Por Edmar Lyra
Nesta terça-feira (21), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participou da abertura da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o evento, Lyra defendeu a importância das pautas municipalistas para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento do Estado.
Lyra destacou os esforços de sua administração em fortalecer os municípios, mencionando cofinanciamento, assistência social, saúde, construção de creches e entrega de ônibus escolares. Ela criticou a concentração de recursos na União, defendendo uma redistribuição justa para permitir que as cidades prosperem.
O presidente Lula reforçou a necessidade de um relacionamento respeitoso entre União, estados e municípios para a efetivação de políticas públicas. “Não é possível o país ser rico com as cidades pobres”, afirmou Lula.
Pernambuco está investindo significativamente na educação, com a construção de 51 creches e entrega de 182 ônibus escolares. Na assistência social, o governo estadual destinou R$ 84,8 milhões para 2024, o maior investimento da história de Pernambuco nesse setor.
A Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), reuniu mais de 9,5 mil participantes. Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, enfatizou a importância do diálogo federativo para o avanço das cidades. A presença de figuras políticas importantes, como o vice-presidente Geraldo Alckmin e os presidentes do Senado e da Câmara, sublinhou a relevância do evento.
A participação de Raquel Lyra exemplifica um esforço contínuo para descentralizar recursos e fortalecer a gestão local, promovendo um Brasil onde o desenvolvimento e a qualidade de vida começam nas cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário