Por Edmar Lyra
Segunda maior bancada da Câmara dos Deputados com quatro deputados federais e segunda maior bancada da Assembleia Legislativa de Pernambuco com oito deputados estaduais, o PP, presidido pelo deputado federal Eduardo da Fonte, é o principal aliado da governadora Raquel Lyra, garantindo-lhe governabilidade na Alepe e lhe dando apoio irrestrito nas demandas junto à capital federal.
O partido apoiou a governadora no segundo turno da disputa de 2022, e desde então cumpriu papel importante para dar sustentação ao governo Raquel Lyra. É bem verdade que o início do governo não possibilitou um tamanho à altura do partido, mas a oficialização do comando do DETRAN e a possibilidade de assumir a secretaria de Turismo faz com que o PP passe a ter a justa reciprocidade da governadora pela contribuição que tem dado ao Palácio do Campo das Princesas.
Essa consolidação do PP no governo poderá ser o start para uma rearrumação da base de sustentação do governo no parlamento, uma vez que ao fortalecer o PP, Raquel Lyra emite um importante sinal à classe política de que está disposta ao diálogo e de partilhar o governo com atuais e futuros aliados, a exemplo do PT, que vez por outra flerta com o Palácio do Campo das Princesas e está cotado para indicar um nome para o primeiro escalão. Esse é o caminho natural para que Raquel Lyra possa definitivamente virar a chave da política no seu governo e imprimir uma pauta positiva pelos próximos meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário