Atriz apresenta a videoarte e performance ao vivo de #MedusaMusaMulher, com direção de Raphaël Albuquerque, durante sessão gratuita no espaço cultural do Recife
Foto de Renato Filho
O Bar Super 8, no Recife, apresenta uma noite híbrida, nesta quinta-feira (22), com exibição do curta e performance ao vivo do solo #MedusaMusaMulher, da atriz Fabiana Pirro. Escrito pela poeta pernambucana Cida Pedrosa, e com poesia de Silvia Góes, o espetáculo estreou na capital pernambucana, em setembro de 2018, e percorreu mostras, festivais e centros culturais em Pernambuco e Brasil afora. As apresentações já passaram por cidades do Ceará, São Paulo e Paraíba, e fora do Brasil, em Lisboa (Portugal) e Paris (França). A sessão terá início às 19h e é gratuita. O filme tem duração de 30 minutos e a classificação etária é 16 anos.
#MedusaMusaMulher, dirigido por Raphaël de Albuquerque, tem como base a versão grega do mito da Medusa, a sacerdotisa do templo de Atena que atraiu o desejo de Poseidon, que a violou. O estupro provocou o ciúme da deusa Atena que rogou uma maldição contra Medusa e a transformou numa Górgona, petrificando quem a olhasse. No lugar dos seus cabelos, surgiram serpentes. Por fim, Medusa é degolada por Perseu que leva sua cabeça como um presente.
“No Super 8 serão duas estreias. Além do filme de Raphaël, que gravamos em novembro de 2022, em Paris, vou apresentar pela primeira vez a performance com um novo texto, na verdade, a versão original de Cida Pedrosa em diálogo com a poesia de Silvia Góes, que é minha parceira artística. A versão cinematográfica já traz esse adendo”, destaca Fabiana.
Além do incremento no texto, o figurino, que é assinado por Eduardo Ferreira, também foi remodelado. “Agora está mais dramático, com mais sangue e duas novas anáguas”, adianta a atriz.
FABIANA PIRRO - Iniciou sua vivência artística aos 13 anos como modelo e manequim. Ao longo de 10 anos trabalhou no Brasil e em outros países. Estreou no Teatro em 1999, como a Salomé da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém (PE). Em 2000, participou como atriz e produtora teatral no musical A Ver Estrelas, com direção de João Falcão. Entre 2001 e 2003, junto ao diretor Moncho Rodriguez, atuou como atriz e produtora no Projeto de Integração de Atores do Nordeste (PIANE), de residência e pesquisa nos estados de Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.
Em 2004, com a atriz e produtora Lívia Falcão, criou a Duas Companhias, que produziu os espetáculos Caetana, Árvore de Júlia, Divinas e A Dona da História. Em 2014, atuou e produziu os solos Obscena, a partir da obra de Hilda Hilst, #MedusaMusaMulher, texto de Cida Pedrosa e Cara de Pau, com texto de Moncho Rodriguez, que integram a Trilogia Desumana. Participou como atriz convidada do espetáculo Cartas, do Coletivo Caverna (Olinda/PE) e dos filmes Chega de Cangaço, Cinema, Aspirinas e Urubus, Big Jato, Acqua Movie, Paterno e Fim de Semana no Paraíso Selvagem, entre outros. Desde 2017, integra o Coletivo de Palhaçaria Violetas da Aurora, como a palhaça Uruba.
BAR SUPER 8 - O espaço cultural tem se destacado na cena recifense como um ponto de encontro democrático para quem faz o cinema pernambucano acontecer, se colocando com um local aberto para todos os públicos e propostas de narrativas que queiram ser apresentadas. Com o projeto Encontro do Cinema, nos últimos sete meses o Bar Super 8 promoveu mais de 50 sessões, de forma democrática e participativa, com a presença de nomes consagrados do audiovisual pernambucano, mas sempre em diálogo com jovens promissores da sétima arte no estado.
Serviço:
Sessão de #MedusaMusaMulher no Bar Super 8
Quinta (22), às 19h
Rua Mamede Simões, 144 - Loja 11 - Santo Amaro, Recife
Duração: 30 minutos | Classificação etária: 16 anos
Gratuito
Mais informações: @super8
FICHA TÉCNICA PERFORMANCE | MedusaMusaMulher
Criação: Breno Fittipaldi
Concepção e atuação: Fabiana Pirro
Texto: Cida Pedrosa
Poesia: Silvia Góes
Trilha sonora: Cannibal Santos e Pierre Leite
Figurino: Eduardo Ferreira
Sandália: Jailson Marcos
Adereços: Teca Pontes
Painel/Cenário: Flavio Emanuel
Foto: Renato Filho
Produção: Fabiana Pirro
Operação de som: Ana Nogueira
Duração: 30 minutos
Classificação etária: 16 anos
–
Assessoria de imprensa
Marcus Iglesias
81 996567265
Nenhum comentário:
Postar um comentário