Por Pedro Romero
Iniciativa reconhece o empreendedorismo feminino e destaca o trabalho de mulheres que contribuem para o desenvolvimento econômico nacional
Mulheres empreendedoras de todo o estado de Pernambuco têm a oportunidade de terem sua atuação reconhecida nacionalmente através do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN), que está com inscrições abertas até o dia 30 de julho. A novidade deste ano é a inclusão de mais duas categorias que buscam reconhecer as trajetórias de mulheres que empreendem na Ciência e Tecnologia e as que se destacaram no mercado internacional. As interessadas em participar do PSMN podem se inscrever gratuitamente no site https://sebrae.com.br/sites/
As empresárias podem concorrer em cinco categorias: Microempreendedor Individual (MEI), Pequeno Negócio, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia (voltado para proprietárias de negócios de base tecnológica) e Negócios Internacionais. As candidatas precisam ser maiores de 18 anos e não há impedimento de que tenham sócios homens, desde que a mulher seja a administradora da empresa. O regulamento completo também está disponível na página oficial da premiação.
“O prêmio é uma forma de reconhecer e valorizar o empreendedorismo feminino no Brasil, dando visibilidade ao tema. Essa é também uma ótima oportunidade para as participantes realizarem networking. A ideia é destacar histórias de sucesso, inspirar outras mulheres a empreender e promover a igualdade de gênero no ambiente empresarial”, destaca Maria Eduarda Rocha, coordenadora estadual do prêmio.
O PSMN é composto por três etapas: estadual, regional e nacional. Na primeira delas, são escolhidas até cinco candidatas por estado/DF, sendo uma de cada categoria. Todas as vencedoras seguem para a fase regional, de caráter eliminatório, quando as mais bem avaliadas em cada categoria serão escolhidas por região (Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste). Cada região terá apenas uma candidatura por categoria indicada para disputar a fase nacional, totalizando até 25 candidatas para a grande final, marcada para acontecer em evento especial em Brasília (DF).
No ato da inscrição, além de preencher o formulário eletrônico, a candidata precisa enviar um vídeo curto no formato de “pitch”, falando sobre a sua trajetória enquanto empreendedora. Para ajudar nessa tarefa, o site do PSMN conta com um tutorial explicando como produzir o vídeo.
Prêmio
Desde 2004, mais de cem mil mulheres empreendedoras participaram do PSMN. Elas compartilharam suas jornadas de sucesso e os desafios percorridos para conquistar o reconhecimento e destaque em um mercado ainda machista. Mais de 200 delas foram premiadas. A meta da edição 2024 é superar a marca de 4 mil inscritas, número alcançado no ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário