segunda-feira, 19 de agosto de 2024

João Campos inaugura comitê de campanha em evento lotado por apoiadores, militantes, familiares e amigos, só esqueceram de avisar que o PT não iria

 Do Blog do Magno Martins

Foto: Rodolfo Loepert

O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), inaugurou seu comitê de campanha neste domingo (18), na Rua do Chacon, no bairro do Poço da Panela, na Zona Norte da cidade. O evento ficou lotado de familiares, amigos, apoiadores e militantes, que levaram a onda amarela para o espaço e as ruas do entorno. O candidato chegou ao local por volta das 10h15 e conversou com várias das pessoas que estavam presentes, tirou fotos e fez um discurso que animou os presentes.

A abertura do comitê, que contou com distribuição de materiais de campanha e ação de adesivaço, foi uma demonstração da força e mobilização da Frente Popular do Recife, que conta com uma aliança de 12 partidos, o maior conjunto político deste pleito: PSB, a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), União Brasil, Republicanos, MDB, Solidariedade, Avante, DC, Agir e PMB. O ato foi marcado por falas de dirigentes partidários e parlamentares, que reforçaram o apoio ao projeto de reeleição do prefeito do Recife.

Ausência Notada

O PT pleiteou a vaga de vice na chapa liderada por João Campos durante meses, apresentando nomes como os de Carlos Veras e do assessor da Secretaria de Relações Institucionais Mozart Sales. Mas o prefeito optou por compor a chapa com seu então chefe de gabinete, Victor Marques, após realizar a filiação dele ao PCdoB.

A ausência de lideranças e militantes petistas na inauguração do comitê de João Campos chamou atenção e deixou no ar uma dúvida: os líderes do PT não foram convidados pela coordenação de campanha de João propositalmente ou não quiseram ir ao evento numa demonstração de que o PT não deve embarcar com tudo na campanha, mesmo com o apoio do presidente Lula?

Deputados estaduais

A deputada estadual Rosa Amorim (PT) informou, por meio da assessoria de imprensa, que esteve o dia inteiro de ontem em agenda com as candidaturas do MST na Região Metropolitana do Recife. Já o deputado estadual Doriel Barros (PT) teve atividades em Garanhuns, no Agreste. O deputado estadual João Paulo (PT) também não foi ao comitê e enviou nota à imprensa.

“Observei hoje a ausência do PT e sua militância na inauguração do comitê de João Campos. Eu havia alertado e previsto o que aconteceria quanto à importância do PT na chapa e fui muito mal entendido. Parceria política não é um ato de arrogância, mas sim solidário e o PSB não entendeu isso”, afirmou João Paulo na nota.

Senadores

Os senadores petistas Humberto Costa e Teresa Leitão também informaram seus motivos. Costa teve uma viagem institucional em Foz do Iguaçu, no Paraná, uma pauta do Parlamento do Mercosul. Já a senadora Teresa Leitão está de licença médica até esta terça-feira (20). A parlamentar precisou operar o fêmur após uma queda em 2022 e houve a necessidade de revisão da cirurgia nos últimos dias.

Diretório municipal

A reportagem procurou o presidente do diretório municipal do PT, Cirilo Mota, para conversar sobre o assunto, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário