quarta-feira, 31 de julho de 2024

A Vaca do Gonzaga leva centenas de pessoas as ruas de Garanhuns no último Sábado do Festival




No último sábado de Festival de Inverno, um fato curioso chamou a atenção, foi o cortejo do segundo ano da agremiação "A Vaca do Seu Gonzaga" idealizada pelo saudoso Mestre Gonzaga e seu João Marques, em uma iniciativa de uma comissão liderada pela CDL Garanhuns, como foi registrado em fotos.



A Vaca do Gonzaga, é uma homenagem a esse saudoso Mago do Reisado, e que amava Garanhuns, como descreveu em varias ocasiões, através de seus cordéis, ele era uma verdadeiro cordelista, então nada mais justo que o Poeta e escritor João Marque, que foi por muitos anos presidente da Academia de Letras de Garanhuns, fazer essa homenagem.



A Vaca do Gonzaga arrastou centenas de pessoas pelas ruas de Garanhuns, desde a sua saída da Praça Jardim até o Parque Euclides Dourado, percurso animado com uma banda de frevo, que animou os foliões ali presentes.




A UPAE Garanhuns comemorou na última sexta-feira (26/07) os seus 11 anos de fundação.


Inaugurada em 2013, ela foi a primeira Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Pernambuco. A UPAE Garanhuns atende 21 municípios do Agreste Meridional, com um total de mais de meio milhão de habitantes.

A comemoração contou com um momento de ação de graças, presidida pelo sacerdote do Mosteiro de São Bento, Dom Basílio, uma fala dos coordenadores, bem como a entrega de certificados para alguns colaboradores escolhidos para representar todos e agradecer pelos bons serviços prestados, um vídeo de retrospectiva dos 11 anos e o canto dos parabéns.

Também houve a participação de representantes da V Geres, da prefeitura municipal de Garanhuns, CIEE e Banco Bradesco.

Bora Empreender oferece mais de mil vagas em capacitações gratuitas sobre gestão em agosto

Por Pedro Romero

Cursos e oficinas promovidos pelo Sebrae oferecem conteúdos essenciais para auxiliar pessoas que já empreendem ou que desejam criar um pequeno negócio do zero


Neste mês de agosto, o Bora Empreender está com 1.280 vagas gratuitas para cursos em gestão empreendedora. As capacitações, que têm início em agosto, abrangem as cidades do Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Araripina. Para o Recife e os municípios da Região Metropolitana estão disponíveis 480 vagas. No Agreste, também há 480 vagas, enquanto que para o Sertão do Araripe são oferecidas 320 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link: http://pe.loja.sebrae.com.br/boraempreender.

As capacitações formam uma trilha que reúne conteúdos essenciais para quem já possui ou pretende iniciar um pequeno negócio. Dentre alguns temas abordados estão como formalizar um negócio, fidelizar um cliente e desbravar as redes sociais. Cada trilha possui oito capacitações, incluindo palestras e oficinas, com duração que varia entre duas e quatro horas cada.

O ideal é realizar a trilha completa, mas também é possível realizar os cursos de acordo com o tema de sua preferência. O público-alvo são mulheres e jovens entre 16 e 19 anos, mas todos os interessados podem participar. Cada oficina tem um limite de 40 vagas. Ao final da capacitação, o participante recebe um certificado.

BORA EMPREENDER

Promovido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe), o Bora Empreender irá oferecer mais de 300 capacitações gratuitas, organizadas em trilhas formativas, para empreendedores de todo o Estado. As primeiras trilhas começaram em junho, no Recife. Até o próximo ano, a expectativa é capacitar mais de cinco mil pessoas.

AGENDA

RECIFE: 12/08, 13/08, 14/08 e 16/08

OLINDA: 27/08 e 29/08

CABO DE SANTO AGOSTINHO: 26/08, 28/08 e 30/08

CARUARU: 20/08, 22/08, 27/08 e 29/08

GARANHUNS (TURMA 1): 01/08, 08/08, 15/08, 22/08 e 29/08

GARANHUNS (TURMA 2): 05/08, 12/08, 19/08 e 26/08

SERRA TALHADA: 19/08, 20/08, 21/08 e 22/08

ARARIPINA: 05/08, 06/08, 07/08 e 08/08

Pesqueira é o próximo destino do Festival Pernambuco Meu País

 De sexta (2/08) a domingo (4/08), Governo de Pernambuco promoverá dezenas de ações culturais com artistas pernambucanos e nacionais para todos os públicos e idades

 


Seguindo sua itinerância pela nação pernambucana com várias ações culturais em diversas linguagens, o Festival Pernambuco Meu País (@festivalpernambucomeupais) se prepara para aportar no município de Pesqueira, no Agreste do Estado. De sexta (2/08) a domingo (4/08), durante três dias e em diversos polos espalhados pela cidade, serão realizadas ações culturais com artistas pernambucanos e nacionais para todos os públicos e idades. O evento, promovido pelo Governo de Pernambuco, segue reunindo uma das mais ricas identidades e diversidades culturais do País com vários nomes da cena artística do Brasil. Confira abaixo a programação.

A presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, explica que o evento se coloca como uma política pública guiada por critérios que fortalecem e valorizam a cadeia produtiva do setor. “A curadoria tem como prioridade o protagonismo dos artistas, em especial da cultura popular, além das outras linguagens artísticas, bem como espaços de capacitação, entre tantas outras abordagens”, ressalta.

 

Para a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, “o Festival Pernambuco Meu País será uma plataforma de construção de novos saberes e fazeres culturais, através do intercâmbio dos nossos artistas com artistas de todo país, e deixará um legado importante na formação e valorização da identidade pernambucana”.

 

PROGRAMAÇÃO - Em Pesqueira, além do palco Pernambuco Meu País, outros polos voltados para as mais diversas linguagens artísticas também compõem a programação, com mais de 90 atrações, nos palcos País da Literatura, País das Conexões Criativas, País das Culturas Populares, País da Conexões Visuais, País das Artes Cênicas, País da Música, Palco Conservatório Pernambucano de Música, Lona Alakazam - País do Circo e o Cortejo Brincantes, itinerante pelas ruas da cidade. A proposta é promover ações voltadas para todos os públicos e de todas as idades.

 

O País da Literatura realizará uma ação itinerante no município com o projeto Livros Livres. A iniciativa tem como referência o conceito de bookcrossing, ou seja, o ato de ”esquecer” livros em lugares públicos para que as pessoas que os encontrem possam lê-los e, eventualmente, deixá-los em outro lugar para que mais pessoas o levem. Com livros doados pelo Funcultura e pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e devidamente etiquetados com um selo explicativo, a proposta é incentivar as pessoas a deixar livros em lugares públicos e transformar a cidade em uma grande biblioteca.

 

No País das Conexões Criativas, além da ação contínua Pesqueira Vestida de Renda, de Cecília Pessoa, o polo se dividirá em vários espaços e reunirá atividades formativas e debates sobre design e moda em Pernambuco.

 

No País da Conexões Visuais, exposições com várias temáticas estarão abertas ao público, tais como Multicolorida Cel - Desfronteire-sem, de Alice Celina; Gigantes nos Festivais, de André Luiz; A Cultura do Agreste Pernambucano nas Linhas da Xilogravura, de Ricardo Pessoa; Exposição Fotográfica: A Cultura do Município de Nisia Floresta, de Alanée Rodrigues; Exposição Fotográfica: Nadadores do Mundo, de Mitsy Queiroz; Exposição Fotográfica: Alagoas em Preto e Branco, de Pablo de Luca; Exposição Fotográfica: Os Afoxés e o Carnaval do Recife 'O Povo de Candomblé na Rua', de Renata Mesquita; e Intervenção: Orixás, Mestres e Folhas, de Hermes Costa Neto.

 

No País das Artes Cênicas, haverá espetáculos para todas as idades, como o Sertão Latino e o Tempo de Vagalume, na sexta-feira (2/08); o Liberar-te e o Monólogo Clamor Negro, no sábado (3/08); e o Corpo Atento - Subjetivação do Gesto Popular, de Breno Liberato; Chão de Lula: Uma Homenagem a Memória de Lula Calixto e o Espetáculo Pa(Ideia) - Pedagogia da Libertação, no domingo (4/08); entre tantos outros.

 

O País da Música reunirá nomes da cena independente e contemporânea, como Jay Ferrí, Mirela Hazin, Orquestra 100% Mulher, Nonô Germano, Gilú Amaral, Duo Repercuti e Lucas dos Prazeres. Já no Palco do Circo, que em Pesqueira faz uma homenagem ao mágico, Alakazam, o Patrimônio Vivo de Pernambuco levará sua magia ao público em duas apresentações, sexta-feira (2/08), às 15h e 17h.

 

O País da Cultura Popular vai apresentar manifestações da cultura popular pernambucana representadas por grupos como Orquestra Henrique Dias, Coco de Roda do Grupo Cultural Caboclo, Mestre Anderson Miguel e a Ciranda Raiz da Mata Norte, Bloco Afro Lamento Negro, Adiel Luna e o Coco Camará, Afoxé Ylê Xambá e Elisete Cirandeira, dentre outros. O palco também será levado, na sexta-feira (2/08), para a Aldeia de Cimbres, com apresentações do Samba de Coco Toype Ororubá, Coco do Amaro Branco e Coco de Toré Pandeiro do Mestre.

 

Além da intensa agenda de atividades, o público poderá curtir em Pesqueira três dias de shows no palco Pernambuco Meu País. Na sexta-feira (26), sobem ao palco O Espetáculo Pernambuco Meu País e as atrações Silvério Pessoa, Mundo Livre S/A e Nando Reis. No sábado (3/08), Banda N'zambi, Tribo de Jah, Gabriel O Pensador e Marcelo Falcão. No domingo (4/08), encerram a programação os nomes Grupo de Choro Ororuba, Pagode do Didi, Patrimônio Vivo de Pernambuco, (com participação de Gabi do Carmo, Gerlane Gell, Maria Pagodinho, Helena Cristina e Paz Brandão), Fundo de Quintal e Diogo Nogueira.

 

PERNAMBUCO MEU PAÍS - O Festival Pernambuco Meu País passará também pelos municípios de Caruaru (9 a 11 de agosto), Triunfo (16 a 18 de agosto), Arcoverde (23 a 25 de agosto) e Buíque (30 de agosto a 1º de setembro). Ao longo da programação, serão realizados shows, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e muitas outras atividades de linguagens como artesanato, design e moda, gastronomia e literatura, de forma gratuita, para todas as idades.

 

O objetivo é promover a conexão de linguagens artísticas pernambucanas e nacionais e apresentar à população do estado e turistas, de forma lúdica e comunicativa, uma conexão entre as regiões, cidades, identidades, gêneros, conceitos artísticos e dinâmicas do fazer de um povo que, historicamente, tem sua cultura como parte da identidade de estado-país. Ao todo, o Festival Pernambuco Meu País contará com 80% de artistas locais, beneficiando 700 mil pernambucanos de forma direta.

 

O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) em conjunto com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Contando ainda com apoios das prefeituras das oito cidades que receberão o evento, assim como das Secretarias de Meio Ambiente (Sema-PE), de Saúde (SES-PE), da Mulher (SecMulher-PE), de Defesa Social (SDS) e de Turismo (Setur-PE), além da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e também da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

 

Para mais informações, acesse www.cultura.pe.gov.br/festivalpernambucomeupais ou a conta no Instagram @festivalpernambucomeupais.

 

Confira a programação do Festival Pernambuco Meu País em Pesqueira:

 

Sexta-feira (2/08):

 

País da Literatura

Ação itinerante no município

6h às 7h - Livros Livres

 

País das Conexões Criativas

Praça Dom José Lopes, Centro

16h - Pesqueira Vestida de Renda - Cecília Pessoa

 

País das Culturas Populares

Praça da Rosa

13h - Orquestra Henrique Dias
14h - Coco de Roda do Grupo Cultural Caboclo
15h - Mestre Anderson Miguel e a Ciranda Raiz da Mata Norte

 

País das Culturas Populares

Aldeia de Cimbres (em frente à Paróquia)

18h - Samba de Coco Toype Ororubá

19h - Coco do Amaro Branco

20h - Coco de Toré Pandeiro do Mestre

 

País da Conexões Visuais

EREM Cristo Rei (Rua Comendador José Didier, Pitanga)

10h às 22h - Multicolorida Cel - Desfronteire-se - Alice Celina

Gigantes nos Festivais - André Luiz

A Cultura do Agreste Pernambucano nas Linhas da Xilogravura - Ricardo Pessoa

Exposição Fotográfica: A Cultura do Município de Nísia Floresta - Alanée Rodrigues

Exposição Fotográfica: Nadadores do Mundo - Mitsy Queiroz

Exposição Fotográfica: Alagoas em Preto e Branco - Pablo de Luca

Exposição Fotográfica: Os Afoxés e o Carnaval do Recife ''O Povo de Candomblé na Rua'' - Renata Mesquita

15h - Intervenção: Orixás, Mestres e Folhas - Hermes Costa Neto

 

País das Artes Cênicas

Praça Comendador José Didier

16h - Espetáculo: Sertão Latino

19h - Espetáculo: Tempo de Vagalume

 

Praça da Rosa

16h30 - Aula Espetáculo: O Frevo - Guerreiros do Passo

 

Lona Alakazam (Escola Cristo Rei)

18h - Espetáculo: O Peru do Cão Coxo

 

Cortejo Brincantes

Itinerantes pelas ruas da cidade

15h - Maracatu Leão da Fortaleza

16h - Bloco Carnavalesco Misto Lira da Noite

17h - Os Caboclinhos dos Coités de Tracunhaém

18h - Bloco Carnavalesco e Cultural Caiporas de Pesqueira

Boi Maluco

Cambinda Velha de Pesqueira

Caboclinho Caetés de Camaragibe

Grêmio Recreativo Boi Pavão

Maracatu Águia Misteriosa

Maracatu Nação Camaleão

Maracatu Raízes do Sertão

 

País da Música

Praça da Rosa

16h - Jay Ferrí

19h20 - Mirela Hazin

 

Palco Conservatório Pernambucano de Música

Igreja Nossa Senhora da Conceição

20h - Nino Alves com Laís Assis

 

Lona Alakazam - País do Circo

Escola Cristo Rei (campo de futebol)

15h - Circo Mágico Alakazam

17h - Circo Mágico Alakazam

 

Pernambuco Meu País

Praça Dom José Lopes

19h - Espetáculo Pernambuco Meu País

20h30 - Silvério Pessoa

22h - Mundo Livre S/A

23h50 - Nando Reis

 

Sábado (3/08)

 

País da Literatura

EREM Cristo Rei (Rua Comendador José Didier, Pitanga)

15h - Espetáculo: Estórias nos Quintais

Ação itinerante no município

6h às 7h - Livros Livres

 

País das Conexões Criativas

Praça Dom José Lopes, Centro

10h - Pesqueira Vestida de Renda - Cecília Pessoa

 

Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor - CEDAPP (Rua Comendador José Didier, S/N - Centro)

10h - Atividade Formativa: Tecendo Bonequinhas da Sorte - Natália Oikawa

 

EREM Cristo Rei (Rua Comendador José Didier, Pitanga)

14h - Fórum: Intervenção do Design no Artesanato

 

Solar dos Maciéis (área externa) - Avenida Duque de Caxias

16h30 - Pernambuco Estampado - Carlos Eduardo Sales

 

Cortejo Brincantes

Itinerantes pelas principais vias da cidade

15h - Grupo de Bacamarteiros Batalhão 07

16h - TCM Azulão em Folia

17h - Boi Estrela Solar

18h - Maracatu Carneiro Manso

 

País da Cultura Alimentar

Centro Multiuso - Casa de Sementes Mãe Zenilda (Aldeia de Cimbres)

10h - Intervenção Gastronômica: O bom comer e a ciência da mata Xucuru de Ororubá - A arte do encantamento da Agricultura do Sagrado por paisagens saudáveis e alimentares. CORPO, MENTE E ESPÍRITO - Bela Xucuru

 

Lona Alakazam - País do Circo

Escola Cristo Rei (campo de futebol)

15h - Circo Nawellington com o Espetáculo Circense: Um Sonho de Risos e Alegria

17h - Circo Nawellington com o Espetáculo Circense: Um Sonho de Risos e Alegria

 

País das Culturas Populares

Praça da Rosa

13h - Mestres do Coco Pernambucano

14h - Ciranda das Flores da Amunam

15h - Bloco Afro Lamento Negro

16h - Adiel Luna e o Coco Camará

 

País da Música

Praça da Rosa

18h - Kleber Araújo

19h20 - Orquestra 100% Mulher

20h40 - Nonô Germano

 

Palco Conservatório Pernambucano de Música

Igreja Nossa Senhora da Conceição

16h - Marco César e Quarteto Choraco

20h - Henrique Albino e Quarteto

 

País Matrizes do Forró

Praça Santa Terezinha - Distrito de Mutuca

19h - Maurício Ramalho

20h30 - Bia Marinho

22h - Banda de Pau e Corda

 

País das Artes Cênicas

Lona Alakazam - Escola Cristo Rei (campo de futebol)

18h - Espetáculo: O Menestrel Recita: O Guardador de Rebanhos

 

EREM Cristo Rei (Rua Comendador José Didier, Pitanga)

16h - Espetáculo: Liberar-te

19h - Espetáculo: Monólogo Clamor Negro

 

Praça da Rosa

16h30 - Quadrilha Junina Alto da Fulô

 

Pernambuco Meu País

Praça Dom José Lopes, Centro

19h - Banda N'zambi

20h30 - Tribo de Jah

22h - Gabriel O Pensador

23h50 - Marcelo Falcão

 

Domingo (4/08)

 

País da Literatura

Ação itinerante no município

6h às 7h - Livros Livres

EREM Cristo Rei (Rua Comendador José Didier, Pitanga)

14h - Armorial Interações Culturais com a palestra: Corpo, Memória e Dissidência - Um Itinerário Dramatúrgico na Busca Pelos Corpos LGBTQIA+

 

País das Conexões Criativas

Praça Dom José Lopes, Centro

10h - Pesqueira Vestida de Renda - Cecília Pessoa

 

Rua Cardeal Arcoverde

15h - Intervenção Artistica: Viver Pernambuco

 

Cortejo Brincantes

Itinerantes pelas principais vias da cidade

15h - Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria

16h - Caretas de Triunfo

17h - Boi Charmoso

18h - Batalhão 19 - Flor de Lis

 

País das Culturas Populares

Praça da Rosa

13h - Elisete Cirandeira

14h - Viola Luz

15h - Afoxé Ylê Xambá

16h40 – Adivinhação

 

País da Música

Praça da Rosa

18h - Gilú Amaral

19h20 - Duo Repercuti

20h40 - Lucas dos Prazeres

 

Palco Conservatório Pernambucano de Música

Igreja Nossa Senhora da Conceição

16h - Betto do Bandolim e Bozó Sete Cordas

 

País das Artes Cênicas

EREM Cristo Rei (Rua Comendador José Didier, Pitanga)

9h - Corpo Atento - Subjetivação do Gesto Popular - Breno Liberato

16h - Chão de Lula: Uma Homenagem a Memória de Lula Calixto

19h - Espetáculo Pa(Ideia) - Pedagogia da Libertação

 

Praça da Rosa

16h30 - Espetáculo: Corpos e Sonoridades Híbridos

 

Lona Alakazam - Escola Cristo Rei

18h - Espetáculo: Os Títeres de Porrete: Tragicomédia de Dom Cristovão e Sinhá Rosinha

 

País das Conexões Visuais

EREM Cristo Rei (Rua Comendador José Didier, Pitanga)

14h - Mercado, Fomento e Possibilidades - Nathalia Cruz

 

Lona Alakazam - País do Circo

Escola Cristo Rei (campo de futebol)

15h - Circo Águia Dourada

17h - Circo Águia Dourada

 

Pernambuco Meu País

Praça Dom José Lopes, Centro

18h - Grupo de Choro Ororuba

19h30 - Pagode do Didi, com participação de Gabi do Carmo, Gerlane Gell, Maria Pagodinho, Helena Cristina e Paz Brandão

21h - Fundo de Quintal

22h50 - Diogo Nogueira

 



--
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089

terça-feira, 30 de julho de 2024

MC Reino distribui seda no FIG 2024 e é investigado pela polícia: "Só para quem fuma um baseadinho"

MC Reino jogou seda do palco principal do FIG 2024, na praça Mestre Dominguinhos

Por Isabelle Barbosa


Conhecido pelo hit "Dono da Porsche", é investigado pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) - Foto: Divulgação; Redes Sociais/Reprodução

O MC Reino, conhecido pelo hit "Dono da Porsche" ("Bom dia, princesa"), é investigado pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) após apresentação no 32º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), na última sexta-feira (26).

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o artista de brega funk Paulo Guilherme Martins da Silva, o MC Reino, distribui seda - fino papel usado para fazer cigarros de maconha e fumo de forma geral - ao público presente.

"Trouxe um presentinho para vocês. Só para quem fuma um baseadinho", disse o MC, segundos antes que começar a jogar o material do palco principal do FIG 2024, na praça Mestre Dominguinhos.

       MC Reino em apresentação no FIG 2024 | Foto: Redes Sociais/Reprodução

A conduta do cantor é investigada por meio da 8ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico, em Garanhuns, que registrou, nessa segunda-feira (29), a ocorrência de "ilícitos penais".

"As investigações foram iniciadas e seguem em andamento até a completa elucidação dos fatos", informou a corporação.

O que diz o artista

Por meio de nota, a assessoria do músico informou que foi "surpreendida com acusações infundadas" após apresentação do MC no FIG 2024.

"Durante o show, distribuímos sedas personalizadas com o único intuito de divulgar um produto da minha marca, que é legalmente produzido e não se destina exclusivamente a qualquer tipo de uso", diz o comunicado.

O artista reiterou que todas suas atividades empresariais e artísticas "são conduzidas dentro da legalidade e com o devido respeito às normas vigentes".

O que diz a organização do FIG 2024

A Prefeitura de Garanhuns, responsável pelo evento, afirmou, por meio de nota, que a Comissão Organizadora do festival "não corrobora da postura do artista, contratado para uma apresentação de brega funk".

A organização disse, ainda, que a investigação e demais medidas cabíveis envolvendo denúncia sobre a apresentação do MC Reino no FIG serão conduzidas pela Polícia Civil de Pernambuco e demais instâncias responsáveis pela condução do caso.

MC Reino

Conhecido por hits virais nas redes sociais, MC Reino nasceu no Recife e possui 10 anos de carreira no brega funk. Um de seus primeiros sucessos é "Todo Mundo Fuma", lançado em 2014.

Em janeiro deste ano, o artista ganhou projeção nacional com a música "Dono da Porsche" ("Bom dia, princesa"), que viralizou na internet e conta com milhões de acessos nas plataformas de streaming.

Confira nota do MC Reino na íntegra:

"Na última sexta-feira, realizamos um show incrível no Festival de Inverno de Garanhuns, onde conseguimos quebrar barreiras e levar o bregafunk e o batidão para o palco de um dos maiores festivais de Pernambuco. Fomos calorosamente recebidos pelo público, o que nos enche de orgulho.

No entanto, fomos surpreendidos por acusações infundadas. Durante o show, distribuímos sedas personalizadas com o único intuito de divulgar um produto da minha marca, que é legalmente produzido e não se destina exclusivamente a qualquer tipo de uso.

Tenho plena consciência da responsabilidade que possuo como figura pública, e a distribuição de produtos de merchandising jamais terá como objetivo infringir qualquer lei. Com 10 anos de carreira, construí minha trajetória com muito trabalho e responsabilidade. Não sou perfeito, mas tudo o que faço é com muito empenho e sempre seguindo as leis.

Reitero que todas as minhas atividades empresariais e artísticas são conduzidas dentro da legalidade e com o devido respeito às normas vigentes. Continuarei trabalhando para trazer o melhor da minha música, dos meus projetos e contribuir com a expansão e fortalecimento do movimento bregafunk.

Agradeço o apoio de todos e sigo firme no compromisso de entregar sempre o melhor para o nosso público. MC REINO".

Confira íntegra da nota da Prefeitura de Garanhuns sobre o caso:

"A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, esclarece que a investigação e demais medidas cabíveis envolvendo a denúncia sobre apresentação do MC Reino no 32º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) serão conduzidas pela Polícia Civil de Pernambuco e demais instâncias responsáveis pela condução do caso.

Da mesma forma, a Comissão Organizadora do Festival não corrobora da postura do artista e reforça que o mesmo foi contratado para uma apresentação de brega funk; gênero musical bastante popular no estado de Pernambuco e que tem ganhado cada vez mais espaço nos eventos multiculturais, como por exemplo, o Carnaval do Recife.

Ademais, a Comissão esclarece que a postura adotada durante a apresentação é inteiramente de responsabilidade do referido artista. Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura de Garanhuns".