domingo, 14 de julho de 2024

José Augusto, Carlinhos Brown e muito mais em Taquaritinga do Norte: confira atrações do segundo dia do Festival Pernambuco Meu País

 Diversas atividades e músicas distribuídas em quatro polos na cidade garantem segundo dia da festividade que exalta o DNA pernambucano

 


Após o sucesso do primeiro dia do Festival Pernambuco Meu País (@festivalpernambucomeupais) em Taquaritinga do Norte na sexta-feira (12), o sábado (13) também promete entregar ao público uma programação multicultural recheada de música e animação ao longo de todo o dia. Entre as atrações mais aguardadas, estão os cantores José Augusto, Odair José e Carlinhos Brown, que se apresentam no Palco Pernambuco Meu País. O evento é gratuito e para todas as cidades.

 


No centro comercial da cidade, o polo Países Matrizes do Forró se transforma em palco para Mestre Gama, às 11h; e Socorro & Mazé e Banda, às 13h, evidenciando o ritmo que foi expandido, sobretudo à Região Nordeste do Brasil, a partir do pioneirismo de Pernambuco. No ano de 2021, aliás, o forró ganhou reconhecimento como um Patrimônio Cultural a partir do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan.

 

O grupo Samba de Coco Irmãs Lopes abre a grade de atrações do polo País das Culturas Populares, a partir das 13h. Depois, Grupo de Coco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça sobe ao palco, às 14h; em seguida, é a vez do Mestre João Limoeiro espalhar encanto com a sua arte, às 15h; às 16h, o Afoxé Povo de Agunté se apresenta; por fim, às 17h20, Caboclo Mestiço assume o protagonismo. O Festival Pernambuco Meu País, ao todo, contará com 80% de artistas locais, beneficiando, em consequência, aproximadamente 700 mil pernambucanos de forma direta.

 


O primeiro compromisso gastronômico do sábado é no polo País da Cultura Alimentar, às 14h, com uma equipe do Instituto Ceres coordenando uma oficina que tem como intuito harmonizar os deliciosos sabores das festas juninas com cervejas artesanais. 

 

Pouco depois, a partir das 15h, o Giro Clandestino apresenta uma intervenção gastronômica com formação voltada exclusivamente à extração de café. Taquaritinga do Norte, aliás, é referência na qualidade do grão, tendo até projeção internacional.

 

No período de festa noturno, quatro shows animam o polo Palco Pernambuco Meu País: Renato Vilela, às 20h; Odair José, às 21h30; José Augusto, às 23h; e Carlinhos Brown, à 0h30.

 

Festival Pernambuco Meu País 

 

A primeira edição do Festival Pernambuco Meu País passará, entre os dia 12 de julho e 1º de setembro, respectivamente pelos municípios de Taquaritinga do Norte, de 12 a 14 de julho; Bezerros/Serra Negra, de 19 a 21 de julho; Gravatá, de 26 a 28 de julho; Pesqueira, de 2 a 4 de agosto; Caruaru, de 9 a 11 de agosto; Triunfo, de 16 a 18 de agosto; Arcoverde, de 23 a 25 de agosto; e Buíque, de 30 de agosto a 1º de setembro.

 

Nas oito cidades, serão realizados shows, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e atividades de linguagens como artesanato, design e moda, gastronomia e literatura, de forma gratuita, para todas as idades.

 

A primeira edição do evento conta com 11 polos: o Palco Pernambuco Meu País, País do Cinema, País da Literatura, País Matrizes do Forró, País dos Artesanatos, País das Culturas Populares, País do Circo, País da Cultura Alimentar, País das Artes Cênicas, País das Conexões Visuais e País das Conexões Criativas, que têm como objetivo promover a conexão de linguagens artísticas pernambucanas e nacionais, bem como apresentar à população do estado e turistas, de forma lúdica e comunicativa, uma conexão entre as regiões, cidades, identidades, gêneros, conceitos artísticos e dinâmicas do fazer de um povo que, historicamente, tem a sua cultura como parte da identidade de estado-país. 

 

O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) em conjunto com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Contando ainda com apoios das prefeituras das oito cidades que receberão o evento, assim como das Secretarias de Meio Ambiente (Sema-PE), de Saúde (SES-PE), da Mulher (SecMulher-PE), de Defesa Social (SDS) e de Turismo (Setur-PE), além da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e também da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

 

Abaixo, confira a programação do sábado (13)

 

País Matrizes do Forró (Centro Comercial)

11h Mestre Gama

13h Socorro & Mazé e Banda 

 

País das Culturas Populares

13h Samba de Coco Irmãs Lopes

14h Grupo de Coco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça 

15h Mestre João Limoeiro

16h Afoxé Povo de Agunté

17h20 Caboclo Mestiço 

 

País da Cultura Alimentar 

14h Instituto Ceres com a Oficina: Harmonizando o Sabor das Festas Juninas com Cervejas Artesanais

15h Giro Clandestino com a Intervenção Gastronômica com Formação: Métodos de Extração de café 

 

Palco Pernambuco Meu País

20h Renato Vilela 

21h30 Odair José 

23h José Augusto

0h30 Carlinhos Brown


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089

Nenhum comentário:

Postar um comentário