segunda-feira, 29 de julho de 2024

Hora de desmontar o palco, e voltar a realidade nua e crua.

Por Marcos Antônio

Imagem aérea da noite de Natan, maior público da Praça Mestre Dominguinhos 2024

Naquela praça não cabem 80 mil pessoas e muito menos 90 mil pessoas como anunciado no ano passado. 

São narrativas dos organizadores para valorizarem seus respectivos eventos. No máximo 60 mil o que já é muita gente. 

Agora, o evento desse ano foi focado totalmente na praça Dominguinhos se tornando uma grande festa de rua com boas atrações em nível nacional. Os outros polos que começaram tardiamente foram totalmente esquecidos descaracterizando algo que se chamam de multicuralidade, ou seja, mais de uma cultura. 

Infelizmente acabaram com a Cultura popular no espaço Colunata e os outros polos deixaram muito a desejar com desorganização e muitas falhas. 

Em relação aos 170 milhões na economia em Garanhuns também é uma narrativa. Treze dias de festas no Praça principal e outros polos começando dez dias depois não justifica todo esse dinheiro, seria bom demais. 

Recado para a CDL Garanhuns - Esperamos o balanço da CDL sobre isso. Caruaru arrecadou quase 800 milhões com o São João esse ano em seus 72 dias de festas. Mas, a economia de Caruaru é pujante diferente da nossa.

Uma analise mais profunda de quem vivenciou todos os dias

Por Ana Oliveira

Que venha FIG 2025 ... E literalmente afirmo que não foi o melhor e maior festival vivenciado em Garanhuns. Festival resumindo na praça principal em atrações conhecidas. 

Onde em 13  noites de shows o telão das barracas  funcionou 3 vezes. A expectativa do último dia no sábado na praça, não foi pior, porque Jota Quest tem seus fãs, são fiéis, ao nível da musicalidade. Particularmente AnaVitória não superou seu último show, aqui esperava mais . 

E um detalhe importante, o FIG organizado pelo município abriu e fechou sem um artista de Garanhuns. E digo durante 18 dias de FIG, e 13 noite na praça Mestre Dominguinhos só 6 artista da cidade estavam no polo Dominguinhos, que temos que respeitar, não ficaram devendo a ninguém, seus shows em repertório, e alegria eu só observei esses que a nossa cidade, e região conhece, (Belinha, Carla Marques , Mirella Araújo , Amor eterno, Mônica Almeida , Andréa Amorim).

Os demais polo só vi o palco do forró com 4 artistas (Revoredo, Mateus, Nando Azevedo, Mourinha) se teve mais  não tive conhecimento... Poderia ter aproveitado mais , já que não época da Fundarpe, não tinha espaço e com o município Também não. É isso ...

Mais Garanhuns agradece, entre altos e baixos foi um festival na Paz sem grandes acidentes e violência. Isso é o mais importante. Porque erros acontecem, organização falhas sempre tivemos, pouco público, também, e prejuízo aos barraqueiros, esses nem se fala. Valeu viver mais um FIG na praça, no parque , no circo, na cultura popular, onde se deu o menor público de todos os Festivais, e o melhor andando nas ruas de Garanhuns.




Garanhuns agora é desmontar os camarotes, e 
ver o que sobrou pra cidade e seguir sua rotina... Assim é viver Garanhuns, antes e depois dos festivais. Que Deus abençoe a todos, e que venha o Festival de Inverno de Garanhuns 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário