. Por meio de articulações lideradas pelas Secretarias de Cultura de Pernambuco e da Paraíba, juntamente com a Associação Cultural Balaio Nordeste, o ritmo ganhará visibilidade mundial, entre os dias 30 de maio e 02 de junho, com agenda na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris, e a realização do I Fórum Internacional do Forró de Raiz, no Instituto Pernambuco Porto, na cidade do Porto.

 

“O forró é parte da alma nordestina e é alicerce da identidade pernambucana. Por este motivo, nós, enquanto Secretaria de Cultura, trabalhamos no fomento, na valorização e na salvaguarda das nossas tradições culturais. Também estamos certos de que este movimento de internacionalização do ritmo é um importante passo para colocar o Nordeste na sua merecida posição de destaque enquanto território de ricas e importantes produções, e celeiro de iniciativas voltadas à economia criativa e perpetuação do legado do nosso povo”, comenta Cacau de Paula, Secretária de Cultura do Estado de Pernambuco.

 

Sobre o início do processo de reconhecimento do forró raiz como Patrimônio Imaterial da Humanidade a Secretária pontua ainda “Todo esse processo que iniciou e segue no Brasil, e que começa a ganhar vozes em diversas partes do mundo, é mais um passo importante no pleito desse título merecido não só para a preservação das nossas tradições, mas também para o fortalecimento de toda cadeia produtiva e que gira em torno do forró”, diz Cacau.

 

A comitiva brasileira se reunirá no dia 30 de maio, em Paris, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com a finalidade de sensibilizar a instituição em relação ao processo para o reconhecimento do forró raiz enquanto Patrimônio Imaterial da Humanidade. “Para a gente é uma honra tremenda chegar até à Unesco para sermos ouvidos, para dizermos que temos uma cultura que é genuinamente nossa e que precisa ser salvaguardada”, destaca o Secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos.

 

Em 2021, o forró foi reconhecido nacionalmente pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil. Tal título, que contou com a adesão e coparticipação de 15 estados brasileiros, proposto pela Paraíba, e é pré-requisito para um novo pleito que será iniciado agora, em 2024. Nesta nova etapa, a busca é por apoios internacionais. Ao todo, 30 países já subscreveram um abaixo-assinado em apoio à causa nordestina e brasileira para que o forró obtenha o título sonhado.

 

Joana Alves, presidente-fundadora da Associação Cultural Balaio Nordeste, que tem sede em João Pessoa (PB), é uma das principais lideranças deste projeto. Joana enfatiza, também, alguns passos do processo que passa por consultas públicas e pesquisas para validar a expressão cultural em questão como fonte identitária de um povo e confirmar o reconhecimento da comunidade local.

 

“Nós estamos indo até Paris, até a ONU, e mais especificamente a Unesco, para dizer que queremos o nosso patrimônio reconhecido. Mas é um processo lento mesmo. O Iphan, por exemplo, ainda precisa publicar e enviar à ONU a ação de salvaguarda do patrimônio nacional com relação ao forró”, explica Joana.

 

Ainda na capital francesa, a comitiva trabalhará propostas de intercâmbio cultural com instituições locais em torno do Ano Cultural Brasil - França 2025. Na ocasião, a Secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, formalizará convite para representantes de instituições e artesãos franceses estejam na Fenearte já deste ano, proporcionando o início de um importante ciclo de intercâmbio cultural, potencializando significativas trocas sobre a tradição e a produção do artesanato pernambucano.

 

Dando continuidade à jornada internacional do forró, nos dias 1º e 2 de junho, acontecerá o I Fórum Internacional do Forró de Raiz, na cidade do Porto, em Portugal. Realizado no Instituto Pernambuco Porto, importante parceiro do Governo de Pernambuco, o evento contará com palestras, debates e mesas redondas em torno da temática do forró e sua importância como componente da identidade nordestina, além de shows de artistas forrozeiros.

 

“Promover a realização dessa programação no Instituto Pernambuco Porto é muito simbólico para nós, da Secult-PE. O espaço é um importante parceiro, um centro da nossa cultura pernambucana em Portugal, propagando nossas tradições, e em suas mais diversas linguagens, para toda a comunidade brasileira e para visitantes de todo o mundo. O fórum será um momento de troca cultural entre Pernambuco e Portugal, de novas parcerias e de um ambiente voltado para a difusão dos nossos saberes populares e de promoção da nossa região”, afirma Cacau de Paula.

 

A programação do Fórum, além da grade de conteúdo, será um verdadeiro arraial junino para todos os participantes. Haverá decoração temática e comidas típicas, aulas de forró e shows de diversos artistas nordestinos, como: Derico Alves (PE), Sandrinho do Acordeon (PI), Bira Delgado (PB), Luiz Bento (PB), Robson Batinga (SE), Ecore Nascimento (PI), Sanda Belê (PB) e Flávia Bitencourt (MA).


Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
Juliana Salvador (Gerente de Comunicação) | +55 81 99195-5154
Jaciana Sobrinho (Assessora de Comunicação) | +55 81 99102-9325

Garanhuns poderá ganhar Hotel fazenda segundo Mário Faustino


Exposição de animais de Garanhuns apresenta resultados positivos e repercute em todo o estado. Empresários já estão de olho para investir no município e Garanhuns pode ganhar um hotel fazenda. Além disso estamos articulando a vinda de uma Sucursal da  Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco.(FIEPE) Convidamos o novo  presidente eleito Bruno Veloso pra visitar Garanhuns e conhecer as riquezas da região e levar as informações para as Federações Industriais de outros estados. Iremos convidar o novo presidente da FIEPE para visitar a Escola Técnica Eurídice Ferreira de Melo, que há 4 anos fecharam suas portas prejudicando anualmente 720 alunos, vamos tentar reabrir. 

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Com investimento de R$ 15 milhões, governadora Raquel Lyra anuncia a 24ª edição da Fenearte e lança o Programa Pernambuco Artesão

Uma das novidades é a venda antecipada dos ingressos, que já podem ser comprados

Foto: Hesíodo Góes/Secom

A 24ª edição da Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato – foi lançada no auditório do Centro de Artesanato, nesta terça-feira (28), pela governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause. Este ano, o evento recebe o aporte total de R$ 15 milhões por parte do Governo do Estado. A edição anual da maior feira de artesanatos da América Latina terá como tema “Sons do Criar – Artesanato que Toca a Gente”. A feira será realizada de 3 a 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

“A 24ª edição da Fenearte tem como tema os sons que estão nos ateliês de cada um daqueles que fazem parte da nossa cultura e da nossa história. Serão cinco mil expositores, nesta edição que vai extrapolar os muros do Centro de Convenções de Olinda, chegando ao Interior. Assinamos um convênio com o Sebrae para trabalhar o programa de Pernambuco Artesão, para garantir melhor qualificação aos nossos artistas, de quem faz a economia criativa de Pernambuco, para que os artesãos possam viver do seu ofício no seu chão e não somente a grande culminância, que é a Fenearte”, destacou Raquel Lyra.

O grande homenageado da edição será o Mestre Nado, artesão olindense conhecido por sua produção de instrumentos musicais a partir do barro. Ele será homenageado com uma exposição no Mezanino do Centro de Convenções, na mesma área onde acontecem as Oficinas Fenearte.

A feira é uma realização da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). Ao todo, irão participar mais de cinco mil artesãos, expositores e empreendedores pernambucanos e também vindos de outros estados e até de outros países. Os artistas irão expor em cerca de 700 espaços de comercialização.

“Nesta edição a gente chega ao Interior, com o circuito Fenearte, onde também vamos ofertar qualificação profissional e empreendedorismo. Vamos valorizar esses artesãos não só durante a Fenearte, mas antes e depois da sua realização. Então, o projeto de investir na economia do artesanato pernambucano perpassa a feira, expandindo por todo o Estado”, afirmou o presidente da Adepe, André Teixeira Filho.

Uma das novidades deste ano é a ampliação da entrada de acesso dos visitantes. Também haverá aumento no número de bilheterias, passando de 18 para 30. Além disso, serão instalados totens de autoatendimento, balcão de informações e telas para que os visitantes acompanhem a programação diária da feira.

“A Fenearte se consolidou enquanto importante política pública do Estado e como ambiente de relevância para o desenvolvimento da cadeia do artesanato e da economia de Pernambuco. Nosso desafio agora é tornar a feira ainda melhor. Temos novidades que trarão maior conforto, acesso e melhores experiências para todos”, disse a diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe e diretora-executiva da Fenearte, Camila Bandeira. A expectativa é superar o público de 315 mil pessoas que frequentou a feira no ano passado. Otimismo que se reflete no recorde de inscrições para o setor Individual Pernambuco, que reúne artesãos do Estado: 1.400 candidatos para os 300 estandes disponíveis nesta área

PERNAMBUCO ARTESÃO – Na ocasião do lançamento, a governadora Raquel Lyra assinou, junto ao presidente do Sebrae, Murilo Guerra, o convênio que dá início ao Programa Pernambuco Artesão. A iniciativa consiste numa série de ações, como a continuidade do Estudo da Cadeia Produtiva do Artesanato, iniciado na edição passada; seminários e jornadas criativas em sete regiões do Estado; oficinas, palestras e participação em feiras nacionais.

MESTRES – Dois mestres do artesanato pernambucano, com trabalhos já reconhecidos, passam a integrar a Alameda dos Mestres da Fenearte: Nicinha, de Caruaru, e Saúba, de Jaboatão dos Guararapes.

Cleonice Otília da Silva, a Nicinha, tem o barro como matéria-prima para as suas criações, que são acompanhadas por poemas seus. Sua inspiração é a arte figurativa e imaginativa do Mestre Galdino. A artesã mantém ateliê no Alto do Moura e participa do grupo Flor do Barro.

José Antônio da Silva, o Saúba, é conhecido por fazer brinquedos populares de madeira, como o mané-gostoso (boneco articulado, com braços ligados por barbante a hastes de madeira) e o rói-rói.

INGRESSOS – Pela primeira vez, haverá venda antecipada de ingressos. A medida vai evitar a formação de longas filas durante a feira e traz mais comodidade aos visitantes. As vendas estão abertas pelo site https://www.evenyx.com/24a-fenearte e em pontos de venda físicos: nos shoppings Boa Vista (quiosque Ticket Folia), Guararapes (Loja Artesanato de Jaboatão), Patteo (loja Cobogó Collab), Paulista North Way (loja Luckwu Artes), Plaza (loja Crabolando), Recife (quiosque Ingresso Prime), RioMar (quiosque Ingresso Prime) e Tacaruna (lojas Club da Miçanga e Cia. da Montagem). Os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (entrada), de segunda a quinta-feira; e R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia), de sexta-feira a domingo.

O evento contou com a presença dos deputados estaduais Antônio Morais e France Hacker, dos secretários estaduais Amanda Aires (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo), Cacau de Paula (Cultura), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), Bianca Teixeira (Procuradoria Geral do Estado), Mariana Melo (Mulher), Daniel Coelho (Turismo e Lazer) e Cícero Morais (Desenvolvimento Agrário, Pecuária e Pesca). Também participaram a presidente da Fundarpe, Renata Borba; o presidente da Empetur, Eduardo Loyo; a presidente do IPA, Ellen Viegas, e o presidente da CEPE, João Freire.

Câmara de Vereadores de Garanhuns recebe prêmio em Congresso na Paraíba, Presidente Luizinho Roldão está muito satisfeito com trabalho desenvolvido na Casa Raimundo de Moraes


Vereador e Presidente da câmara de Garanhuns, Luizinho roldão, está feliz pelo trabalho que vem desenvolvendo a frente da Casa Raimundo de Moraes, e que recebeu o premio de melhor do Nordeste. 5° Congresso Nacional de Agentes Públicos e Políticos em João Pessoa - PB, onde nossa Câmara de Vereadores foi reconhecida como a MAIS TRANSPARENTE do Nordeste segundo o APRENDER E CAPACITAR BRASIL!


Esse reconhecimento só foi possível graças ao trabalho incansável dos nossos vereadores, vereadoras, servidores da Câmara Municipal de Garanhuns e, claro, de toda a população da nossa querida e amada Garanhuns que nos apoia sempre! 

Vamos continuar trabalhando juntos por uma Garanhuns cada vez melhor!


Congresso derruba veto de Lula e acaba com a ‘saidinha’ de preso para visitar família




O Congresso Nacional derrubou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que trata da saída temporária de presos, a “saidinha”. Quando vetou, Lula queria abrir brecha para permitir a visita de presos à família. Mas, com a derrubada do veto, esse benefício fica impedido. Foi mantido apenas o direito de condenados deixarem a prisão para fazer cursos profissionalizantes ou de ensinos médio e superior.

Por 314 votos pela queda, 126 pela manutenção e duas abstenções, deputados preferiram retomar o texto original aprovado na Casa. No Senado, 51 acompanharam a posição da Câmara, 11 votaram em favor da “saidinha” e um senador se absteve. As informações são do portal Estadão.

A lei também prevê a exigência de exames criminológicos para a progressão de regime penal e o monitoramento eletrônico obrigatório dos detentos que passam para os regimes semiaberto e aberto. O exame avalia “autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade”.

Antes da aprovação do projeto de lei, em março, a autorização era dada aos detentos que tenham cumprido ao menos um sexto da pena, no caso de primeira condenação, e um quarto, quando reincidentes. As “saidinhas” ocorriam até cinco vezes por ano e não podiam ultrapassar o período de sete dias.

Há duas semanas, o governo mobilizou uma força-tarefa para garantir a manutenção o veto presidencial. Participaram deste grupo ministros, como Ricardo Lewandowski (Justiça), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Silvio Almeida (Direitos Humanos) e líderes do governo no Congresso Nacional.

Eles procuraram deputados do Centrão e bancadas influentes, como a Frente Parlamentar Evangélica, para convencer pela manutenção, mas a tentativa foi malsucedida. “Esse é o veto mais fácil de ser votado hoje para ser derrubado. O governo Lula cometeu um grande erro ao vetar um projeto de lei que aprimora essa segurança pública”, disse o senador Sérgio Moro (União-PR).

A preservação da “saidinha” em feriados era tida para o PT como uma “questão de honra” e como uma “pauta cara” para Lula, como disse o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) a outros líderes da Casa.

Morre Léon Lima de Moraes, pai do ministro do STF Alexandre de Moraes

 

Foto: Divulgação

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, comunicou nesta terça-feira (28) a morte de Léon Lima de Moraes, pai do ministro da Suprema Corte Alexandre de Moraes.

A idade e a causa da morte de Léon de Moraes não foram divulgadas. O velório será realizado em São Paulo nesta terça, em cerimônia restrita a familiares.

Barroso comunicou o falecimento do pai de Moraes durante sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Brasília. O presidente do STF prestou solidariedade ao colega de Corte.

“Em nome do Supremo Tribunal Federal, do Conselho Nacional de Justiça e do Poder Judiciário brasileiro, mando um abraço carinhoso ao ministro Alexandre de Moraes e a toda sua família, desejando conforto após o momento de luto e tristeza pela partida”, afirmou Barroso.

Representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no CNJ, Mansour Elias Karmouche também manifestou pesar pela morte do pai de Alexandre de Moraes.

“Deixo o registro, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, da solidariedade e do desejo de grande conforto a todos os familiares, especialmente ao ministro Alexandre de Moraes”, afirmou.

terça-feira, 28 de maio de 2024

Cleodon Ricardo é novo presidente do Iterpe


A governadora Raquel Lyra, no uso de suas atribuições, nomeou no último sábado 25 de maio de 2024: Cleodon Ricardo de Souza Lima, como novo Diretor Presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco – Iterpe.

O novo presidente, é funcionário de carreira, e assume o órgão com uma vasta experiência em seu currículo de serviços prestados nas áreas de gestão pública, assessoramento, elaboração e acompanhamento de projetos e regularização fundiária, em órgãos dos governos federal, estadual e municipal. Seu último trabalho, foi de Gerente do Programa Nacional do Crédito Fundiário – PNCF, onde realizou um trabalho de reestruturação na gerência, implantando o Programa Terra da Juventude, no Estado de Pernambuco.

Formado em administração de empresas, com pós-graduação em gestão pública, Cleodon Ricardo, assume o Iterpe, com a missão de continuar o grande trabalho que o órgão vem desenvolvendo nos últimos anos, nas áreas de regularização fundiária, gestão de assentamentos e soluções de conflitos agrários.

PSDB representa Pré-candidato a Vereador por distribuir Brindes em Garanhuns, e Ministério Público julga procedente denuncia do PSDB, juiz deve dar parecer e condenar em R$ 25 mil

 Por Augusto César/Carlos Eugênio



Por burlar a lei eleitoral, em que pese fazer campanha antecipada, o pré-candidato Alysson Novato vai esperar decisão do juiz eleitoral da 56} zona eleitoral Dr. Enéas de Oliveira da Rocha, para ver se acata o parecer de condenação do Ministério Público, e multar em R$ 25 mil reais por propaganda antecipada.

Reveja o caso:: 

O Juiz da 56ª Zona Eleitoral de Garanhuns, Dr. Enéas Oliveira da Rocha, decidiu não conceder Liminar referente a uma Representação do PSDB contra o Pré-candidato a vereador Alysson Novato, do Solidariedade, por, entre outras práticas, campanha antecipada e distribuição de brindes com fins eleitorais.

O Magistrado concedeu prazo para que o Representado e o Ministério Público Eleitoral possam se pronunciar, e em seguida, decidirá se acata os pedidos da Representação nº 0600018-78.2024.6.17.0056, dentre eles: a proibição de distribuir brindes; a retirada de postagens das redes sociais, assim como a aplicação de multa de até R$ 25 mil reais, patamar máximo diante de ilícitos eleitorais previsto na Lei das Eleições.

De acordo com os autos do Processo, Alysson Novato, que atua como produtor de conteúdo através do Comando Policial e também figura na folha de pagamento da Prefeitura de Garanhuns como servidor contratado desde maio de 2022, estando a disposição do Gabinete do Prefeito Sivaldo Albino, porém sem qualquer registro no Portal da Transparência até fevereiro passado teria distribuído Copos Personalizados com logomarca e os dizeres “O Novato vem aí!”, o que segundo a representação, teve o objetivo de “persuadir os Eleitores”.

Cachês de Ana Carolina e de outras Seis Atrações do FIG são Divulgados. Valores dos Shows de Margareth Menezes; Pablo; Nattan; Wallas Arrais; WIU e Teto ainda serão Conhecidos

Por Carlos Eugênio


O Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco de hoje, dia 28, traz a publicação do valor do cachê que será pago pela Prefeitura de Garanhuns pelos shows das atrações Ana Carolina; Banda Eva; Barão Vermelho; Conde – Só brega; Magníficos; Marcelo Falcão e Dorgival Dantas, dentro da programação do 32º Festival de Inverno de Garanhuns. Somadas as sete apresentações custarão R$ 1.460.000,00 (um milhão, quatrocentos e sessenta reais).

Até o momento, segundo publicações de dispensas de licitação no Diário Oficial, já foram contratados pela Secretaria Municipal de Cultura, as seguintes atrações: Ana Carolina (R$ 330.000,00); Banda Eva (R$ 200.000,00);  Barão Vermelho (R$ 140.000,00); Conde – Só brega (R$ 50.000,00); Magníficos (R$ 140.000,00); Raphaela Santos (R$ 250.000,00); Marcelo Falcão (R$ 220.000,00) e Dorgival Dantas (R$ 130.000,00); Tribo de Jah (R$ 80.000,00); Edson Gomes (R$ 150.000,00); Toni Garrido (R$ 160.000,00); Samuel Rosa (R$ 250.000,00); Yahoo (R$ 72.000,00); Art Popular (R$ 150.000,00); Fundo de Quintal R$ 150.000,00 e Paulo Ricardo (R$ 150.000,00); Ritchie (R$ 145.000,00); Maria Gadú (R$ 120.000,00); Kell Smith (R$ 95.000,00); Banda 14 Bis (R$ 82.000,00); Péricles (R$ 350.000,00); José Augusto (R$ 210.000,00); AnaVitória (R$ 250,000,00); Roupa Nova (R$ 362.000,00); Jota Quest (R$ 350.000,00); Pitty (R$ 260.000,00); Hungria (R$ 200.000,00); Biquini Cavadão (R$ 200.000,00); Joanna (R$ 85.000,00); João Bosco (R$ 80.000,00); Zélia Duncan (R$ 120.000,00) e Os Paralamas do Sucesso (R$ 210.000,00), cujos cachês, juntos, somam mais de cinco milhões e setecentos mil reais (R$ 5.741.000,00). 

Dentre as atrações nacionais já anunciados pelo Prefeito Sivaldo Albino (PSB), ainda restam serem divulgados os valores das apresentações dos seguintes artistas/bandas: Margareth Menezes (Ministra da Cultura do Governo Lula); Pablo; Nattan; Wallas Arrais; WIU e Teto.

Neste ano, a Prefeitura de Garanhuns estará à frente da organização do FIG. Diante da decisão, o Governo do Estado anunciou que não disponibilizará os R$ 17 milhões previstos para o Evento, sendo apenas “uma patrocinadora do Festival” e destinando um valor ainda não especificado, sob a condição de que o montante seja utilizado para contratar Artistas do Estado. É que na grade anunciada pela Prefeitura até o momento figuram apenas dois artistas pernambucanos: Conde só Brega e Raphaela Santos. 

De acordo com o Prefeito Sivaldo Albino (PSB), a Prefeitura vai investir recursos próprios e vem buscando parcerias com o Governo Federal e com entidades privadas para tocar o principal evento da Cidade. A expectativa do Prefeito é garantir entre R$ 18 e 21 milhões para o FIG 2024, que acontecerá entre os dias 11 e 28 de julho.

 

Izaías Régis fica isento de pagar R$ 25 mil, Juiz Eleitoral traz Sentença sobre Representação do Partido de Sivaldo Albino contra Izaías Régis

Por Carlos Eugênio 


Em decisão publicada na noite dessa segunda-feira, dia 27, o Juiz da 56ª Zona Eleitoral de Garanhuns, Dr. Enéas Oliveira da Rocha, ratificou a determinação da remoção de reportagens publicadas em veículos locais e estaduais, mas rejeitou a aplicação de multa de R$ 25 mil reais ao deputado Estadual Izaías Régis (PSDB).

A posição do Magistrado é referente a Representação nº 0600012-60.2024.6.17.0092, impetrada pela PSB, partido do Prefeito Sivaldo Albino, que alegou que Régis teria realizado “propaganda eleitoral antecipada negativa” contra Albino, em entrevista ao Frente a Frente, que foi ao ar no último mês de fevereiro, pela Rede Nordeste de Rádio, que tem a Rádio Folha como cabeça de rede. As declarações de Izaías foram destacadas no Jornal Folha de Pernambuco; no portal V&C Garanhuns e no Blog do Carlos Eugênio e versava sobre a suposta prática de nepotismo por parte do Prefeito de Garanhuns.

“Ratifico a decisão liminar em todos os seus termos. Julgo Improcedente os demais pedidos formulados pelo representante”, decidiu o Dr. Enéas Oliveira da Rocha, acatando em parte os pedidos do PSB e reconhecendo os argumentos da defesa do deputado Estadual Izaías Régis, que registraram haver “elementos necessários para demonstrar que as falas realizadas na referida entrevista não possuíam cunho difamatório, haja vista que foram embasadas em informações do portal da transparência e em recomendações de órgão de fiscalização”.

Garanhuns promove campanha de vacinação contra a poliomielite

 Campanha será realizada entre o dia 27 de maio até 14 de junho e tem como objetivo vacinar 95% das crianças menores de 5 anos



A partir desta segunda-feira (27) até o dia 14 de junho, a Secretaria de Saúde de Garanhuns promove a campanha de vacinação contra a poliomielite. Crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem comparecer à Unidade Básica de Saúde junto ao responsável portando cartão de vacinação. No dia 8 de junho, a pasta realiza o Dia D de vacinação contra a doença.

A campanha ocorre em âmbito nacional, realizando a atualização do esquema vacinal de três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) para menores de 1 ano, bem como a dose anual com a forma oral da vacina (VOP) para crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos, desde que já tenham completado o esquema primário.

A poliomielite, conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa que pode levar à paralisia, na maioria dos casos, dos membros inferiores. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção da doença, que está erradicada no Brasil há 35 anos. Em 2024, a meta é vacinar 95% do público alvo.

Assessoria de Comunicação — Secretaria de Saúde
Arte gráfica: Divaci Souza (PMG)


segunda-feira, 27 de maio de 2024

Garanhuns inicia Vacinação contra a COVID-19 com Doses Atualizadas para a Variante XBB.1.5

Por Carlos Eugênio


O Ministério da Saúde lançou na última semana uma nova campanha de vacinação contra a COVID-19. A proposta é imunizar pelo menos 70 milhões de pessoas contra a variante XBB.1.5.

De acordo com o Ministério, o perfil de segurança da vacina COVID-19 monovalente XBB é conhecido em razão do amplo uso em outros Países e semelhante ao das versões bivalentes, “com a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB.1.5”.

Em Garanhuns, a vacina XBB será administrada, a partir dessa segunda-feira, dia 27, para as pessoas dos grupos prioritários, maiores de 5 anos. A vacinação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde e também está disponível no Ponto de Vacinação do Parque Euclides Dourado, que funciona das 8 às 12h e das 14h às 17h.

Confira na imagem acima o intervalo de aplicação entre as doses para os grupos prioritários

Depois de cobrada pela população de Garanhuns, Governadora Raquel Lyra diz que Hospital Regional é uma realidade, estamos chegando


Depois de ser cobrada por diversos meios de Comunicação, e de ter o povo fazendo movimentos para saber sobre a situação do inicio das obras da construção do hospital regional Mestre Dominguinhos e a Maternidade, que por sinal foram promessas de campanha da Governadora, em São Bento do Una,  Raquel Lyra afirma ao reportes do Leitura ampla Marcelo Jorge, que vai construir, é questão só de burocracia, mais ainda esse ano começam as obras.

A Governadora falou que já estão sendo feita a desapropriação da área do terreno, onde vai ser construído o Hospital Regional e Maternidade, com recursos que formam adquiridos com empréstimos.

Raquel diz que o povo de Garanhuns vai ter uma garantia bem maior para atendimentos, e atender principalmente pela região que tem mais de 1 milhão de pessoas que dependem desse regional, que vai vir para desafogar o Hospital Dom Moura. 

A Governadora Raquel Lyra deu a entrevista quando esteve na cidade de São Bento do Una, para autorizar a implantação do trecho da Adutora do agreste e a entrega do Açougue Público Requalificado em são Bento do Una.

MORADOR DE GARANHUNS FOI ENCONTRADO ASSASSINADO NA ZONA RURAL DE VENTUROSA


 Um jovem que residia em Garanhuns foi encontrado assassinado na tarde desta sexta-feira (24), no Sítio Serra de Dentro, na zona rural de Venturosa, no Agreste de Pernambuco.

O corpo de José Ailton Pereira do Nascimento Junior, de 22 anos, estava em uma estrada vicinal, o cadáver apresentava perfurações causadas por disparos de arma de fogo.

José Ailton, estava desaparecido e familiares chegaram a divulgar sua foto nas redes sociais pedindo a colaboração da população para encontrá-lo.

A autoria e motivação do crime são desconhecidas, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

A Delegacia de Venturosa está investigando o caso.


Os adversários de Lula

 

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por Edmar Lyra

Eleito em 2022 após doze anos de ter deixado a presidência da República, o presidente Lula não vive um bom momento ocupando pela terceira vez o Palácio do Planalto. Diferentemente das duas primeiras ocasiões em que elegeu-se com mais de 60% dos votos válidos no segundo turno, no pleito passado, Lula derrotou o então presidente Jair Bolsonaro por uma diferença ínfima, ficando com 50,9% dos votos válidos, encontrando a partir de 2023 um país dividido.

Se entre 2003 e 2010, Lula tinha um diálogo tranquilo com o Congresso Nacional, o mesmo não se pode observar agora, uma vez que em doze anos o poderio dos senadores e deputados federais aumentou significativamente, ficando cada vez menos dependentes do executivo como antigamente, o que faz com que o presidente da Câmara, Arthur Lira, seja mais rígido com as demandas do Planalto.

Outro advento é o de que nos dois primeiros mandatos de Lula, não havia a internet como existe hoje, com grande engajamento das redes sociais de um eleitorado cada vez mais crítico e mais hostil ao governo, ainda que o Planalto tenha boa relação com a mídia tradicional. Todos esses fatores têm criado uma atmosfera desfavorável ao presidente Lula, que tem ainda como fortes adversários o bolsonarismo e seus discípulos, ambiente contrastante ao mamão com açúcar da oposição de mentirinha que fazia o PSDB.

Portanto, será um desafio imenso para Lula recuperar a popularidade e chegar em 2026 eleitoralmente fortalecido na condição de pule de dez para a reeleição, havendo um longo caminho a ser percorrido para garantir dezesseis anos à frente do Palácio do Planalto.

Partidos pedem no STF manutenção de cotas para negros em concursos públicos

 


Foto: Divulgação

O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e a Rede Sustentabilidade apresentaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) ação em que pedem a manutenção da política de cotas para candidatos negros em concursos públicos. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7654 foi distribuída ao ministro Flávio Dino. O objeto de questionamento é o artigo 6º da Lei 12.990/2014, que estabelece o período de 10 anos para encerramento da política de reserva de vagas em concurso público. O prazo se concretiza no dia 10 de junho deste ano.

De acordo com os partidos, não houve a efetiva inclusão social almejada pela política. As legendas sustentam ainda que a limitação das cotas aos concursos que ofereçam três ou mais vagas inviabiliza a efetiva implementação da política para determinados cargos públicos que, historicamente, não oferecem mais de duas vagas por edital.

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Onde a promessa da duplicação começa e a realidade predomina na BR-423



Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR
Desde o último dia 08 de outubro de 2023 que o Presidente Lula, em uma cerimonia de assinatura de ordem de duplicação da BR-423, foi feita que até hoje não vemos muita coisa ou quase nada. Entre o trecho de pouco menos de 44 km, que já era para estar bem avançado depois desses 07 meses, a rodovia continua na mesma. muito transito e pouca ação, mais uma promessa que se vai de água a baixo ou pelo ralo. essa duplicação vem a mais de 18 anos de promessas, e quando pensamos que iria sair do papel, ai damos com os burros na água.


Em uma rápida visita pelo trecho prometido, vimos que nada além de alguns tubos de água de uma lado a outro, e mais nada, isso como diria Boris Casoy, é uma vergonha. 

Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR
Com a presença de tantas autoridades, desde Ministros de Estado, Governadora de Pernambuco Raquel Lyra, Deputados Estaduais e Federais, além de prefeitos, isso tudo parece que se torna em vão. devemos cobrar mais de nossas autoridades e políticos, mesmo que sejamos a partidários, isso é em prol de todos nós.

Segundo o governo, a obra finalizada irá beneficiar mais de 1 milhão de pessoas, oferecendo maior segurança e melhorando as condições para o frete, que na região se destaca pela produção leiteira e avícola.