domingo, 17 de agosto de 2025

Adagro participa da programação da FENTIJA

Texto: Flávia Cavalcanti - Assessora de Comunicação da Adagro, com informações Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA.


A Adagro participou ontem (15/08) da Feira de Negócios da Tilápia de Jatobá - FENTIJA. O município do Sertão de Itaparica com aproximadamente 14 mil habitantes tem como principal fonte de renda a piscicultura, desenvolvida por associações de pequenos produtores. 

Na programação, houve a mesa redonda “Fortalecendo a piscicultura: políticas públicas, assistência técnica e inovação”, com a presença da coordenadora do programa estadual de sanidade dos animais aquáticos da Adagro, Dayane Coutinho, e da superintendente de defesa e inspeção animal da Agência, Samy Bianchini, além do assistente de defesa agropecuária Kenedy Freire.

A superintendente Samy Bianchini comentou que o evento se consolida a cada ano pelo intercâmbio de informações e realização de rodadas de negócios: “reforçamos a importância dos produtores de tilápia realizarem seu cadastro na Adagro e atualizarem seu plantel semestralmente. Isso permite o planejamento e direcionamento de ações no município, com objetivo de atuar na prevenção de doenças dos animais” 

Já a coordenadora Dayane Coutinho esclareceu dúvidas de regularização do cadastro agropecuário e abordou a necessidade da emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal) para aquisição e comercialização de peixes, como forma de garantir a rastreabilidade dos animais e garantir a sanidade do pescado produzido na região.

Evento contou com a participação do MPA -  Ainda no dia dia 15 de agosto, o ministro da Pesca e Aquicultura André de Paula participou da solenidade oficial de abertura da FENTIJA – Feira de Negócios da Tilápia de Jatobá, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Cícero Moraes e do diretor- presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco, Moshe Dayan Fernandes.  O evento contou com o apoio de R$ 200 mil do MPA para sua realização. 

Pernambuco se destaca na aquicultura nacional, tendo como líderes na produção de tilápias as cidades de Jatobá, Petrolândia, Cabrobó, Belém do São Francisco e Salgueiro, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec) e da Agência de Desenvolvimento Econômico (Adepe).

De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR), responsável pelo fomento e valorização da cadeia da produção de peixes cultivados no Brasil, em 2023 foram produzidas 887.029 toneladas, com receita de cerca de R$ 9 bilhões. A piscicultura gera cerca de 3 milhões de empregos diretos e indiretos, colocando o Brasil como quarto maior produtor mundial de tilápia, espécie que representa 65% da produção do país.

Flávia Cavalcanti - Assessora de Comunicação da Adagro, com informações Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA.

Foto 1 - Jonnas Duarte - Legenda - Cícero Moraes (SDA), André de Paula (MPA) e Moshe Dayan Fernandes (Adagro)

Assessoria de Comunicação da Adagro
E-mail: adagro.imprensa@gmail.com
WhatsApp: (81) 99488-2990

Nenhum comentário:

Postar um comentário