terça-feira, 13 de agosto de 2024

Tributos, força feminina e representatividade LGBTQIA+ marcam última noite do polo principal do Festival Pernambuco Meu País

A festa começou na última sexta-feira (9) e foi até o último domingo (11) na capital do agreste pernambucano


Neste domingo (11), em uma noite colorida cheia de representatividades, o palco do polo principal do Festival Pernambuco Meu País, em Caruaru, Agreste do Estado, deu voz às lutas femininas e da comunidade LGBTQIA+. A festa começou com a potência da artista pernambucana independente Joanah Flor. Conhecida por exalar a energia da sereia, a artista hipnotizou a plateia com o seu canto, que soou por Caruaru como um grito de força contra à violência contra as mulheres. A interpretação da música “Seu grito” de Aurinha do Coco emocionou quem estava no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.

“Estar aqui em Caruaru é poder trazer a história de Olinda, trazer as minhas histórias para cá. É muito importante a gente democratizar a arte. Para mim estar aqui hoje é uma emoção enorme”, afirmou Joanah Flor.


       Filipe Catto

“Caruaru é como o mundo todo”, adaptou Filipe Catto o verso de “Vaca Profana”, bem descrevendo a imensidão de energia que seu show, “Belezas São Coisas Acesas Por Dentro”, trouxe para o palco Pernambuco Meu País. A apresentação trouxe as músicas do disco homônimo ao show, interpretações de canções imortalizadas por Gal Costa. Recebendo um pátio já lotado, Catto usou o rock que traz em suas releituras para agitar o público, assim como interpretações muito performáticas do seu repertório. Ela apresentou canções do disco, como Esotérico, Tigresa, Lágrimas Negras, Negro Amor e Vapor Barato,, mas também cantou algumas outras, como Chuva de Prata, Como 2 e 2, Dê Um Rolê e Divino Maravilhoso, que encerrou sua apresentação.

“Pernambuco é muito importante para mim. Aqui é um lugar culturalmente sofisticado. A gente enxerga isso na música, no cinema, na cultura popular. Eu gosto de como o pernambucano afirma a sua cultura de uma forma muito não colonial, sabe? Aqui se faz um trabalho de altíssimo nível, sabe que faz e prolifera esse trabalho. Então, para mim, tá sendo incrível. O pernambucano é um público receptivo, cuidadoso, muito quente, sabe? É uma consagração para mim”, afirmou Catto.


      Ana Carolina

Muito aguardada pelos caruaruenses, Ana Carolina fez um show em homenagem a Cássia Eller e foi de arrepiar. No repertório, músicas como “O Segundo Sol”, “All Star”, “Relicário”, e “Gatas Extraordinárias” encantaram o público, que cantou junto e se emocionou com cada interpretação. A performance de Ana Carolina trouxe uma energia única celebrando a vida e a obra de Cássia Eller de forma inesquecível, e, claro, não poderiam faltar os seus maiores sucessos na setlist. Hits como “Quem de Nós Dois” e “Elevador” foram entoados pela multidão, que formou um grande coro ao lado da artista.


      Maria Gadú

Por fim, Maria Gadú subiu ao palco, trazendo uma mistura de grandes clássicos e seu próprio repertório. O show começou de forma emocionante, com a cantora prestando uma homenagem a Rita Lee ao cantar “Coisas da Vida” à capela. Em seguida, a artista trouxe a sua versão de “Sal da Terra” de Beto Guedes. As autorais “Dona Cila” e “Timbalaiê” também encantaram o público. “Eu queria ser pernambucana. Eu falo isso direto e é verdade. Tenho uma mágoa de que minha mãe não me teve aqui; era só pegar um ônibus ou um avião e resolvia minha vida. Mas o meu coração é daqui. Tenho certeza absoluta de que a base cultural do Brasil vem do Norte e Nordeste; é o que há de mais sofisticado em todas as áreas da arte”, declarou Gadú.

Caruaru é a quinta cidade a receber o Festival Pernambuco Meu País, realizado pelo Governo do Estado, que ainda passará pelos municípios de Triunfo (16 a 18 de agosto), Arcoverde (23 a 25 de agosto) e Buíque (30 de agosto a 1º de setembro). Em todas as cidades, serão realizados shows, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e muitas outras atividades de linguagens como artesanato, design e moda, gastronomia e literatura, de forma gratuita, para todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário