sábado, 31 de agosto de 2024

Presidente do TJPE participa de encontro da Corregedoria em ação na cidade de Garanhuns

 

Foto: Divulgação

O chefe do Judiciário estadual pernambucano, desembargador Ricardo Paes Barreto, acompanhou, nesta sexta-feira (30/08), o encontro “Corregedoria em Ação: Conhecendo os Dados para atingir as Metas” no Polo Garanhuns. A ação, voltada a magistrados(as) e servidores(as), teve início no mês de maio, no Polo Recife, com o objetivo de aprimorar o Poder Judiciário estadual por meio de atividades que proporcionem o conhecimento das ferramentas de gestão e o esclarecimento das metas e indicadores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 A iniciativa é realizada pela Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE) em parceria com a Coordenadoria de Governança e Gestão de Dados do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o apoio da Auditoria de Inspeção da CGJ-PE, da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (Seplan) e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TJPE.

A abertura do evento foi realizada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Bandeira de Mello; pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto; pelo coordenador do Instituto de Inovações Aplicadas (IDEIAS) da Escola Judicial (Esmape), juiz Faustino Macedo; pela titular do Juizado Especial Criminal da Comarca de Garanhuns, juíza Karla Fabíola Peixoto; pelo presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (Amepe) e presidente da Comissão Estratégica de Articulação Institucional do TJPE, Leonardo Asfora.

Na sequência, pela manhã, foi apresentada a Plataforma de Inspeção CGJ/PE – Prêmio Gestão/Eficiência e Qualidade/Prêmio CNJ de Qualidade pelo juiz Luiz Carlos Vieira; houve   a exposição das ferramentas IAD, TX, TPU: o que são e como interferem no meu trabalho?, pela Governança de Dados; e promovida uma palestra sobre  Sicor e TJPE Reports – do dado à informação, pela Governança de Dados e pela Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (Seplan).

No período da tarde, houve a apresentação do Questionário sobre acessibilidade e inclusão nas unidades judiciárias – demonstração da tabela dinâmica como ferramenta de gestão, pela Secretaria da Auditoria Interna e Auditoria de Inspeção da Corregedoria Geral da Justiça; a promoção da Oficina Geral: Meta 1/ Meta 2/ Taxa de congestionamento/ Criticidade após julgamento ou conclusão de sentença/ Tempos processuais (SNA, casos pendentes, violência doméstica, medidas protetivas, julgamento de saúde, julgamento júri e de ações penais), pela Governança de Dados e Auditoria de Inspeção da Corregedoria Geral da Justiça; a realização de Oficinas Específicas: criminal (BNMP, SEEU, Meta 8, CNIEP, tempos processuais específicos); infância e juventude (acolhimento familiar, Meta 11, CNIUPS, SNA, tempos processuais específicos); e não-criminal (Meta 10 ambiental, Meta; Bastião, julgamento saúde, tempos processuais específicos), pela Governança de Dados e pela Auditoria de Inspeção da Corregedoria Geral da Justiça.

Por fim, foi apresentado o planejamento das ações (orientação destinada à construção das ações individuais de cada unidade judiciária através das atividades executadas), pela Governança de Dados e Auditoria de Inspeção da Corregedoria Geral da Justiça.

Tentativa de Assassinato de Pablo Marçal em São Paulo

 

Foto: Divulgação

Na tarde desta sexta-feira, 30 de agosto, o candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofreu uma tentativa de homicídio na Zona Norte da capital paulista. Segundo informações preliminares da Polícia Militar, um indivíduo armado e disfarçado teria tentado assassinar o candidato pouco antes do início de uma carreata no Tatuapé. Em alerta, Marçal vestiu um colete à prova de balas.

O suspeito foi identificado a bordo de um carro modelo Ford Ka SE 1.0, prata, com a placa QPP1162. Após o incidente, equipes de patrulhamento foram acionadas e iniciaram buscas intensivas na região para localizar o criminoso. O caso está sendo investigado, mas até o momento, nenhuma prisão foi efetuada. A Polícia Militar segue apurando os detalhes e novas informações devem ser divulgadas em breve.

Marcela Souza e outros artistas do Amaro Branco homenageiam o Mestre Ferrugem

 Reverência a um dos mais importantes representantes do coco de Olinda e Pernambuco acontecerá, neste próximo sábado (7 de setembro), às 19h, no Teatro Fernando Santa Cruz (Mercado Eufrásio Barbosa), em Olinda

 


O Mestre Ferrugem, um dos mais importantes representantes do coco do Amaro Branco, em Olinda, será homenageado por artistas que conviveram e foram influenciados pela sua obra. Conterrânea do mestre, a cantora e coquista Marcela Souza conduzirá a reverência com a participação de outros músicos olindenses, a trombonista Luiza Lima, o grupo Coco da Resistência e o mestre Edmilson do Coco, irmão do homenageado que comemoraria 73 anos de idade em 2024. O show, intitulado Marcela Souza canta Mestre Ferrugem, está marcado para o próximo sábado (7 de setembro), dia da Independência do Brasil, às 19h, no Teatro Fernando Santa Cruz, localizado no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação do espaço (120 lugares). 

 

Marcela Souza sobe ao palco ao lado de pessoas que já a acompanham na música, como Ceci Medeiros, Gal Menezes, Rayane Anunciação e Isaac Souza no backing vocal. A percussão é por conta de Ialodê, Danny Yohanna, Isaac Souza e Rayane Anunciação. Gabriel dos Anjos assume o violão de sete cordas, enquanto Kleber Luiz toca cavaquinho. Quem assina os figurinos é Matheus Kayodê (Kayodê Modas), enquanto o design Neto Cavalcanti, e a fotografia Rennan Peixe. A direção musical ficou a cargo de Ceci Medeiros e o proponente e produtor do projeto é Isaac Souza. 

 

Também participam do show familiares dos irmãos coquistas,como Moça (filha de Edmilson e sobrinha de Ferrugem), Caillany Barbosa (neta de Edmilson e sobrinha-neta de Ferrugem), Marcio Melo (neto e sobrinho-neto) e Cecília (também neta e sobrinha-neta).

 

Artista da cultura popular há mais de dez anos, Marcela Souza cresceu ouvindo a obra de Ferrugem dentro do território conhecido como o berço do Coco de Praia. No Amaro Branco, aprendeu as melodias que vinham acompanhadas com a voz inconfundível junto às composições repletas de referências ao seu bairro.

 

“Esses detalhes foram fundamentais na construção da minha identidade como artista, assim como na de tantos outros. Queremos oferecer todas as homenagens possíveis e seguir preservando o legado deixado por ele”, ressalta Marcela Souza, que já se apresentou com Aurinha do Coco, Mestre Galo Preto (Patrimônio Vivo de Pernambuco), Adiel Luna e Mãe Beth de Oxum (Patrimônio Vivo de Pernambuco), além do Coco do Pneu (do qual faz parte da associação), As Netas de Selma e o Coco de Selma, entre outros.

 

A apresentação terá intérpretes de Libras e o Teatro Fernando Santa Cruz conta com rampas, corrimão e banheiro adaptado, garantindo a acessibilidade para o público. O evento tem incentivo da Lei Paulo Gustavo por meio da prefeitura municipal.

 

CONCEITO DO SHOW - Após o encantamento de Ferrugem, em 2016, o grupo Coco da Resistência (do qual Marcela Souza faz parte) passou a promover um evento anual para reverenciá-lo. De lá para cá, foram realizadas quatro edições, sempre com a presença de convidados especiais que conviveram com Ferrugem e que hoje levam seu legado adiante.

 

Assim surgiu a proposta do show, uma interpretação fiel do coco litorâneo e olindense, seguindo a receita criada por Ferrugem. Neste caldeirão, um dos ingredientes que mais o define é a junção do toque do pandeiro com a canção interpretada de forma falada, o que dá ritmo às músicas. Outras características são as presenças de vozes femininas e de instrumentos não comuns em grupos de coco. No campo rítmico, por exemplo, a zabumba, a percussão e o triângulo se juntam às palmas, algo comum no interior pernambucano. Já a referência harmônica tem como guia o violão e o cavaquinho.

 

Quando o olhar é voltado para o tema das letras, percebe-se que Ferrugem fala tanto do cotidiano do sertanejo como da vida da população litorânea e da comunidade pesqueira de Olinda. E não foram poucas as canções produzidas. Ele mesmo dizia que tinha 208 de sua autoria, e sabia todas decoradas, na ponta da língua”, revela Marcela Souza.

 

LEGADO DO MESTRE - Nascido no dia 12 de dezembro de 1950, em Olinda, com o nome de batismo Wilson Bispo dos Santos, Ferrugem ganhou o apelido na escola por causa das sardas no rosto. Mas, com o tempo, o que passou a chamar mais a atenção foi seu amor pelo coco do Amaro Branco.

 

Respeitoso, costumava reverenciar aqueles que o influenciaram na música citando Manoel Farias, Antônio Rochinho, Zé Pretinho, Luiz de Marcílio, Benedito Grande, Luiz Boquinha, Cachito, Fome, Ingüento e Calú Calado. Pessoas que também foram fundamentais para o surgimento de coquistas como a Mestra Ana Lúcia (Patrimônio Vivo de Pernambuco).

 

Foi no ano de 2004 que Ferrugem entrou pela primeira vez num estúdio fonográfico. Estava ali para gravar cinco faixas que fazem parte da coletânea Coco do Amaro Branco, disco que contou com a participação de artistas do bairro, como Ana Lúcia e Dedo. Três anos depois, participou das gravações do documentário O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol, da cineasta Mariana Brennand Fortes, um ponto de virada na história do coco do Amaro Branco. Foi a partir deste filme que o público e vários produtores culturais passaram a se interessar pelo Coco de Praia e a compreender o universo voltado para o cotidiano dos pescadores.

 

No mesmo ano, Ferrugem lançou seu primeiro disco, intitulado Mestre Quando Canta Discípulo Tem Que Respeitar (2007). Com boa aceitação do público e da crítica, passou a ser reconhecido como um dos principais nomes do coco de Pernambuco. Mas Ferrugem também quis levar sua versatilidade a outros gêneros musicais, como xote, baião e samba, e este trabalho está registrado no seu segundo CD, o Sambada (2011).

 

Clique aqui e ouça a música Mestre João Vieira.

 

Clique aqui e ouça uma playlist de Si Bufoni sobre a obra do Mestre Ferrugem.

 

SERVIÇO:

Marcela Souza canta Mestre Ferrugem

Quando: 7 de setembro (sábado), às 19h

Onde: Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa

Endereço: Largo do Endereço: Varadouro, S/N - Varadouro, Olinda – PE

Entrada gratuita, sujeita à lotação do local

Mais informações: @mamasouz4

 

FICHA TÉCNICA:

Voz principal: Marcela Souza

Direção musical: Ceci Medeiros

Backing vocal: Ceci Medeiros, Gal Menezes, Rayane Anunciação e Isaac Souza

Percussão: Ialodê, Danny Yohanna, Isaac Souza e Rayane Anunciação

Harmonia: Gabriel dos Anjos e Kleber Luiz

Participação: Luiza Lima (trombone)

Convidados especiais: Edmilson do Coco e Coco da Resistência

Design: Neto Cavalcanti

Figurinos: Matheus Kayodê (Kayodê Modas)

Fotografias: Rennan Peixe

Proponente e produtor: Isaac Souza

Incentivo: Lei Paulo Gustavo em Olinda


 

Assessoria de imprensa

Marcus Iglesias

81 996567265
marcusfernandesi@gmail.com

Pernambuco recebe roadshow do Programa Brasil + Produtivo na próxima segunda (2)

Proposta do encontro, que deve contar com presença do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, é apresentar programa do governo federal a empresários do setor industrial

Por Pedro Romero


A Casa da Indústria será o palco, na próxima segunda-feira (2), de um encontro com foco na elevação da competitividade das micro, pequenas e médias empresas industriais de Pernambuco. Em uma ação conjunta, o Senai-PE e o Sebrae/PE irão apresentar aos empresários locais as quatro modalidades do Brasil + Produtivo, programa federal que irá destinar mais de R$ 2 bilhões para o engajamento digital de 200 mil indústrias do País até 2027. O evento terá início às 17h, com a expectativa de presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. Os empresários interessados em participar do evento deverão se inscrever no site www.sympla.com.br/evento/roadshow-brasil-mais-produtivo-etapa-recife/2589100.

Os roadshows - que já aconteceram nos estados do Ceará, Minas Gerais, Acre, Goiás, Paraná, Pará, Tocantins e no Distrito Federal - são uma oportunidade para os empresários conhecerem os benefícios de aderir ao Brasil + Produtivo. Alinhado às estratégias do plano Nova Indústria Brasil, o programa oferecerá um ciclo completo de acesso ao conhecimento, que passa por aperfeiçoamento da força de trabalho, requalificação, melhores práticas de gestão, digitalização, otimização de processos produtivos e aumento de eficiência energética, entre outras ações. A programação inclui a apresentação de cases de sucesso, além da realização do cadastro das indústrias interessadas em participar da iniciativa, de forma gratuita.

Sobre o Brasil Mais Produtivo

O Brasil Mais Produtivo é um programa que promove a produtividade e a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais brasileiras. A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). Representantes das instituições também são esperados no encontro.

O programa destina R$ 2,037 bilhões para o engajamento digital de 200 mil indústrias, com atendimento presencial a 93 mil empresas até 2027. A Plataforma de Produtividade, em operação desde 31 de janeiro, serve como porta de entrada para as empresas participarem do programa. Além disso, elas terão acesso a conteúdos complementares relacionados à produtividade e digitalização. No programa, SENAI e SEBRAE atuam de forma conjunta para identificar e diagnosticar gargalos de gestão e de produção, utilizando metodologias mais adequadas para as empresas atendidas.

Roadshow Brasil Mais Produtivo

Data: 2 de setembro de 2024

Horário: 17h

Local: Casa da Indústria (Av. Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro, Recife-PE)


Os jornalistas interessados em participar do evento devem se cadastrar no link:

Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe lamentam tragédia no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife


A Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) expressam seu pesar pelo desabamento da coberta do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, ocorrido na tarde desta sexta-feira (30), no Recife, resultando na morte de pelo menos duas pessoas e deixando dezenas de feridos.

"Estamos profundamente tristes com o ocorrido. Nossa solidariedade e apoio estão com as vítimas e suas famílias neste momento de grande tristeza," afirmou a secretária de Cultura do estado, Cacau de Paula.

--
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089

POLÍCIA CIVIL PRENDE MULHER QUE ASSALTOU RESTAURANTE COM O NAMORADO, EM GARANHUNS

 Do Portal Agreste Violento


Na manhã desta sexta-feira (30), policiais da 2ª Delegacia de Garanhuns, sob o comando do Delegado Paulo Fernando, efetuaram a prisão de Magda Raiane Rodrigues. A captura ocorreu após uma extensa investigação que visava localizar a suspeita, que estava foragida desde o dia 6 de junho deste ano.

Raiane é acusada, juntamente com seu namorado Rafael de Oliveira Silva, de ter participado de um roubo em um restaurante situado no Residencial Viana Moura. Durante a ação criminosa, a proprietária do estabelecimento foi brutalmente agredida pelo casal.

Após meses de procura, Raiane foi finalmente localizada nesta manhã e detida. Ela foi levada para a Delegacia Seccional de Garanhuns, onde será apresentada em audiência de custódia. Após os trâmites legais, a acusada será transferida para a Colônia Penal Feminina na cidade de Buíque, onde ficará à disposição da Justiça.

PAPAI DA CIDADE COMO SE INTITULA: Sivaldo derruba no TRE decisão de Juiz Eleitoral Dr. Eneas de Oliveira da Rocha, e Paredões estão de Volta a Campanha em Garanhuns


O Tribunal Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) atendeu liminarmente um Mandado de Segurança Cível impetrado pelo Prefeito de Garanhuns e Candidato a Reeleição, Sivaldo Albino (PSB), no sentido de anular a decisão do Juiz Eleitoral da 56ª Zona Eleitoral, Dr. Enéas Oliveira da Rocha, que, atendendo a um pedido da sociedade e após os abusos cometidos na Carreata do próprio candidato Sivaldo Albino no último domingo, dia 25, havia proibido o uso de Paredões de Som na Campanha Política no Município.


Segundo o Portal V&C Garanhuns, que trouxe a informação, em sua alegação, a defesa de Albino disse que a proibição seria inviável juridicamente, uma vez que cria proibição inexistente na legislação eleitoral.

Ao analisar o pedido, o Desembargador Felipe Fernandes registrou que “não há a proibição ao uso de paredão como carro de som, tão somente dispondo que o funcionamento de alto-falantes ou amplificadores de som somente é permitido até a véspera da eleição, entre as 8 e as 22h, sendo apenas vedados a instalação e o uso daqueles equipamentos em distância inferior a 200 metros de hospitais, quarteis e escolas”.


“Resta claro que, estando o paredão inserido na conceituação mencionada, não há impeditivo à sua circulação, desde que atenda os limites quanto aos decibéis impostos na Lei (oitenta decibéis) e seja utilizado apenas em carreatas, caminhadas e passeatas ou durante reuniões e comícios”, concluiu o Magistrado, segundo o V&C Garanhuns.

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

O PAPAI DA CIDADE PREFEITO SIVALDO ALBINO PERDE MAIS UMA: Desembargador não Concede Liminar em Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada por Prefeito de Garanhuns. Governante ingressou na Justiça para não divulgar Listagens de Remédios ‘Disponíveis ou em Falta’

Por Carlos Eugênio

O Desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), indeferiu um pedido de liminar numa Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, em julho do ano passado (relembre AQUI). O Governante busca a declaração de inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 4.430/2017.

Trata-se de uma legislação aprovada pela Câmara de Vereadores em 2017, e promulgada pela presidente do Poder à época, a então vereadora Carla de Zé de Vilaço, e que obriga o Município a divulgar as listagens dos medicamentos “disponíveis e em falta na Rede Municipal de Saúde”.

Segundo a Lei, que está em vigor desde março de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde deve fazer a “divulgação da listagem de todos os medicamentos disponíveis e os que estão em falta destinados, gratuitamente, aos usuários do Sistema Único de Saúde — SUS”.

Ainda de acordo com a legislação, a transparência deve ser efetivada através da “fixação da listagem impressa em local de fácil visualização e leitura”, nos Postos de Saúde e também nos CAPS, CRAS, CESMUG, bem como em todos os demais locais onde ocorra distribuição de medicamentos. As listagens também devem ser disponibilizadas no Site Oficial da Prefeitura e, no caso dos remédios em falta, também deve ser informada a previsão de chegada do Medicamento.

Na ADI nº 0013364-54.2023.8.17.9000, o Prefeito de Garanhuns disse considerar que a Lei afronta às normas constitucionais, “em virtude de vício formal de iniciativa”, já que o entendimento é que a norma “usurpa da competência privativa do Chefe do Poder Executivo para legislar sobre atribuições de Órgãos e entidades da administração pública e sobretudo aquelas que incorram em aumento de despesa pública”.

 

Além de indeferir a medida cautelar, o Desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo intimou a Câmara Municipal de Garanhuns para se pronunciar. O Ação também será remetida à Procuradoria Geral de Justiça, para que também se manifeste sobre o assunto. Baixe a decisão do Desembargador AQUI.

LEI FEDERAL – Vale destacar que em março deste ano, a Secretaria de Saúde de Garanhuns, atendendo a Lei Federal nº 14.654/2023. passou a disponibilizar, de forma on-line, à relação de medicamentos disponibilizados pelo Município, que tem como base a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), todavia a Ação não cumpre o previsto na Lei Municipal que o Prefeito de Garanhuns busca suspender (clique AQUI e saiba mais). 

O Carlos Eugênio está à disposição do Governo de Garanhuns para publicar a sua versão quanto aos fatos registrados nesta reportagem.

Ângelo faz cirurgia, passa bem e não será mais transferido para o Recife

 

Foto: Divulgação

Acabou a aflição e a espera no hospital Memorial, em Arcoverde, a cirurgia de emergência a que foi submetido o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), vítima de um atentado a faca. Segundo a equipe médica, a intervenção, extremamente bem sucedida, foi necessária para identificar a extensão da perfuração.

Ainda segundo os médicos, não foi profunda e, por isso, não atingiu nenhum órgão nas imediações do abdômen, local da facada. Ângelo foi levado para a UTI e não será mais necessário transportá-lo para o Recife.

Juntos pela Educação: governadora Raquel Lyra comanda acolhida aos novos gestores da Rede Estadual de Ensino

 

A governadora Raquel Lyra comandou, na manhã desta quinta-feira (29), o evento de acolhida aos gestores e adjuntos/assistentes de gestão recentemente designados para atuar nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Durante o evento, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a chefe do Executivo fez um balanço dos investimentos feitos pela gestão na área da educação e estabeleceu as metas para os próximos meses. A vice-governadora Priscila Krause também participou do encontro.

“Nós viemos até aqui para falar sobre as metas que precisamos pactuar e para garantir que a nossa educação seja cada vez melhor, juntamente com as nossas escolas, desde a infraestrutura física, ar-condicionado, internet, banheiros e cozinhas de qualidade, um dos principais objetivos do programa Juntos pela Educação. Queremos ver todo mundo remando em um só caminho para fazer Pernambuco crescer sem deixar ninguém para trás, e a gente só consegue isso através da educação”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Neste mês de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram que Pernambuco superou a média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, alcançando o terceiro lugar nacional e o primeiro lugar no Norte-Nordeste, com nota 4,5. A média nacional, por sua vez, ficou em 4,3.

A primeira acolhida dos gestores contemplou as Gerências Regionais de Educação (GREs) Mata Norte, Mata Sul, Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Recife Norte e Recife Sul. O evento foi voltado para os profissionais selecionados no processo seletivo de 2023, instituído pela Portaria SEE Nº 4090, que visava preencher 897 vagas para gestores escolares e 897 vagas para assistentes de gestão.

Para o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, a solenidade é um momento para reafirmar o compromisso do Estado com a educação de qualidade. “É um ato simbólico para que possamos acolher essas lideranças que, na ponta, fazem a educação de Pernambuco dar um salto”, pontuou.

Marcelo Fernando, gestor da Escola Técnica Estadual (ETE) Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu, Região Metropolitana do Recife, discursou em nome de todos os gestores. “Esse é um momento importantíssimo de valorização dos profissionais que trabalham duro todos os dias com os estudantes, as famílias e com o Governo do Estado para elevar Pernambuco ao topo da educação nacional”, ressaltou.

Presente na solenidade, o deputado estadual Renato Antunes afirmou que acredita na Educação como um propósito que muda a vida das pessoas. “Reconhecemos o papel importante desses profissionais para que mantenham a educação do nosso Estado sempre no topo do país”, disse. O deputado Antônio Moraes também acompanhou o evento. “Temos novos gestores entrando para somar e não há nenhuma dúvida de que eles são muito qualificados e poderão prestar um relevante serviço à educação pernambucana”, reforçou o parlamentar.

Também participaram do evento a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), professora Maria do Socorro Cavalcanti; os secretários-executivos Tarcia Silva (Desenvolvimento da Educação) e Luciano Leonidio (Esportes).

INVESTIMENTO – Com o objetivo de melhorar a educação do Estado e ampliar a atuação em regime de colaboração com os municípios, o Governo de Pernambuco vai investir, até 2026, R$ 5,5 bilhões por meio do programa Juntos Pela Educação. Até o momento, já foram aportados mais de R$ 1,2 bilhão na área.

NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE


É com muita indignação que recebo a notícia da tentativa de assassinato contra o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira. Ângelo foi meu colega de Assembleia, um homem tranquilo, decente, educado. 

Em tempos onde o diálogo deveria prevalecer, atos de violência como este são inaceitáveis e devem ser repudiados com veemência.

Minha solidariedade a Ângelo e sua família, desejando sua pronta recuperação, e que os culpados sejam punidos exemplarmente.

Izaías Régis - Deputado Estadual (PSDB)

Devido a arruaça e a transtornos causados pelos paredões na carreata do candidato a Prefeito Sivaldo Albino, juiz eleitoral Dr. Eneas Oliveira da Rocha resolve proibir os paredões atendendo a um pedido da sociedade de Garanhuns


Depois da arruaça feita na carreata do Prefeito Sivaldo Albino, com som dos paredões ensurdecedor, a comunidade religiosa se revolta, e pede para que seja proibido esse tipo de som, pois fica impossível se realizar culto, ou missa, nas igrejas e templos em Garanhuns, tudo isso graças aos desrespeitos da carreatas do candidato a reeleição Sivaldo Albino que nem tava aí para o que estava acontecendo. Resultado Juiz Eleitoral Dr. Enéas Oliveira da Rocha se posiciona e toma medidas em que a população fez questão de ter aplaudido. 


O juiz Eneas Oliveira da Rocha, titular da 56ª zona eleitoral em Garanhuns, determinou a proibição do uso de paredões em atos de campanha política em Garanhuns. A determinação foi feita através de comunicado aos diretórios de partidos políticos.


“Por meio do presente, NOTIFICO Vossa Senhoria que está terminantemente proibida a utilização de PAREDÃO como carro de som para sonorizar qualquer evento de campanha. 2. Informo que a Polícia Militar está autorizada a apreender o referido veículo (PAREDÃO), caso o mesmo esteja realizando propaganda em evento de campanha ou de forma isolada”, diz trecho do comunicado.

O juiz ainda convocou os diretórios de partidos para uma reunião no dia 02.09.2024, no Fórum Eleitoral de Garanhuns, às 9h da manhã, para tratar de diversos assuntos relacionados aos eventos de campanha.

O magistrado também encaminhou um ofício com diversas providências a serem aditadas para o cadastramento dos carros de som das agremiações e dos seus candidatos.


Em entrevista ao jornalista Carlos Eugênio, Dr. Enéas Oliveira falou do porque ter tomado essa decisão, assista ao vídeo acima com a explicação do Juiz eleitoral de Garanhuns Dr. Enéas Oliveira da Rocha.

Consequências - O candidato a Prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino, pode perder muito votos com a comunidade religiosa, devido aos inúmeros incidentes de sua carreata no último domingo, onde os  paredões que fazia o percurso da carreata do candidato, causaram uma enorme confusão e arruaça, nas igrejas e templos evangélicos, tendo que padres, e pastores ter que encerrar os seus cultos e missas, devido a zoada do som que estava muito alto, além do permitido por lei.

MOTOCICLISTA MORRE EM COLISÃO COM CARRETA EM GARANHUNS

 Do Portal Agreste Violento

Um grave acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (29) no KM 92 da BR 423, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Por volta das 11h30, uma colisão entre uma motocicleta e uma carreta resultou na morte do condutor da moto.

De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal, a carreta estava realizando uma conversão na rodovia quando o motociclista, Frederico Floriano da Silva Xavier, de 55 anos, colidiu violentamente com o tanque de combustível do veículo de carga. O impacto foi tão grande que Frederico Xavier morreu no local.

O motorista da carreta, que não sofreu ferimentos, foi submetido ao teste do bafômetro e o resultado foi normal, o Corpo de Bombeiros e o Instituto de Criminalística (IC) estiveram no local.

A rodovia foi interditada para a realização dos trabalhos de investigação e remoção dos veículos, com o tráfego sendo restabelecido às 13h50.

A Polícia Civil está conduzindo a investigação para determinar as causas exatas do acidente.

O corpo de Frederico Floriano foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Cena Nordeste Festival chega a Pernambuco com programação cultural gratuita neste sábado (31) e domingo (1º), no Mercado Eufrásio Barbosa

 Com atrações para todas as idades, o evento contará com apresentações circenses e teatrais, oficinas gastronômicas, exibições de filmes, shows, mercado criativo, entre outras atividades



Recife-PE, 29 de agosto de 2024 -
 o Cena Nordeste Festival, ação do Consórcio Nordeste em parceria com as secretarias de Cultura dos nove estados da região, aportará em Pernambuco neste sábado (31) e domingo (1º), no Mercado Eufrásio Barbosa. Com programação 100% gratuita, a edição contará com ampla grade de lazer e entretenimento para todas as idades. Entre as mais de 50 atividades e atrações, destaque para shows de Gerlane Lops, Quadrilha Junina Raio de Sol e Gabi do Carmo; Feira na Laje; arena gastronômica Pernambuco Bom de Mesa; e o Fórum Nordeste de Produção Cultural. O evento contará ainda com apresentações circenses e teatrais, desfile de moda, exibições de filmes, imersões culturais, lançamento de livro infantil, entre outras atividades.


“O Cena é uma oportunidade incrível para celebrar a cultura nordestina e promover a integração entre os estados da nossa região, reforçando o papel de Pernambuco no panorama cultural do Nordeste”, afirma a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula. 


No sábado (31), o evento começará com o Fórum de Produção Cultural e uma vivência circense, seguidos por programação com intervenção de graffiti e diversas exposições. O Mercado Criativo de Pernambuco e a Loja de Artesanato estarão disponíveis o dia todo, enquanto atividades como a Mostra Audiovisual e o Desfile Performático da MAPE adicionam um toque especial à agenda. As atrações irão se estender até a noite com shows e apresentações culturais.


Já no domingo (1º), o Cena Nordeste em Pernambuco terá programação com ativações culturais dos demais estados do Nordeste, considerando que cada um trará uma atração representativa das suas tradições. Na grade: o Ceará apresenta uma Mostra Audiovisual e uma sessão de bate-papo; Alagoas oferecerá o Espetáculo "CHEIA", de Joelma Ferreira; Sergipe trará a apresentação de cultura popular "Samba de Pareia"; o Piauí exibirá o show da Banda de Pop Validuaté; a Bahia apresentará uma intervenção de graffiti com os artistas Quinho Fonseca, Dimak e SuperAfro; a Paraíba mostrará o espetáculo "Brincando de ser Brincante" com a Trupe Família Los Iranzi; e o Rio Grande do Norte encerrará com um show de forró pé de serra do Fuxico de Feira.


“Eu estou muito feliz. Feliz de celebrar a arte e a cultura nordestina através do Festival Cena Nordeste. Esse Festival simboliza o compromisso do Consórcio Nordeste, através da nossa Câmara Temática da Cultura, em promover o intercâmbio cultural entre os estados da nossa região, fortalecendo a nossa integridade regional e impulsionando o desenvolvimento econômico”, afirmou Fátima Bezerra, presidente do Consórcio Nordeste.


Fórum Nordeste de Produção Cultural | Sábado (31.08)
O Cena Nordeste Festival, em Pernambuco, oferecerá no sábado (31), das 9h às 12h, no Teatro Fernando Santa Cruz (Mercado Eufrásio Barbosa/Olinda-PE), um espaço para debates e troca de experiências sobre estratégias e práticas inovadoras na área cultural. Com o tema "Empreendedorismo Cultural", o Fórum Nordestino de Produção Cultural reunirá agentes culturais dos estados nordestinos em programação de conteúdo totalmente gratuita em torno do fomento às práticas criativas no segmento da cultura, onde os participantes terão a oportunidade de discutir modelos de negócios, financiamento e sustentabilidade para negócios na área.


Especialistas e empreendedores de todo o Nordeste compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre a transformação de ideias criativas em empreendimentos bem-sucedidos. Entre os participantes estarão Tiganá Santana (BA), Ana Rosa (MA) e Eliz Galvão (PE).


Programação completa e inscrição (gratuita/capacidade para até 132 pessoas) por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/forum-nordeste-de-producao-cultural---empreendedorismo-cultural/2617277


Roteiro Imersão Território Cultural | Sábado (31.08) e Domingo (01.09)

O Cena Nordeste Festival, em Pernambuco, oferecerá no sábado (31) e no domingo (1º), das 9h às 11h, uma programação de imersão cultural nos museus e nos espaços de cultura popular no Sítio Histórico de Olinda. No roteiro, que terá saídas do Mercado Eufrásio Barbosa/Olinda-PE, passagens no Museu Regional de Olinda, na Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense e no Museu do Mamulengo e Museu de Arte Sacra. Com acesso gratuito e limitado a 20 vagas/dia, conforme ordem de inscrição, a programação será uma importante oportunidade para que o público do festival explore a rica herança histórica, artística e cultural de uma das mais emblemáticas cidades de Pernambuco. Realizado em parceria com a Prefeitura de Olinda, o trajeto será realizado por duas jardineiras, com capacidade para transportar até 10 pessoas por veículo.


Programação completa e inscrição (gratuita/20 pessoas para cada saída) por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmlXc8rknEsz6U7cS-lSD_ws0baDSek_qvN4Jus-6_5A2Vwg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0


O FESTIVAL - O Cena Nordeste é uma iniciativa artístico-cultural do Consórcio Nordeste que tem mobilizado toda a região e ao longo deste ano (2024) em encontros voltados para o intercâmbio cultural, para a promoção da produção popular, a formação de plateia da região e o incentivo à economia criativa. O projeto começou a ser planejado e articulado em 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade. Neste ano, o festival começou pela Paraíba e já passou por Alagoas, Maranhão e Piauí.


Em Pernambuco, o projeto é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela Agência de Empreendimento de Pernambuco (Age), pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi-PE) e a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE). Além de contar com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, Secretaria de Cultura do Ceará, Secretaria de Cultura do Piauí, Secretaria de Cultura da Paraíba, Secretaria de Cultura do Maranhão, Secretaria de Educação e Cultura de Sergipe, Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Alagoa e da Secretaria Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte.


Depois da parada em Pernambuco, o Cena Nordeste Festival segue  para Rio Grande do Norte (21 e 22 de setembro), Sergipe (11 e 12 de outubro), Ceará (16 e 17 de novembro) e Bahia (7 e 8 de dezembro).


PROGRAMAÇÃO COMPLETA CENA NORDESTE - PERNAMBUCO
SÁBADO (31):

  • 9h às 12h - Fórum Nordeste de Produção Cultural: Empreendedorismo Cultural - Teatro Fernando Santa Cruz.

  • 9h às 11h -  Imersão Territórios Culturais - Mercado Eufrásio Barbosa.

  • 9h às 12h - Vivência Circense -  Jardim - Área Externa.

  • 10h às 17h - Intervenção de graffiti com os artistas Quinho Fonseca,  Dimak e SuperAfro (BA) - Área Externa - Parede do mezanino.

  • 10h às 20h - Mercado Criativo de Pernambuco (ADEPE) - Sala Janete Costa.

  • 10h às 20h - Loja de Artesanato (ADEPE) - Espaço do Artesanato.

  • 10h30 às 11h - Esquete Teatral "Turma do Fom Fom"- Palco do Hall de Entrada.

  • 12h às 20h - Arena Gastronômica "Pernambuco Bom de Mesa" com SEBRAE e Instituto César Santos (ADEPE) - Boxes.

  • 13h às 20h - Feira na Laje - Sala Janete Costa.

  • 14h às 15h45 - Mostra audiovisual (CE) e sessão de bate-papo - Teatro Fernando Santa Cruz.

  • 15h30 - Lançamento do Livro infantil Conversa Frutífera e sessão de bate para com os autores - Editora CEPE  - Hall da Livraria da CEPE
    17h - MAPE - Moda Autoral de Pernambuco homenageia Naná Vasconcelos - CCMEB.

  • 17h - Aula-show com a chef Vânia Elihimas - Sala Janete Costa.

  • 17h30 - Espetáculo "CHEIA" de Joelma Ferreira (AL) - Teatro Fernando Santa Cruz.

  • 18h - Solenidade de abertura - Palco do Hall de Entrada.

  • 18h30 - Gerlane Lops - Palco do Hall de Entrada.

  • 19h - Quadrilha Junina Raio de Sol- Palco do Hall de Entrada.

  • 20h - Gabi do Carmo (Afronambuco) - Palco do Hall de Entrada

Ações Itinerantes:

  • 9h às 12h - Intervenção Literária - Livros Livres - Mercado Eufrásio Barbosa.

  • 9h às 13h - Museu do Mamulengo - Galeria.

  • 9h às 17h - Livraria da Companhia Editora de Pernambuco  - Espaço CEPE.

  • 10h às 16h - Passaporte Pernambuco - Hall de Entrada.

  • 10h às 20h - Caravana de Crédito, Crédito para o seu negócio ou Bora Empreender  da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco - Hall de entrada .

  • 10h às 20h - Caminhão da Turma FomFom - Em frente ao MEB.

  • 13h às 20h - Operação DETRAN “Prevenção segundos que salvam vidas” - Em frente ao MEB.

  • 14h às 17h  - Escambo Literário - Hall da entrada principal.


DOMINGO (1º):

  • 09h às 12h - Vivência Circense - Jardim - Área Externa.

  • 10h - Exposição e oficina artística do projeto Galeria Reciclada Cepe - Hall da Livraria da CEPE.

  • 10h às 17h - Intervenção de graffiti com os artistas Quinho Fonseca, Dimak e SuperAfro (BA) - Área Externa - Parede do Mezanino.

  • 10h às 20h - Loja de Artesanato (ADEPE) - Espaço do Artesanato.

  • 10h30 às 11h - Esquete Teatral "Turma do Fom Fom" - Palco do Hall de Entrada.

  • 11h - Espetáculo "Brincando de ser Brincante" com a Trupe Família Los Iranzi (PB) - Hall do Teatro Fernando Santa Cruz.

  • 12h às 21h - Arena Gastronômica "Pernambuco Bom de Mesa - Boxes.

  • 13h às 20h - Feira na Laje.

  • 14h - Orquestra do Maestro Óseas e Cia. de Dança Adriana do Frevo  - Palco do Hall de Entrada.

  • 14h - Aula-show com chef Raphael Diniz - Sala Janete Costa.

  • 14h30 às 16h30 - Imersão Territórios Culturais - Ponto de Encontro Mercado Eufrásio Barbosa.

  • 15h - Apresentação de cultura popular "Samba de Pareia" (SE) - Palco do Hall de Entrada.

  • 15h30 - Aula-show com Chef Heleno Junior - Sala Janete Costa.

  • 16h - Maracatu Encanto do Pina - Palco Hall de Entrada.

  • 17h - Aula-show com a chef Amanda Escobar - Sala Janete Costa.

  • 17h - Espetáculo de teatro "Ensaio sobre a memória" com a Pequena Companhia de Teatro (MA) - Teatro Fernando Santa Cruz.

  • 18h - Show da Fuxico de Feira (RN) - Palco do Hall de Entrada.

  • 19h - Show da Validuaté - Palco do Hall de Entrada
    Ações Itinerantes:

  • 9h às 17h - Livraria da Companhia Editora de Pernambuco.

  • 10h às 12h - Intervenção Literária - Livros livres - Mercado Eufrásio Barbosa.

  • 10h às 13h - Museu do Mamulengo - Galeria.

  • 10h às 16h - Passaporte Pernambuco - Hall de Entrada.

  • 10h às 20h  - Caravana de Crédito, Crédito para o seu negócio ou Bora Empreender  da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco - Hall de entrada.

  • 10h às 20h - Caminhão da Turma FomFom - Em frente ao MEB.

  • 13h às 20h - Operação DETRAN “Prevenção segundos que salvam vidas” - Em frente ao MEB.

  • 14h às 17h - Escambo Literário - Hall de entrada.


SERVIÇO:
Cena Nordeste Festival
Onde: Mercado Eufrásio Barbosa - Largo do Varadouro, S/N - Varadouro, Olinda.
Quando: 31 de agosto e 1º de setembro, das 9h às 22h.
Entrada gratuita



--
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089