Juca Viana justificou o Voto de Congratulação dizendo que o, reafirmamos o conceito de que o Historiador é uma peça fundamental em todo tipo de cultura. Esse profissional retira e preserva os tesouros do passado, interpreta a História, aprofunda o conhecimento do presente. Um povo sem História, e sem o Historiador, é um povo sem memória.
É inegável que o trabalho do Historiador é bastante instigante, pois lida com temas e assuntos relacionados a acontecimentos que, em sua grande maioria, ocorreram muito tempo antes do nascimento dele, e sua função é interpretar acontecimentos históricos. Sem eles, o Historiador não pode produzir conhecimento; sem o Historiador, os acontecimentos não teriam vida.
Em virtude da importância dos Historiadores, este Vereador decidiu homenageá-los com a criação de uma data comemorativa dedicada a eles no município, quando foi apresentado um Projeto de Lei com essa finalidade, o qual foi aprovado por unanimidade, sendo sancionada a Lei Nº 4.815/2021, que instituiu, no âmbito do município de Garanhuns, O Dia Municipal do Historiador, a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de agosto.
O principal objetivo desta data é homenagear os profissionais que se dedicam a estudar e conhecer sobre a história das civilizações e comunidades. Em especial, os historiadores que residem e exercem seu ofício em nossa Garanhuns. Por fim, podemos afirmar que a história nos ajuda a desenvolver um novo nível de apreciação pelo mundo.
Enfim, a História, e seus operadores – os Historiadores – nos colocam em sintonia com o mundo, seja em nossa vizinhança ou no âmbito global. Dá-nos uma visão mais ampla e embasada de como podemos entender, agir e interagir em um mundo sempre em mudança, nos permitindo ser mais tolerantes, flexíveis e informados.
Serrão os homenageados os Historiadores de nosso município: Breno Almeida Vaz Lisboa, Bruno Venâncio Peragine, Paula Cavalcante De Melo, Ciro Linhares de Azevedo, Fernando Monteiro De Sobral, Adauto Santos da Rocha, Rita de Cássia Ferreira e Gabryella Challegra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário