terça-feira, 23 de julho de 2024

O primeiro passo foi dado

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

O prefeito João Campos oficializou ontem o seu ex-chefe de gabinete, Victor Marques, como pré-candidato a vice na sua chapa de reeleição. Filiado ao PCdoB, partido integrante da federação composta por PT e PV, Victor é da estrita confiança do prefeito, condição fundamental para qualquer outro passo a ser dado em 2026.

Esse movimento foi inteligente da parte de João Campos e somente foi possível por conta da sua elevada aprovação na capital pernambucana. Os partidos entenderam que João ostentava uma legitimidade política tão grande que a sua escolha teria que ser respeitada pelo conjunto de forças da Frente Popular.

Virtual nome da Frente Popular para disputar o Palácio do Campo das Princesas em 2026, João Campos deu um passo importantíssimo nesta construção, pois para avançar com o projeto precisaria de alguém na prefeitura que fosse seus olhos e suas mãos, pois estaria abdicando de quase três anos para poder tentar um voo estadual.

O próximo passo a ser dado, que depende dele próprio, será atingir um índice de reeleição consagrador, algo em torno de 60% dos votos válidos, o que faria de João Campos o prefeito mais bem votado da história do Recife. As pesquisas divulgadas até agora apontam uma vantagem ainda maior do que isso. Em se confirmando este movimento, João Campos terá feito o dever de casa para pensar em 2026.

Na equação entra uma variável que não depende mais das suas forças, mas sim da própria governadora Raquel Lyra, que precisará estar fragilizada politicamente e eleitoralmente em 2026, o que daria a segurança necessária para uma renúncia e consequentemente uma postulação ao Palácio do Campo das Princesas por parte do socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário