Por Carlos Eugênio
O projeto Arboriza Garanhuns, que trabalha coletando sementes de árvores nativas, produzindo mudas e plantando de forma independente, com o objetivo de conservar espécies raras da Região, divulgou vídeo nas redes sociais chamando a atenção para a supressão de várias árvores no Parque Euclides Dourado.
“A Prefeitura de Garanhuns pretende cortar dezenas Eucaliptos do Parque Euclides Dourado para ampliação da Pista de Cooper! Temos que barrar esse crime ambiental, será o maior massacre de árvores e de mudas que inclusive plantamos naquele local! Peço a todos que compartilhem esse vídeo para que possamos barrar esse absurdo que pretendem cometer no nosso querido Parque! Chega de crimes ambientais na nossa Cidade pois quem ama essa Cidade sabe bem que as árvores tem um papel importante no equilíbrio do clima local além de embelezar nossa querida Garanhuns!”, publicou o Projeto em vídeo divulgado no Instagram.
A Prefeitura de Garanhuns, que através de Nota se posicionou sobre o assunto.
“A Prefeitura está realizando estudos técnicos a fim de minimizar os impactos ambientais diante das melhorias que serão feitas no Parque Euclides Dourado, cujo Projeto está em curso”, destaca trecho da Nota, esclarecendo ainda que “as árvores marcadas não necessariamente serão derrubadas, tal marcação serve apenas como referência para fins de levantamento topográfico”.
Ainda segundo a Gestão Municipal de Garanhuns “sempre que há necessidade de retirada de árvores para alguma obra, é feita a devida compensação ambiental com um número bem maior de árvores sendo replantado”, destaca a Prefeitura, garantindo que “tem zelado não somente pela melhoria da qualidade de vida das pessoas, mas simultaneamente pela sustentabilidade ambiental, cumprindo as exigências impostas pela Lei”. Confira a Nota divulgada pela Prefeitura na ìntegra após a publicidade.
CORTE DE EUCALÍPTOS – Vale registrar que em 2013, uma grande ação de corte de árvores foi realizada no Parque Euclides Dourado. A época, o secretário Municipal de Agricultura, Epaminondas Borges, esclareceu que “o corte dos eucaliptos doentes, infelizmente, foi a recomendação técnica indicada”. “Olhando o eucalipto por fora não se enxerga nada, é uma árvore normal, aparentemente saudável, entretanto internamente elas estão, em sua grande maioria, necrosadas. Essa necrose não comprometeu somente o tronco, mas também as raízes”, acrescentou o Secretário a época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário